Qual a diferença entre assinatura digital e eletronica

Para diminuir o uso de papéis e aumentar a eficiência das operações comerciais, a assinatura digital, juntamente com a eletrônica, tem sido incorporada cada vez mais ao dia a dia das empresas. Isso é feito com o objetivo de otimizar processos e até mesmo reduzir custos, ao mesmo tempo que aumenta a segurança das atividades empresariais. 

No entanto, muitas pessoas ainda utilizam a expressão assinatura digital ou assinatura eletrônica como sinônimos, o que é um grande equívoco, já que se tratam de tecnologias distintas.

Ao longo desta leitura, trazemos para você as principais diferenças entre assinatura digital e eletrônica. Acompanhe!

O que é a assinatura digital?

Trata-se de uma assinatura que utiliza a criptografia para se vincular a documentos eletrônicos. Dessa forma, se o documento sofrer algum tipo de alteração, a assinatura é anulada. Para que seja possível utilizar a assinatura digital, é preciso fazer um Certificado Digital, cuja emissão se dá por uma Autoridade Certificadora.

O Brasil escolheu a assinatura digital para substituir legalmente, em vários processos públicos e privados, a assinatura de próprio punho. Portanto, ela tem valor jurídico, força e eficácia probatória. Com isso, firma a sua capacidade de uma autoria. Nesse cenário, a assinatura digital tem três características em sua autenticidade, sendo elas:

  • autoria;
  • integridade;
  • não repúdio.

A autoria e integridade são asseguradas por meio de uma chave criptográfica, que cria um vínculo com o registro e o autor da assinatura. Assim, qualquer tipo de alteração no documento original, por mais simples ou irrelevante que seja, torna a assinatura inválida.

Já o não repúdio diz respeito à não possibilidade do autor rejeitar a autenticidade do documento ou não ser responsável pelo seu conteúdo. Vale lembrar de que assinatura digital não é o mesmo de assinatura digitalizada, sendo esta última uma assinatura escaneada e anexada aos documentos, que pode ter sua veracidade questionada judicialmente.

O que é a assinatura eletrônica?

Trata-se de todos os métodos usados para validar ou assinar um documento eletrônico, ou mesmo fazer a identificação de uma pessoa. Pode ser, por exemplo, o uso da biometria para identificar um usuário, identificação por retina do indivíduo e áudio.

Nesse sentido, a assinatura eletrônica é um termo mais amplo que assegura maior proteção às operações realizadas em via digital, maior velocidade no fechamento de negócios e mais economia para o negócio.

Legalmente, esse tipo de assinatura só tem valor jurídico se atender a três requisitos básicos:

  • autenticidade: identificação do autor da assinatura, utilizando uma chave;
  • integridade: confirmação de que o documento não pode ser e não foi adulterado ou fraudado;
  • privada (exclusiva do seu proprietário), que assegura que o autor da assinatura é o dono legítimo;
  • registro da assinatura: diz respeito a como e quando foi feita a assinatura.

A assinatura eletrônica, por ser mais prática, é perfeita para as atividades do cotidiano, como para alguns tipos de contratos e outros registros que não apresentem tanto risco empresarial.

Afinal, qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica?

Assinatura eletrônica é utilizada para compartilhar, acessar e aprovar dados em meio digital. Os tipos de assinaturas eletrônicas mais comuns são: biometria, token, senha, assinaturas escaneadas, entre outras. Já a assinatura digital faz parte das assinaturas eletrônicas e tem validade jurídica, porque é criptografada e, como vimos, precisa de um certificado digital emitido por autoridade certificadora.

Assim, tanto a assinatura digital quanto eletrônica são recursos utilizados para garantir uma maior segurança dos dados na empresa. Sendo esse um importante investimento para todas as companhias, tendo em vista a segurança da informação do negócio e de seus clientes.

Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário conosco!

Qual a diferença entre assinatura digital e eletronica

Com o avanço da transformação digital nas empresas e instituições, duas tecnologias se tornaram comuns: assinatura eletrônica e assinatura digital. Elas utilizam uma série de mecanismos tecnológicos que garantem autenticidade aos signatários. Mas também apresentam características específicas. Então qual a diferença de assinatura digital e eletrônica? 

Inicialmente, é preciso considerar que assinatura eletrônica é uma ampla área que inclui diversas modalidades — como senha, token, assinaturas escaneadas e biometria. E a assinatura digital pode entrar dentro desse guarda-chuva, mas mesmo assim, apresenta suas peculiaridades

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e conheça o que são as assinatura digital e assinatura eletrônica. Descubra a diferença entre elas e também saiba por que adotar uma delas pode ser bastante interessante. 

Antes de tratarmos sobre a diferença de assinatura digital e eletrônica, é preciso explicar o que elas são.

Podemos considerar assinatura eletrônica para designar todo o modo de identificação de autoria de documentos elaborados por meio digital. De modo geral, assinatura eletrônica é usada para compartilhar e acessar informações em meios eletrônicos.

Por exemplo, sites de bancos, comércio digital, conteúdos pagos e até mesmo a redes sociais fazem uso de mecanismos de assinatura eletrônica para garantir que o usuário é fidedigno. Por exemplo, a biometria, utilizada no caixa do banco, é um modo de assinatura eletrônica. Mas a forma e o nível de segurança das assinaturas eletrônicas variam muito. Tem algumas que tem maior poder segurança do que outras.

Quais as principais características da assinatura eletrônica? 

A assinatura eletrônica tem sido vastamente utilizada pela empresa e instituições públicas. Por exemplo, a Justiça Federal já garantiu que as assinaturas eletrônicas podem ser utilizadas tranquilamente nos processos em tramitação. Isso deve, em grande parte, ao fato das suas características, as quais são: 

  • Integridade: garante que o documento não foi alterado ou fraudado;
  • Autenticidade: o autor da assinatura utilizou de fato uma chave privada e exclusiva para assinar o documento;
  • Registrado do documento: demonstra quando a assinatura foi feita e como ela foi realizada.

Também, dadas essas características, a assinatura eletrônica é recomendada para uso nos escritórios. Esse recurso tecnológico é ideal para agilizar as tarefas diárias, como a fidelização de contratos e outros documentos que envolvem todo o processo empresarial.

O que é assinatura digital? 

Agora, para que você compreenda a diferença de assinatura digital e eletrônica, precisamos te explicar sobre o outro tipo: o digital.

Podemos iniciar conceituando a assinatura digital com uma modalidade de assinatura eletrônica. Para alguns, inclusive, ela é conhecida como assinatura eletrônica qualificada.

A assinatura digital adota um modelo especial que se difere das outras assinaturas eletrônicas. Ela faz uso da tecnologia do certificado digital, que é resultante de uma operação matemática complexa, fazendo o uso da criptografia para confirmar a origem e a integridade do documento em questão.

Esse processo possui chave de distribuição e utilização de duas chaves: uma pública e outra privada. Ambas se complementam, onde a chave privada é de responsabilidade do proprietário da assinatura digital, utilizada para atestar um documento eletrônico. Já a chave pública pode ser usada por qualquer pessoa, e tem a finalidade de comprovar a autoria dessa assinatura.

Quais as principais características da assinatura digital? 

Dentre as principais características que estão vinculadas assinatura digital são autoria, validade jurídica e integridade. Logo abaixo, vamos entender melhor sobre isso.

  • Autoria: o certificado digital permite autenticar e comprovar a autoria do documento e também o seu teor;
  • Validade jurídica: documento assinado digitalmente tem a mesma validade jurídica de documentos assinados manuscrito e não podem ser repudiadas;
  • Integridade: o documento assinado digitalmente por suas chaves de criptografia vincula documento e signatário. Com qualquer suspeita de adulteração a operação se torna inválida. 

Essas características foram claramente especificadas pela legislação brasileira, em especial a Medida Provisória 2200-2. Esta estabeleceu parâmetros para uso de assinaturas digitais. 

Qual a diferença de assinatura digital e eletrônica? 

Como vimos, tanto assinatura digital quanto eletrônica são ótimas ferramentas para garantir celeridade nas assinaturas de documentos dentro das empresas e instituições.

Mas muitas pessoa tem o hábito de tratá-las como sinônimas. Porém existe diferença de assinatura digital e eletrônica, sim! A seguir vamos ver mais detalhes, sumariamente.

Assinatura eletrônica

Refere-se a categoria ou gênero de todos os métodos adotados para realizar assinatura ou validação de um documento eletrônico. Por exemplo, a senha no uso de impressão digital.

Assinatura digital

Embora seja modalidade da assinatura eletrônica, assinatura digital se diferencia das outras pelo uso da criptografia. Ela necessita de um certificado digital emitido por uma autoridade certificadora.

Porque investir em uma delas?

Agora que você já conhece a diferença de assinatura digital e eletrônica, está pronto para escolher entre uma delas. Mas e vale a pena este investimento?

Embora as assinaturas eletrônica e digital sejam comumente utilizadas pelas empresas ou profissionais autônomos, ainda elas têm pouca adesão por parte de pessoas físicas. Quanto mais se conhece sobre essas tecnologias, torna-se cada vez mais capaz de aumentar a popularidade de seu uso.

A seguir, vamos compreender alguns dos razões para adotar alguma dessas assinaturas.

Diminuição de custos 

Qual a diferença entre assinatura digital e eletronica

Escritórios que ainda utilizam documentos físicos tendem a acumular em caixas, gavetas e fichários uma quantidade enorme de papéis. Além disso, é preciso fazer constantemente a manutenção desses espaços, retirando os papéis que já não são mais úteis e substituindo por outros. 

Também há toda uma sistematização na organização desses documentos. Todas essas questões acabam demandando custos da empresa. Mas com a implementação de assinatura digital ou eletrônica tudo isso não existe. 

O uso dessas tecnologias retira a preocupação de armazenar papéis. E com a utilização de uma plataforma específica é possível realizar assinatura dos documentos de maneira online. Os documentos ficam guardados na nuvem de forma segura e de fácil acesso. 

Assim, a empresa realiza apenas o investimento para implementação dessas tecnologias, não sendo mais necessário arcar com custos provenientes da gestão de utilização de papel.

Sustentabilidade

Imagine a quantidade de papel que se gera em uma nova contratação, por exemplo. É preciso ter várias vias de mesmo documento, armazenando-as em espaços físicos. 

Toda essa dinâmica produz bastante papel, o que tem sido considerado insustentável para os recursos do planeta. Hoje em dia, a sociedade tem exigido das empresas uma postura mais responsável em relação aos recursos da natureza. 

Por isso que a assinatura eletrônica ou digital são uma ótima alternativa. Elas necessitam apenas de uso da internet para serem executadas, sem a necessidade de consumo de material, como tinta papel e outros materiais de escritório. Com essas tecnologias certamente o meio ambiente está mais protegido.

Redução da burocracia

Grande parte da burocracia de um negócio está vinculado aos processos que envolvem a assinatura manuscrita. Isso porque esses documentos precisam de autenticação de duas ou mais pessoas para fato estarem disponíveis no andamento de um processo ou contrato. 

Isso demanda de uma logística organizada, além de muito tempo. Afinal, é preciso enviar os documentos para um cartório com a finalidade de realizar toda a verificação jurídica. O resultado disso são vários dias para conseguir avançar em uma das etapas de todo processo. 

Mas com o uso da assinatura eletrônica ou digital é possível reduzir bastante essas etapas. Utilizando uma plataforma específica, você consegue imediatamente assinar um documento e, em seguida, disponibilizá-lo para uso. 

Essas foram algumas informações sobre diferença de assinatura digital e eletrônica. Somente com a utilização de uma plataforma que está devidamente adaptada para assinatura digital é possível ganhar tempo e se beneficiar de suas vantagens. Afinal tudo fica centralizado em um único lugar, facilitando o acesso ao documento quando quiser e onde estiver.

Quer conhecer mais detalhes dessa plataforma? Solicite uma demonstração e conheça mais soluções do iGree.

Qual a diferença da assinatura digital e assinatura eletrônica?

De forma simples, a assinatura eletrônica é uma forma de assinar documentos online sem utilização de mecanismos de criptografia – ou seja, dispensa a necessidade de um certificado digital. Já a assinatura digital é criptografada e exige esse tipo de certificação.

O que é uma assinatura eletrônica?

A Assinatura Eletrônica é a senha que você utiliza para autorizar pagamentos, transferências e outras transações.

O que é assinatura digital exemplos?

Assinatura eletrônica simples – os dados do usuário podem ser obtidos a partir do preenchimento de um formulário eletrônico, por exemplo. Esses dados podem também ser associados ao IP do dispositivo ou da rede usada para acessar a internet para fazer o cadastro e à localização geográfica do usuário no momento.

Como é feita a assinatura eletrônica?

Estas são as etapas previstas no processo:.
Escolher uma plataforma..
Instalar no dispositivo ou utilizar online..
Fazer seu cadastro (defina login e senha).
Adicionar documento a assinar (como doc ou pdf).
Informar signatários (e-mail das partes).
Assinar..
Receber o documento assinado por todas as partes..