Qual e a importância das estações do ano para as atividades humanas?

Divididas entre verão, outono, primavera e inverno, as estações estão relacionadas a inclinação da Terra. Entenda!

As estações acontecem por causa da inclinação da Terra em relação ao Sol e do movimento de translação que a Terra faz ao redor do astro. Conforme a Terra gira, os hemisférios norte e sul experimentam estações opostas. Aí, quando é inverno no hemisfério norte, é verão no sul, e quando é primavera no norte, é outono no sul. As estações são mais definidas nas regiões de clima temperado — nas regiões tropicais e subtropicais, como é o caso do Brasil, muitas características não aparecem.

Tempo de calor

No verão, os dias são mais longos do que as noites. Com o maior período de exposição aos raios solares, as temperaturas médias aumentam. Neste período, há mais chuva — o céu pode ficar nublado e com nuvens pesadas por causa das águas dos rios e mares que são transportadas para a atmosfera em forma de vapor. O verão costuma ser o período das férias escolares. As praias e clubes estão sempre cheios e as cidades turísticas recebem muitos visitantes.

Natureza em atividade

No verão, o calor do sol favorece o crescimento e amadurecimento de grãos e frutos, e as árvores ficam verdes e cheias de flores e frutas. Alguns alimentos que aparecem em abundância no verão são abacate, abacaxi, banana, goiaba, limão, manga, uva, batata, alface, tomate e cebola. Nessa estação do ano, os animais estão em plena atividade.

O verão inicia aproximadamente em 21 de junho no hemisfério norte e 21 de dezembro no hemisfério sul.

Cheio de folhas

Quando o outono chega, os dias voltam a ter a mesma duração das noites. A temperatura e a umidade do ar diminuem, mas o frio não é tão intenso quanto no inverno. Com o passar do tempo, os dias vão ficando cada vez mais curtos. Nos países mais frios, é no outono que começam os nevoeiros. O outono é uma estação muito bonita — as folhas das árvores ficam secas e caem, deixando o chão dos parques e jardins todo coberto por um tom alaranjado.

Reserva de nutrientes

É durante o outono que ocorrem a maioria das colheitas agrícolas. Nessa época, os produtos que foram cultivados já estão desenvolvidos. As árvores reabsorvem os nutrientes das folhas, que ficam secam e caem no chão — no lugar delas, surgem novas folhas. Os frutos estão maduros e também caem das árvores. No outono, os animais começam a se preparar para o inverno, estocando alimento para que nada falte na estação mais fria do ano.

O outono começa por volta de 23 de setembro no hemisfério norte e 20 de março no hemisfério sul.

Qual e a importância das estações do ano para as atividades humanas?

Que frio!

O inverno é caracterizado pela queda da temperatura — em algumas regiões, são comuns as temperaturas abaixo de zero grau Celsius. Em lugares mais frios, a neve costuma cair, cobrindo o chão e as plantas. Quanto mais próxima dos polos a região for, mais fará frio durante o inverno. A incidência de raios solares é menor durante o inverno, por isso as noites são mais longas do que os dias.

Poupando energia

As árvores perdem as folhas para manter a pouca quantidade de água que possuem. Em regiões de extremo frio, algumas espécies de animais, como o urso polar, hibernam para manter a energia e reduzem a atividade metabólica. Algumas espécies de aves migram para o outro hemisfério, onde ocorre o verão, em busca de alimentação e temperaturas elevadas.

O inverno tem início em 21 de dezembro no hemisfério norte e 21 de junho no hemisfério sul.

Clima agradável

Na primavera, a temperatura costuma ser amena. Ela vai aumentando aos poucos, de acordo com a aproximação do verão. No Brasil, no final da primavera, a temperatura e a umidade aumentam e começam as pancadas de chuva. Nessa estação, o dia e a noite têm a mesma duração — com o passar do tempo, o dia vai ficando maior, com o aumento da incidência dos raios solares no hemisfério.

Mundo colorido

A primavera é conhecida como a estação das flores — é nessa época que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. As árvores ficam bonitas e cheias de cores. Os animais estão ativos e muitas espécies procuram parceiros para acasalar — nesse período há mais alimento para as fêmeas e para os filhotes.

A primavera começa por volta de 20 de março no hemisfério norte e 20 de setembro no hemisfério sul.

Consultoria: Ailton Luchiari (professor do Departamento de Geografia da USP) e Mario Festa (especialista de laboratório da estação meteorológica do IAG-USP).

11 de abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: diferenças nas regiões, motivações para atividades | 23 Comentários »

Para quem vive nos trópicos, onde existem somente duas estações do ano, a das chuvas e das estiagens, que nem sempre são muito nítidas, existe uma dificuldade para compreender a importância das mudanças das estações para os povos que vivem nas regiões de climas temperados.

Agora, quando estamos no outono no Hemisfério Sul, o Norte está em plena primavera, que é um período de renascimento, floradas, renovações de esperanças, depois de um inverno rigoroso, mais longo quanto mais próximo do pólo Norte. Os japoneses, por exemplo, acompanham as floradas das cerejeiras que começam nas áreas mais quentes, e caminham para as mais frias do país.

Qual e a importância das estações do ano para as atividades humanas?

Florada de cerejeiras no Japão

O outono tem as suas belezas pelas folhas que começam a amarelar ou avermelhar nas montanhas, propiciando uma introspecção maior dos seres humanos, favorecendo atividades culturais, ao mesmo tempo em que é marcado pelas colheitas. Há orientais que as preferem ao florescer da primavera, mais festivo.

A culinária das regiões temperadas acompanha as variações dos ingredientes disponíveis, pois o mais adequado é consumi-los logo depois de colhidos, ainda que tenham sido desenvolvidas técnicas de uma conservação adequada.

Com o desenvolvimento das estufas e aperfeiçoamento nas variedades das plantas, consegue-se a maioria dos produtos agrícolas o ano todo, mas os custos acabam sendo mais elevados do que nas suas safras, além do sabor não ser o mesmo, por implicar em técnicas artificiais.

O clima geral que envolve cada estação, afetando o espírito dos seres humanos, mesmo com todos os artifícios, é difícil de ser criado, por conter aspectos que vão além dos físicos. Poder usufruir destas mudanças que ocorrem durante o ano parece atender mais que as necessidades materiais, não sendo restrito aos seres humanos.

A vida, portanto, tem alguns aspectos inexoráveis, como o próprio avançar da idade, exigindo que cada fase seja aproveitada da melhor forma possível. A cultura de cada povo, que consubstanciou a experiência de gerações, reflete estas mudanças relevantes.


Qual e a importância da estações do ano?

As estações do ano marcam o tempo de plantar e o tempo de colher. Na primavera, por exemplo, inicia o momento de colheita das lavouras de inverno no sul do Brasil. Também é a hora de preparar o plantio das culturas de verão.

Como as estações do ano influenciam na vida das pessoas?

As estações do ano afetam a vida dos seres vivos no que diz respeito ao seu ciclo reprodutório, alimentação, migração e hábitos em geral. Os animais, até mesmo os humanos, são muito guiados pela luz, em determinadas estações temos dias mais longos e mais curtos, o que afeta o ciclo de sono, por exemplo.

Quais são as características de cada uma das estações do ano?

Início das estações do ano no Hemisfério Sul – 2020.