Qual a importância de se estudar as teorias da personalidade?

Ouça este artigo:

A Psicologia da Personalidade é a área que estuda e procura explicar as particularidades humanas que influenciam o comportamento. A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. No senso comum o termo personalidade é usado para descrever características marcantes de uma pessoa, como “essa pessoa é extrovertida ou aquela menina é tímida” e etc, porém o conceito de personalidade está relacionado as mudanças de habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, e ao modo constante e particular do indivíduo perceber, pensar, sentir e agir, além da interferência de fatores culturais e sociais nessas características.

Qual a importância de se estudar as teorias da personalidade?

Foto: Axel Buecker / Shutterstock.com

Existem muitas teorias que estudam a personalidade, porém uma das mais importantes na história do estudo de personalidade está a de Freud. Para Freud, o comportamento é resultado de três sistemas que são o Id, o Ego e o Superego.  O Id é inato (que nasce com o individuo, congênito) e regido pelo princípio do prazer, exige satisfação imediata dos impulsos, sem levar em conta as conseqüências indesejáveis. O Ego é uma evolução do Id, pois apesar de conter elementos inconscientes como o Id funciona muito mais a nível consciente e pré-consciente, dessa forma, comandado pelo princípio da realidade, o Ego cuida dos impulsos do Id e muitos dos desejos acabam sendo não satisfeitos, mas sim reprimidos. O Superego contém idéias derivadas dos valores familiares e sociais, por isso é um sistema parcialmente consciente que serve como censor das funções do ego, de onde derivam sentimentos de punição, medo e culpa. Desse modo, podemos considerar o Id como sendo o componente biológico, o Ego como o psicológico e o Superego como o social da personalidade, trabalhando juntos sob a liderança do Ego.

Portanto na Teoria da Sexualidade, Freud explica que a sexualidade é reconhecida como um instinto com o qual as pessoas nascem e que se expressa de diferentes formas de acordo com as fases do desenvolvimento que seriam a Fase Oral (0 a 2 anos), Fase Anal (2 a 4 anos), Fase Fálica (4 a 7 anos), Período de Latência (7 a 12 anos) e Adolescência (a partir dos 12 anos). Essas fases deixarão traços que definirão a estrutura da personalidade do indivíduo.

É interessante também citar a teoria da personalidade estabelecida por Erich From. Ele vê a personalidade como um produto das condições culturais, ou seja, a personalidade se desenvolve a partir daquilo que a sociedade oferece.

Acredita que a sociedade está doente e não satisfaz as necessidades do homem, porém o homem deve se ajustar a essa sociedade para escapar da solidão de outros homens e da natureza tentando se adaptar também a suas exigências interiores.

Ou seja, a Psicologia científica busca formar um embasamento teórico da personalidade. Popularmente a personalidade é atribuída sendo boa ou ruim, porém na psicologia ela deve estar alheia a esse juízo de valor, sendo então o estudo das características que diferenciam os indivíduos. Na tentativa de agrupar e diferenciar as características da personalidade pode-se dizer que os determinantes inconscientes do comportamento e os determinantes conscientes são fatores centrais entre algumas teorias da personalidade, porém considera-se também, a hereditariedade, a base biológica e os aspectos sociais do individuo aspectos relevantes na determinação da personalidade do indivíduo.

Fontes:
http://www.webartigos.com/artigos/psicologia-da-personalidade-aspectos-conteudo-estrutura-e-desenvolvimento-psicossexual-0-a-12-anos-controversias-e-correlacoes/60160/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_da_personalidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Personalidade

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/psicologia/psicologia-da-personalidade/

Qual o principal objetivo de uma teoria da personalidade?

O objetivo das teorias da personalidade é o explicar, de uma perspetiva científica, o porquê das pessoas se comportarem como se comportam. Existem várias respostas alternativas à definição de personalidade.

O que caracteriza a teoria da personalidade?

A teoria da personalidade tem por objetivo organizar o conhecimento a respeito da personalidade de tal maneira que a grande quantidade de informação gerada pela pesquisa científica seja organizada de maneira sistemática e coerente e novas hipóteses possam ser geradas para uma futura comprovação.

Qual é a importância da personalidade?

A sua personalidade é parte da sua identidade, ela é a responsável por carregar as características e os valores que fazem você ser quem é. Esse conjunto de informações é o que te guia para que tome decisões e defina os rumos da sua vida.

Qual a importância de se estudar as teorias da personalidade?

Conhecer os pontos fracos e fortes de sua personalidade pode auxiliar na formulação de novos objetivos, uma vez que se tem um leque de habilidades definidas ao seu dispor, além de conhecimento sobre como estas habilidades podem contribuir em sua vida profissional.

Quais os principais determinantes para a personalidade?

“Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.

Quais os principais elementos constitutivos da personalidade?

Estes três componentes (id, ego e superego) segundo Freud compõem o modelo estrutural da personalidade que podem representar a impulsividade, racionalidade e a moralidade, respectivamente, de uma maneira que deve ser entendida como conceito.

Quais são as características de personalidade?

As características individuais são definidas pela personalidade, pelas crenças e pelo senso moral de cada um. São essas características que determinam a forma como as pessoas agem e reagem em cada situação. Alguns desses traços de personalidade, como coragem, lealdade e humildade, são muito valorizados socialmente.

O que é a teoria da personalidade de Freud?

Freud foi o primeiro a formular o conceito de teoria da personalidade. Ele sistematizou o aparelho psíquico em três categorias: ID, ego e superego. O ID é relacionado aos instintos e funciona por meio de desejos inconscientes. O ego controla os instintos e é racional.

O que é personalidade e qual a importância dela para a psicologia?

O que é Personalidade: Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoa baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.

O que define a personalidade de uma pessoa?

A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.

Qual a importância da psicologia da personalidade?

A psicologia da personalidade nos permite compreender essas diferenças sem julgá-las, ou seja, nos permite compreender, de maneira mais complexa e empática, as diferenças individuais.

Qual a importância de estudar o desenvolvimento da personalidade Segundo diferentes teorias para a sua área de atuação?

Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Em outras palavras, esse campo do conhecimento serve para evidenciar comportamentos normais e prejudiciais, incentivando melhorias e corrigindo falhas.

Quais são os cinco fatores da personalidade?

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo.

Quais os 5 traços de caráter?

Logo, os traços de caráter são exatamente os papéis que o indivíduo aprende a assumir desde criança e permanecem, em sua maior parte, na vida adulta”….

  • 1 – Esquizoide. Impressão geral de desengonçado. …
  • 2 – Oral. Impressão geral de fraco e precisando de apoio. …
  • 3 – Masoquista. …
  • 4 – Rígido. …
  • 5 – Psicopático (psicopata)

26 de set. de 2020

O que é a personalidade é porque é tão importante para a psicologia estuda lá?

Personalidade é um núcleo determinante das diferenças individuais dos comportamentos cotidianos; ela afeta nosso sucesso ocupacional e educacional, nossa saúde e longevidade, nosso status marital e satisfação nas relações, e, até mesmo, nossas preferências alimentares e de sono.

Qual a importância do estudo de personalidade para o ambiente de trabalho?

Influência da personalidade no trabalho É de nossa personalidade que depende nossa motivação, estado de ânimo, rendimento no trabalho, manejo de conflitos, entre outros. Dessa forma, as características de personalidade são importantes porque afetam significativamente o desempenho no trabalho.

Qual é o objeto de estudo da psicologia da personalidade?

Psicologia da personalidade ou psicologia diferencial é a parte da psicologia que se dedica a descrever e explicar "as particularidades humanas duradouras, não patológicas e que influenciam o comportamento dentro de uma determinada população".