Quais são os principais fenômenos naturais que causam impactos no meio ambiente?

São chamados de fenômenos naturais, os acontecimentos que não tem nenhum tipo de intervenção humana. São todos os eventos da natureza, como o aparecimento de um arco-íris, a metamorfose das borboletas, os vulcões, os tsunamis, e assim por diante.

Os fenômenos naturais, em alguns casos, como os tornados, por exemplo, podem vir a causar desastres. Mas, não deixam de serem fatos curiosos e muito interessantes.

No nosso planeta, existem fenômenos naturais muito diversos e alguns bastante populares. A seguir, separamos alguns dos mais famosos e mostramos como eles ocorrem.

 

  1. Bioluminescência nos mares

Já pensou chegar numa praia a noite e o mar estar simplesmente brilhante? É isso o que ocorre neste fenômeno natural. Ele é gerado pela presença de algumas espécies de fitoplâncton, que são comunidades de microorganismos fotossintetizantes.

Quando eles entram em contato com as ondas, a energia química se transforma em energia luminosa e então, a bioluminescência acontece, deixando a água com aspecto fluorescente.

  1. Aurora Boreal e Austral

É um dos fenômenos naturais mais conhecidos do mundo e o desejo de muitas pessoas é poder observá-lo. De forma resumida, é uma dança de luzes brilhantes e coloridas no céu.

Numa visão mais científica, a aurora boreal pode ser explicada como a interação da camada magnética do planeta com as partículas energizadas que tem origem no vento solar. Só pode ser observada em regiões polares, sendo que no polo norte é chamada de aurora boreal e no polo sul, de austral.

A variação das cores das luzes acontece por conta da irradiação de tipos diferentes de íons. A cor mais visível entre todas, é o verde.

  1. Arco-íris solar e lunar

Os arco-íris são muito comuns e facilmente observados. Eles ocorrem quando a luz cruza com partículas de água que se encontram no ar. É por isso que, geralmente são observados logo após a ocorrência de chuvas ou em cachoeiras.

Porém, também há a possibilidade de ocorrerem arco-íris lunares. É um fenômeno um pouco mais raro, porém, de grande beleza.

  1. Vulcões

Consistem em estruturas geológicas por onde substâncias que estão no interior da terra podem ser expelidas através de uma abertura. A atividade vulcânica rompe o bloqueio das rochas mais frágeis no interior da terra e com isso, expele cinzas, gases e magma.

Um vulcão que se encontra em erupção, é considerado um dos fenômenos naturais mais incríveis e fascinantes. Porém, também pode ser muito assustador.

  1. Tsunami

Para que aconteça um tsunami, deve ocorrer uma movimentação das águas dos mares. Isso pode ter origem em terremotos, erupções vulcânicas, ou outros fenômenos naturais. Dessa maneira, é formada uma onda capaz de se movimentar por milhares de quilômetros.

Ao chegar na costa, ela pode se transformar de poucos metros para ondas gigantes, podendo superar 30 metros de altura.

  1. Pororocas

Ocorrem quando o rio se encontra com o mar. A principal característica de uma pororoca, é o estrondo causado quando ocorre o choque entre as duas águas, formando ondas.

  1. Desertos floridos

Apesar de parecerem locais sem possibilidade de vida, alguns desertos do mundo podem receber um fenômeno capaz de transformá-los em jardins incríveis.

Chamado de superflorescência, esse fenômeno raro, depende de uma série de condições climáticas para que ocorra, o que inclui a ocorrência de chuvas durante a primavera, para que as sementes possam germinar.

Um dos locais onde esse fenômeno ocorre, é o deserto do Atacama, no Chile.

  1. Tempestades de areia

As tempestades de areia são formações com uma grandiosa massa de partículas de poeira que se deslocam movidas por fortes ventos. Podem atingir até 3 metros de altura e, em alguns casos mais raros, até 5 metros.

A diferença desta para uma tempestade de poeira, é que na de areia, há partículas bem maiores de rochas. Costumam ocorrer no verão ou primavera, em climas muito áridos.

  1. Estalactites

Consistem em formações rochosas sedimentares que se originam no teto de grutas e cavernas, crescendo em direção ao chão. O processo de crescimento é muito lento, podendo levar milhares de anos e costuma ocorrer pelo processo de gotejamento que conduz a matéria prima através da água e se infiltra nas pedras. Apresenta uma forma de cone.

  1. Avalanche

É um fenômeno que ocorre quando um acumulo de neve, de gelo e detritos se movimenta rapidamente e de forma violenta, precipitando-se em direção a um vale.

Na descida, uma avalanche é capaz de arrastar rochas, árvores e construções, podendo atingir uma média de 160 km por hora. Pode ser provocada por diversas causas, como a ação dos ventos, propagação de sons e até mesmo, pela passagem de esquiadores.

Você já presenciou algum desses fenômenos naturais?

Curiosos e impressionantes, esses fenômenos naturais são expressões fantásticas da natureza.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Não deixe de visitar o nosso site e conhecer os nossos produtos.

Quais são os principais fenômenos naturais que causam impactos ambientais?

Os tsunamis ou maremotos são grandes movimentações de água no oceano, em geral causadas por terremotos, no entanto, outros fenômenos geológicos podem causar esse processo, incluído erupções vulcânicas, deslizamentos submarinos, furacões, impacto de meteoritos e asteroides.

Quais os principais tipos de fenômenos naturais?

Fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais.
Afundamento e colapso..
Ciclones, furacões ou tufões..
Deslizamento ou escorregamento de terra..
Inundações..
Tempestades..
Tornados..
Outros fenômenos..