Qual a importância das bactérias para o meio ambiente e para a indústria?

Title:  Aplicação das bactérias no ambiente, na indústria farmacêutica e na saúde Authors:  Reis, Diana Claúdia Pereira Orientador:  Keywords:  Bactérias; Indústria farmacêutica; Meio ambiente Issue Date:  Jul-2015 Place of publication or event:  Coimbra Abstract:  As bactérias, paralelamente aos seus malefícios, apresentam inúmeros benefícios e potenciais aplicações dos quais o Homem pode tirar proveito. Se até há umas décadas atrás eram vistas como agentes prejudiciais, hoje são cada vez mais alvo de estudos para tentar perceber o que de bom nos podem proporcionar. A par do seu já longo uso na indústria alimentar, quer na produção de produtos lácteos e cerveja quer como indicadores de segurança e qualidade dos alimentos, as bactérias exibem um variado leque de outras aplicações. O seu potencial tem sido usado em processos de limpeza ambiental, como a biorremediação, mas também na indústria farmacêutica na produção de, por exemplo, antibióticos. Mais recentemente, tem sido a Medicina a dar especial atenção à utilidade das bactérias. O seu potencial nesta área passa pelo seu uso como vetores em diversas terapias, e como probíóticos na modelação da flora bacteriana intestinal, revelando benefícios em diversas patologias. Sendo assim, a presente monografia pretende abordar e sintetizar as aplicações das bactérias em três áreas cruciais para a vida humana que são o Ambiente, a Indústria Farmacêutica e a Medicina. Desde as características estruturais e metabólicas das bactérias até às suas aplicações em áreas tão diversas como as acima referidas, o principal objetivo desta monografia consiste em apresentar algumas das suas potenciais e principais aplicações.
Bacteria, in parallel with their harmful effects, have several benefits and potential applications from which man can take advantage. Until a few decades ago, bacteria were only seen as harmful agents, but today there are many studies that try to understand the benefits they can provide us. Bacteria have been used for a long time in the food industry to produce dairy products and beer. Furthermore they have also been used as indicators of safety and quality of food. But bacteria exhibit a wide range of other applications. Their potential has been used in environmental clean-up processes, such as bioremediation, but also in the pharmaceutical industry to produce antibiotics, for example. More recently, it has been the medical area that gives special attention to bacteria. Their potential in this area pass through the use as vectors in various therapies, but also as probiotics, which can model intestinal flora with benefits in various pathologies. Thus, this monograph aims to address and summarize the applications of bacteria in three crucial areas for human life, which are the Environment, the Pharmaceutical Industry and the Medicine. The structural and metabolic characteristics of bacteria are covered, as well as their applications in these areas. Thus, the main objective of this monograph is to present some of the potential and main applications of bacteria.
Description:  Monografia realizada no âmbito da unidade Estágio Curricular do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, apresentada à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra URI:  http://hdl.handle.net/10316/87800 Rights:  openAccess
Appears in Collections: FFUC- Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

Show full item record

As bactérias têm uma função ecológica de fundamental importância para a manutenção de vida em nosso planeta. Destacam-se, neste caso, as bactérias decompositoras ou saprófitas, as que vivem em mutualismo com outros seres como as que associam-se a leguminosas ou a ruminantes, além das espécies que têm importância em vários campos industriais e na agricultura.

Portanto, vários motivos justificam o fato de o mundo bacteriano se revestir da mais alta importância para a humanidade. A microbiologia, ciência que estuda os microorganismos, permite a familiarização necessária com esse grupo microscópico e oferece condições para o aprimoramento dos conhecimentos nos mais diversos campos da ciência.

Doenças bacterianas
Salmoneloses

Salmoneloses humanas são infeções causadas por bactérias do gênero Salmonella. Possuem o antígeno ou o somático ( endoloxina ), antígeno N ou flagelar e em algumas espécies o antígeno de virulência. São classificados em 2200 sorotipos, com base na combinação dos antígenos O e H

Fagotipagem, padrão de sensibilidade aos antimicrobianos e recentemente, técnicas de biologia molecular tem-se mostrado úteis aos estudos epidemiológicos particularmente na definição de cepas responsáveis por surtos epidêmicos.

Epidemiologia

A transmissão das Salmoneloses ocorre principalmente por via indireta através de água e alimentos contaminados pelas fezes de Homens e animais contaminados. A contaminação fecal dos reservatórios hídricos relaciona-se com a disseminação da Salmonella cujo reservatório é o Homem infectado. Porém, a melhoria a melhoria das condições sócio-economicos em algumas regiões contribui diretamente na redução na incidência dessas infeções.

 A transmissão inter humana, que ocorre através das mãos de fômites, adquire importância cresce em locais como hospitais e creches. Existem inúmeros relatos de surtos epidêmicos de salmonelose em berçários e enfermarias pediátricas, especialmente pelo sorotipo Salmonella typimurim.

Portanto deve-se salientar a necessidade dos cuidados de higiene individual e detecção precoce de portadores, principalmente em manipulares de alimentos e profissionais que lidam com crianças institucionalizadas.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

Com relação ao hospedeiro, algumas condições ou doenças aumentam sua suscetibilidade: neutralização do PH gástrico( acloridria , antiácidos e bloqueadores H2), redução no tempo de esvaziamento gástrico(vagatomia e gastroenteroanastomoses), gastrectomias extremos de idade, (menores de 05 e maiores de 50 anos), desnutrição, deficiências na imunidade celular,( leucemia, linfomas, corticoterapia e AIDS), doenças intestinais ( doenças inflamatórias crônicas e encoplasias), e doenças hemofílicas ( anemia talciforme, malária e outras hemoglobinopatias).

Os principais quadros clínicos são gastroenterocolites, febre tifóide, bacteriemias, infeções estraintestinais localizadas e o portador crônico ( intestinal ou urinário).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

BACTERIEMIAS E SEPTICEMIAS

As salmonellas podem invadir a corrente sangüínea e produzir septicemias ou bacteriemias de duração variável, principalmente em portadores de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.

As bacteriemias manifestam-se como febre de origem indeterminada. Em ambos o diagnostico é possível pelo isolamento de agente em hemocultura. Cerca de 10% evoluem com infeções localizadas.

FEBRE DA MORDEDURA DE RATO

 Mordeduras ocasionadas por ratos e outros roedores são freqüentes, produzindo as vezes mutilações graves, normalmente entre crianças e indivíduos idosos. Relacionam-se as seguintes infeções que decorrem das agressões desses animais: Sodoku ( do japonês só, rato; veneno) causada pelo Spirillum minus, bactéria na orofaringe de roedores,febre de haverhill, determinada pelo Streptobacillus moniliformis e a pasteurelose ocasionada pela pasteurela multocida. Também a Leptospirose pode suceder a mordedura. A peste (Yersinia pestis) deve ser considerada, muito embora a transmissão habitual seja pelo vetor que é a pulga própria do rato.

Infeções em seguida à mordedura de rato são comuns em áreas urbanas de pouca higiene e com pessoal de laboratório que utiliza animaizinhos de experimentação (camundongos brancos, hanster) está sujeito a contrai-las também. Alem da mordedura, alimentos contaminados por roedores podem ser veículos de transmissão. A febre de Haverhill, por exemplo, tem sido transmitida por leite cru contaminado.

As manifestações clínicas podem incluir febre, cefaléia, vômitos, calafrios, mialgias, exantemas linfonodopatias, altralgias com derrames articulares e ulceração no local da mordedura. Como complicacões arrolam-se endocardite, pneumonia, pericardite, infartos sépticos e abscessos.

O diagnóstico pode ser sugerido por contagem elevada de glóbulos brancos com desvio à esquerda e eventualmente trombocitopenia. O diagnóstico de certeza se procede por cultura do sangue, do tecido gânglio ou pesquisa em campo escuro, do material de lesão: inoculação em animal de laboratório e provas sorológicas são também recursos diagnósticos.

Para tratamento a penicilina é a droga geralmente utilizada.

Para a prevenção de tais infeções recomenda-se cuidadosa lavagem com bastante água e sabão no local da mordedura, mais a prescrição médica . Deve ser considerada a situação imunitária em relação ao tétano. Quando a raiva for prevalente em outras espécies animais da região e a agressividade do roedor for incomum deve-se pensar, também na imunização contra essa doença.

ÚLCERAS

Entre metade e um terço da população mundial é portadora da bactéria Helicobacter pylory, uma bactéria lenta que infecta alguns estômagos e pode provocar úlceras e câncer neste local.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Monografias. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Qual a importância das bactérias para a indústria?

Na indústria, estes seres vivos são utilizados na fabricação de antibióticos e substâncias, como a acetona e o ácido glutâmico. Tais organismos, ainda, podem auxiliar na limpeza de substâncias prejudiciais ao meio ambiente, como pesticidas e até mesmo petróleo e substâncias radioativas.

Qual a importância das bactérias para o meio ambiente?

Para a natureza, as bactérias são importantes porque atuam, juntamente aos fungos, na decomposição. Esse processo é importante porque esses organismos transformam matéria orgânica em produtos inorgânicos, que são aproveitados por outros seres.

Qual a importância das bactérias na indústria e onde são usadas?

As bactérias Lactobacillus e Streptococcus são amplamente utilizadas na indústria de laticínios, na fabricação de queijos, iogurtes e requeijões, pois elas, através da fermentação, transformam a lactose em ácido láctico.

Qual a importância das bactérias para a indústria e agricultura?

Além da função de fixar o nitrogênio do ar nas raízes, algumas bactérias selecionadas têm a capacidade de tornar solúvel o fósforo presente no solo e disponibilizá-lo para o vegetal.