Quais são os eixos norteadores das práticas pedagógicas na Educação Infantil?

Ao considerarmos o contexto da Educação Infantil e como se desenvolvem as aprendizagens, temos que ter em vista os dois eixos estruturantes das práticas pedagógicas, propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): as interações e a brincadeira. Nesse sentido, é necessário entender que a criança deve ser o centro do planejamento, ocupando papel ativo na construção de seus conhecimentos, e que através das experiências e relações cotidianas se constitui como sujeito.

Deste modo, salienta-se a importância da brincadeira no processo de aprendizagem dos sujeitos nesta primeira etapa da Educação Básica. “Enquanto brinca, o aluno amplia sua capacidade corporal, sua consciência do outro, a percepção de si mesmo como um ser social, a percepção do espaço que o cerca e de como pode explorá-lo” (SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2000, p. 13). É por meio desse momento de entretenimento que surgem situações desafiadoras, as quais as crianças fazem de tudo para superá-las/enfrentá-las, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências.

Além disso, percebe-se clara relação entre esses eixos estruturantes e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento indicados na BNCC para a Educação Infantil, uma vez que abordam as questões que constituem o Eu, explorando as relações inter e intrapessoais. Para alguns autores, como Wallon, o pensamento da criança pequena é consequência da interação física com o meio no qual está inserida.

Por não conseguir “explicar” a própria lógica com palavras, os movimentos, considerados comunicativos e representativos de uma linguagem, os quais proporcionam ao sujeito aprender a interpretar os fatos cotidianos já nos primeiros anos de vida, permitem a criança se expressar perante as pessoas. Sendo assim, percebe-se que as interações e a brincadeira são trabalhadas conjuntamente. São eixos interdependentes e que quando abordados adequadamente propiciam aprendizagens significativas e prazerosas. As interações e a brincadeira são tão importantes para as crianças quanto o trabalho é para o adulto.

Referência:

SMOLE, Kátia Stocco (org.); DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

#processodeaprendizagem

#educaçãoinfantil

A Educação Infantil tem como um de seus objetivos propor atividades capazes de promover a socialização, instigar a curiosidade, e estimular o espírito investigativo e a troca de experiências e opiniões entre as crianças.

Considerando a etapa de desenvolvimento desses alunos, os resultados dessas iniciativas devem ser visíveis tanto para a escola, ao observar seu grupo, quanto para as famílias, em casa, que estão ansiosas em ver o crescimento escolar de seus filhos. Por conta disso, conhecer, trabalhar e saber explicar cada um dos eixos da Educação Infantil precisa estar entre as suas prioridades.

Conheça a seguir quais são os eixos da Educação Infantil e como trabalhá-los em sala de aula:

Artes visuais

O eixo Artes Visuais trabalha com a expressão artística das crianças. Elas são convidadas a conhecer artistas famosos e a criar suas próprias obras de arte. Abordar as artes visuais com os alunos mostra para eles que é possível “falar” sobre sentimentos usando cores, formas, desenhos e a imaginação.

Linguagem oral e escrita

O eixo Linguagem Oral e Escrita ajuda os estudantes a darem os primeiros passos para a alfabetização. Ele irá ler e escrever, da sua maneira, poesias, parlendas, historinhas… O professor, no trabalho com esse eixo, auxilia os alunos nesse caminho, ajudando a ler aquilo que eles não conseguirem.

Matemática

O eixo Matemática, como o próprio nome diz, envolve o primeiro contato das crianças com os números. Nas atividades deste eixo, elas trabalharão com diferenças e semelhanças, sequências, contagem e medidas, por exemplo.

Movimento

Crianças pequenas precisam se mexer. O eixo Movimento trabalha com uma abordagem significativa da expressão corporal e é ligado a atividades que incluam dança, mímica e diferentes posturas. Um exemplo de atividade muito comum ligada ao eixo Movimento é a brincadeira de “Estátua”, em que a criança deve parar de se mexer quando a música para de tocar.

Música

O eixo Música, muitas vezes, é abordado com o eixo Movimento. As atividades aqui vão expor as crianças a boa parte de nossa cultura popular, através das canções de ninar, brincadeiras cantadas e rítmicas, cantigas de roda, além de propor jogos com movimento, brincadeiras com palavras e gestos sonoros e corporais.

Natureza e sociedade

O eixo Natureza e Sociedade trabalha a noção de pertencimento na criança. É neste eixo que são promovidas atividades para que o aluno se reconheça como parte de uma família, que abordam a sua história, sua relação com os amigos e que incentivam descobertas sobre o meio ambiente.

Os eixos da Educação Infantil são princípios norteadores para estruturar o trabalho com as crianças pequenas na sua escola. Debruce no que cada um deles significa para promover atividades significativas nesse segmento.

Quais são os eixos norteadores da prática pedagógica na Educação Infantil?

As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que: I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ...

O que são eixos norteadores da Educação Infantil?

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os eixos da Educação Infantil são as interações e as brincadeiras que devem ser estruturantes das práticas pedagógicas, referenciando assim as diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e os Parâmetros e Indicadores de Qualidade.

Quais são os eixos da Educação Infantil de acordo com a BNCC?

São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer.

Quais os principais norteadores da Educação Infantil?

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estão contemplados os Fundamentos Norteadores, que priorizam os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da criticidade e do ...