Qual é a importância de dividir o território de um país em regiões?

O Brasil é um país muito grande e de Norte a Sul encontramos costumes muito diferentes. As danças populares são típicas de cada lugar, assim como a comida, as músicas, as atividades econômicas e às vezes a própria língua é tão diferente que não entendemos muito bem o que dizem as pessoas de outras regiões.

Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos. Para administrar o país, existe uma divisão em governos: federal, estadual e municipal.

Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação.

A sede do governo brasileiro fica em Brasília, no Distrito Federal. É lá que trabalha o Presidente da República.

Qual é a importância de dividir o território de um país em regiões?

A Região Norte é formada pelos seguintes estados e capitais:

Acre - AC - Rio Branco

Amapá - AP - Macapá 

Amazonas - AM - Manaus

Pará - PA - Belém

Rondônia - RO - Porto Velho

Roraima - RR - Boa Vista

Tocantins - TO - Palmas

A Região Nordeste é formada pelos seguintes estados e capitais:

Alagoas - AL - Maceió

Bahia - BA - Salvador

Ceará - CE - Fortaleza

Maranhão - MA - São Luís

Paraíba - PB - João Pessoa

Pernambuco - PE - Recife

Piauí - PI - Teresina

Rio Grande do Norte - RN - Natal

Sergipe - SE - Aracaju

A Região Sudeste é formada pelos seguintes estados e capitais:

Espírito Santo - ES - Vitória

Minas Gerais - MG - Belo Horizonte

Rio de Janeiro - RJ - Rio de Janeiro

São Paulo - SP - São Paulo

A Região Sul é formada pelos seguintes estados e capitais:

Paraná - PR - Curitiba

Rio Grande do Sul - RS - Porto Alegre

Santa Catarina - SC - Florianópolis

A Região Centro-Oeste é formada pelos seguintes estados e capitais:

Distrito Federal - DF

Goiás - GO - Goiânia

Mato Grosso - MT - Cuiabá

Mato Grosso do Sul - MS - Campo Grande

 Saiba mais 

Qual é a importância de dividir o território de um país em regiões?
Atlas Escolar

Qual é a importância de dividir o território de um país em regiões?
Brincadeiras: Quebra-cabeça Mapas

O território do Brasil já passou por diversas divisões regionais. A primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913 e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988. O órgão responsável pela divisão regional do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja o processo brasileiro de regionalização:

1913

Qual é a importância de dividir o território de um país em regiões?

Divisão regional de 1913

A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

1940

Em 1940, o IBGE elaborou uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, levou em consideração aspectos socioeconômicos. A região Norte era composta pelos estados de Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o território do Acre. Goiás e Mato Grosso formavam com Minas Gerais a região Centro. Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a região Leste. O Nordeste era composto por Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro pertenciam à região Sul.

1945

Qual é a importância de dividir o território de um país em regiões?

Divisão regional de 1945

Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá. Mato Grosso perdeu uma porção a noroeste (batizado como território de Guaporé) e outra ao sul (chamado território de Ponta Porã). No Sul, Paraná e Santa Catariana foram cortados a oeste e o território de Iguaçu foi criado.

1950
Os territórios de Ponta Porã e Iguaçu foram extintos e os estados do Maranhão e do Piauí passaram a integrar a região Nordeste. Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro formavam a região Leste. Em 1960, Brasília foi criada e o Distrito Federal, capital do país, foi transferido do Sudeste para o Centro-Oeste. Em 1962, o Acre tornou-se estado autônomo e o território de Rio Branco ganhou o nome de Roraima.

1970
Em 1970, o Brasil ganhou o desenho regional atual. Nasceu o Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O Nordeste recebeu Bahia e Sergipe. Todo o território de Goiás, ainda não dividido, pertencia ao Centro-Oeste. Mato Grosso foi dividido alguns anos depois, dando origem ao estado de Mato Grosso do Sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual é a importância de dividir o território de um país em regiões?

Divisão regional atual

1990
Com as mudanças da Constituição de 1988, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tornaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado a Pernambuco.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Divisão Regional Brasileira "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/divisao-regional-brasileira.htm. Acesso em 27 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Lista de exercícios


Atualidades


Qual seria a finalidade de dividir os lugares em regiões?

A Divisão Regional do Brasil consiste no agrupamento de Estados e Municípios em regiões com a finalidade de atualizar o conhecimento regional do País e viabilizar a definição de uma base territorial para fins de levantamento e divulgação de dados estatísticos.

Qual e a importância de criarmos as regiões do mundo?

A regionalização do mundo torna possível compreender como um fenômeno se distribui no espaço ou as características comuns de determinadas áreas, por exemplo, sendo utilizados por governos, instituições de pesquisa e ensino, de modo a orientar políticas públicas, divulgação de dados e pesquisas científicas.

Porque a necessidade de dividir o Brasil em regiões?

O Brasil apresenta proporções continentais, e diante disso, houve a necessidade de se dividir em regiões. Para que haja um melhor controle por parte do Estado, além de preservar a diversidade cultural de região, fez-se necessário sua divisão em cinco regiões.