Qual a diferença entre gripe e Covid

Atualizado em (10/01/2022 – 17h53) | Coronavírus, Geral, Notícias

IARA SILVA
HOME OFFICE

O Brasil enfrenta, atualmente, uma nova onda de Covid-19 agravada pela variante Ômicron, que de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), “não deve ser classificada como leve”. Somado a isto, uma epidemia de gripe, causada pelo vírus Influenza A/ H3N2 vem ganhando força no país. As duas doenças têm formas de transmissão e sintomas parecidos, mas há diferenças importantes entre elas.

O tempo de manifestação dos sintomas é a principal característica para ajudar a diferenciar as duas doenças. Casos de Influenza costumar ser intensos nas primeiras 48 horas após a infecção. Já a Covid-19 tem sintomas mais fortes a partir do quinto ou sexto dia de infecção.

A tosse também é um sinal que pode ajudar na identificação dos vírus. Quando há gripe, a tosse é geralmente seca e para infecções por coronavírus a tosse costuma ser intensa e persistente.

A dificuldade respiratória, um dos sinais de alerta mais preocupantes, é uma característica da Covid-19 e indica que a procura por atendimento médico deve ser feita com urgência. Em casos de gripe, a dificuldade para respirar é mais incomum.

A perda de paladar e olfato também é um sintoma mais presente em pacientes de coronavírus. Pessoas com Influenza não costumam ter dificuldade intensa para sentir gostos e cheiros.

No entanto, é importante ressaltar que a confirmação de uma ou outra doença só pode ser feita por meio da testagem. Por isso, busque atendimento médico para que o quadro possa ser avaliado.

Prevenção

Por terem as mesmas formas de transmissão, ambas doenças dividem também as medidas de prevenção. O uso de máscara, lavagem das mãos e álcool gel continuam sendo as principais armas contra a contaminação.

Ainda não há vacina contra o vírus H3N2, mas a vacina atual contra a Influenza possui grau de proteção e pode ajudar que a infecção não seja agravada. Para a Covid-19, a aplicação do esquema vacinal completo garante proteção contra casos graves da doença e é importante para que a disseminação não seja ampliada.

O Governo do Estado de São Paulo recomenda que o paciente com sintomas respiratórios procure atendimento médico. No caso de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência é o primeiro local a ser procurado.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Qual a diferença entre gripe e Covid

Gripe é o nome popular da influenza, mas é preciso saber diferenciá-la da covid-19. Conheça os sintomas.

Com os surtos de gripe em meio à pandemia de covid-19, surgiram muitas dúvidas sobre a diferença entre as doenças. Neste vídeo, o dr. Drauzio explica quais são os principais sinais de cada uma delas.

Em relação à gripe, termo mais conhecido para se referir à influenza, é comum que a pessoa vá dormir com a garganta arranhando e já acorde doente no dia seguinte, com febre, cansaço e mal-estar. Mais grave que o resfriado, ela impossibilita que o paciente vá trabalhar ou continue com as suas tarefas normalmente.

Já a covid-19 aparece de forma mais lenta, iniciando com dor de garganta e indisposição que pioram com o tempo e se somam a outros sintomas. Ainda assim, os quadros costumam ser bem parecidos e, para ter certeza se é gripe ou covid-19, é preciso fazer o teste.

Veja também: Como diferenciar a gripe comum do coronavírus

Como saber se é só uma gripe ou Covid?

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

Como diferenciar entre Covid e influenza?

Sintomas da influenza (gripe) A febre pode ser um sintoma diferencial entre a gripe, na qual ela é muito comum, e a Covid ou resfriado. Diante de um quadro febril, é provável, portanto, que o paciente esteja com gripe, desencadeada pelo vírus influenza. Mas a febre, por si só, não garante o diagnóstico da doença.

Quais os sintomas da Omicron e da influenza?

A maioria das pessoas acometidas por esse vírus apresentam sintomas leves a moderados e se recuperam sem tratamento especial..
Febre..
Tosse seca..
Cansaço..
Perda de paladar..
Perda de olfato..
SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Quem está com Covid tem catarro?

Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos , sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.