Qual a relação entre planejamento estratégico e missão?

Muito se fala sobre planejamento nos dias de hoje e também em diferenciais estratégicos. No entanto, somente quem entende o que é planejamento estratégico, desde sua definição, consegue desenvolver planos de ação práticos capazes de impulsionar a empresa.

Para se ter ideia, estatisticamente, de 10 empresas que abrem anualmente no Brasil, seis fecham as portas antes de completarem cinco anos. Muitos dos problemas acontecem por conta da falta de um planejamento estratégico, segundo pesquisa do IBGE.

Agora, acompanhe neste texto o que é planejamento estratégico, quais as três perguntas iniciais e mais importantes para se fazer neste tipo de plano e por que você deve adotar este modelo em sua empresa!

A Siteware preparou para você um diagnóstico do planejamento estratégico. Com ele, você pode descobrir a maturidade do seu planejamento. É 100% gratuito. Clique aqui e baixe agora!

Planejar nada mais é do que criar um plano para alcançar determinado objetivo. E a estratégia? Seria como uma “arte” de explorar as melhores condições para chegar também a um objetivo.

Agora, à definição: o que é planejamento estratégico em uma empresa?

Trata-se de todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas e indicadores, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.

Qual a relação entre planejamento estratégico e missão?

O planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.

Este plano pode ser feito anualmente; ou com uma proposta mais a longo prazo, como de três a cinco anos; ou até mesmo mensalmente. Tudo irá depender do que você quer alcançar com a sua empresa no momento.

Afinal, se você sente que está ficando para trás, que a concorrência está chegando perto ou tem alguma meta específica, seja para alavancar as vendas ou se diferenciar com um novo produto, por que deixar para depois?

Assim que entender o que é planejamento estratégico, você poderá (aliás, deverá) utilizá-lo imediatamente na hora em que mais precisar!

Dessa forma, podemos analisar que toda organização precisa de um planejamento estratégico. Seja para alcançar metas ou realizar um plano de ação com eficácia. Isso porque para chegar aos resultados, é necessário criar objetivos estratégicos e ações que façam sentido para todos os colaboradores envolvidos no dia a dia.

Se quiser saber mais como montar um plano de ação assista ao vídeo!

3 perguntas para entender o planejamento estratégico

Saber o que é planejamento organizacional envolve, inicialmente, as respostas a três perguntas:

  1. Onde sua empresa está?
  2. Onde quer chegar?
  3. Como chegará lá?

Quem nunca ouviu a frase “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Bem, no contexto do que é planejamento empresarial faz todo o sentido para entender o que NÃO fazer.

Afinal, aceitar “qualquer caminho”, sem estrutura, sem cultura organizacional, sem regras e valores, raramente dará certo em uma empresa. Mas, para que tudo seja planejado, é preciso saber exatamente onde quer chegar.

Qual a relação entre planejamento estratégico e missão?

Dessa forma, o planejamento estratégico só irá acontecer, de fato, quando se definem estas questões:

  1. Onde está atualmente? Qual é o cenário da sua companhia no mercado?
  2. Onde quer chegar? Qual é o objetivo em determinado período de tempo (em um mês, um ano, três anos etc.)?
  3. Como pretende chegar? Quais recursos precisa e ações imagina para alcançar as metas traçadas?

Alguns outros apontamentos que podem auxiliar nesta descoberta incluem:

  1. A missão da empresa, ou seja, a razão de existir, o que se propõe a fazer;
  2. A visão, aspirações e o que pretende atingir no futuro;
  3. Os valores, que seriam os princípios que orientam o comportamento;
  4. A análise SWOT, onde se definem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  5. Objetivos e metas: com objetivo, o que se pretende alcançar; e com as metas, o detalhamento (em números) do resultado que se deseja.

A lógica é que todo o planejamento seja mapeado e analisado, de modo que as ações definidas possam ser realmente alcançadas pela equipe. Além disso, as informações deixadas ali devem estar o mais claras possíveis, afinal, gerar ambiguidade não será nada positivo.

Qual a relação entre planejamento estratégico e missão?

Como fazer um planejamento estratégico

Não existe uma receita de bolo para construir o planejamento estratégico. No entanto, existem metodologias que a empresa pode adotar, que vão ajudá-la a entender melhor como construir esse método.

O primeiro passo pode ser construir um plano de ação a partir da metodologia 5W2H. Isso porque ao responder as sete perguntas, ficará mais fácil entender qual o problema a ser solucionado e como construir um plano de ação em cima desse fato.

Dessa forma, na hora de entender o que é o planejamento estratégico e como construir um, verá que um planejamento existe uma série de ações dentro da empresa a serem tomadas, sejam elas a curto, médio e longo prazo.

Assim, ao definir as ações que serão tomadas, podemos falar ainda sobre outras ferramentas que vão ajudar a construir de fato o seu planejamento estratégico.

Por fim, mas bem longe de ser menos importante, depois de entender o que é o planejamento estratégico e construir o plano de ação, defina também etapas de controle e acompanhamento. Com as mudanças rápidas do mercado, seu plano exigirá adaptações constantes para que eles possam ser alcançados.

Qual a relação entre planejamento estratégico e missão?

Muitas vezes, para que as ações sejam concluídas, o gerente precisará passar desde o plano de ação planejado, até as métricas que estarão sendo acompanhadas. Por isso, é fundamental um monitoramento contínuo, definindo responsabilidades e competências sobre todos os envolvidos.

Por que fazer um planejamento estratégico na sua empresa?

Qual a relação entre planejamento estratégico e missão?

Ao colocar tudo no papel e de fato planejar o que se quer para daqui a dois, cinco ou dez anos, você consegue desenvolver ações mais assertivas. Da mesma forma, o planejamento também antecipa riscos na tomada de decisões de curto a longo prazo.

Além disso, o processo deve ser totalmente participativo, o que propõe o alinhamento e engajamento entre equipes. Assim, mesmo que seja uma iniciativa do líder, o plano só será colocado em ação com o apoio do coletivo.

Ou seja, ainda na etapa de de descoberta o que é o planejamento estratégico e como definir um, será importante envolver a sua equipe, permitindo que elas opinem e construam juntos a jornada em uma grande parceria.

Lembrando sempre que o planejamento deve ser revisto periodicamente e reajustado, se necessário. Afinal, será comum que muitos planos sejam revisitados de tempos em tempos, pois eles foram definidos quando a empresa tinha uma visão passada e sabemos muito bem que no mundo da gestão, as coisas podem mudar rapidamente.

Por fim, quando o assunto é concorrência e o que é planejamento estratégico, você ainda sai na frente. Assim, você tem a chance de enxergar o seu negócio em 360º, planejando e executando estratégias que te ofereçam vantagens competitivas.

Isso porque as iniciativas serão pautadas em uma visão de negócio futuro, e somente assim você conseguirá medir as ações e determinar os melhores caminhos para alcançar seus principais objetivos!

Achamos que você também pode se interessar pelos seguintes conteúdos:

  • E-BOOK: tendências aplicadas ao planejamento estratégico
  • FERRAMENTA para análise de mercado: 5 forças de Porter
  • E-BOOK: como fazer Gestão Estratégica para otimizar resultados!

Próximos passos

O STRATWs ONE é um software de gestão de performance corporativa robusto e muito fácil de ser utilizado por todos os níveis hierárquicos. Ele disponibiliza dados e informações de forma transparente, auxiliando no acompanhamento do desempenho de processos e equipes.

A ferramenta auxilia líderes e liderados a desenvolverem planos de ação que sejam eficazes dentro das organizações, compondo funções como:

  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Aumentar a produtividade;
  • Criar, acompanhar e compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos.

Dessa forma, a tomada de decisão é mais ágil e certeira, além de facilitar muito na hora de fazer o planejamento estratégico.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs ONE

Qual a relação entre planejamento estratégico e missão?

  • O que é planejamento estratégico?
  • 3 perguntas para entender o planejamento estratégico
  • Como fazer um planejamento estratégico
  • Por que fazer um planejamento estratégico na sua empresa?
  • Próximos passos

Qual a relação da missão da empresa com a elaboração do planejamento estratégico?

A Missão, visão e valores tem como definição estabelecer a identidade e o propósito de um negócio. Sem eles, todo o Planejamento Estratégico pode não dar certo, afinal é necessário entender tudo sobre a empresa para guiar as decisões e conseguir atingir os resultados previstos.

Qual a relação entre missão visão e valores e o planejamento estratégico de uma organização?

Em geral, a missão, visão e valores estabelece a identidade e o propósito de uma organização. Sem esses pilares, é provável que seu planejamento falhe. Até porque, antes de definir qualquer estratégia, é preciso entender a “personalidade” do negócio, que serve como um guia para direcionar as ações e tomada de decisões.

O que é missão dentro do planejamento estratégico?

Missão: é a declaração sobre o que a organização é, qual seu propósito fundamental, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada. A missão define a identidade da empresa e não costuma mudar ao longo do tempo.

Qual a diferença entre missão e visão no planejamento estratégico?

Quando falamos sobre a missão de uma empresa, basicamente nos referimos à sua razão de ser. O objetivo desse conceito é definir por que uma empresa existe e o que oferece ao mundo, país ou sociedade com as atividades que desenvolve. Já a visão reflete o que a empresa quer se tornar no futuro ou para onde quer ir.