Quais são as regras básicas da nomenclatura das espécies?

Quais são as quatro regras básicas de nomenclatura dos seres vivos?

São eles:

  • Os nomes científicos deverão ser escritos apenas em latim e com destaque em itálico ou negrito.
  • O nome das espécies é composto por dois termos, sendo o primeiro correspondente ao gênero e o segundo à espécie. ...
  • No caso das subespécies, o termo correspondente deve vir depois da espécie, com a inicial maiúscula.

Quais são as regras de nomenclatura científica?

Gênero e espécie. O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.

Como funciona a nomenclatura binomial?

Nomenclatura binomial ou nomenclatura binária designa o conjunto de normas que regulam a atribuição de nomes científicos às espécies de seres vivos. Chama-se binominal porque o nome de cada espécie é formado por duas palavras: o nome do gênero e o epíteto específico, normalmente um adjetivo que qualifica género.

Qual classe taxonômica possui maior diversidade genética?

Resposta. Na taxonomia, a categoria Classe possui maior variedade de seres vivos, por ser mais generalizada que a categoria Família.

Como é a nomenclatura binomial e quem a propôs?

O naturalista Lineu propôs um sistema de nomenclatura binomial com a finalidade de padronizar a forma de nomear espécies, facilitando a comunicação entre os cientistas. Assim, definiu espécie como o taxa mais específico, sendo procedido do gênero, família, ordem, classe, filo e reino. ...

Qual o significado de nomenclatura binominal?

A nomenclatura binomial cria um padrão na escrita de nomes científicos, evitando assim a confusão causada por nomes populares. Sabemos que existe uma infinidade de seres vivos no planeta e cada um recebe um nome popular de acordo com a região onde é encontrado.

Por que a nomenclatura binomial e preferencialmente utilizada ao invés de nomes comuns?

Pois a nomenclatura binomial é um nome universal para cada espécie, sendo assim fica mais fácil para cada um identificar cada ser, se fosse os nomes comuns haveria divergência no nome em cada lugar do mundo o que dificultaria pesquisas.

O que é Filo na classificação dos seres vivos?

Filo é o taxon usado na classificação dos seres vivos para denominar agrupamentos menos abrangentes que os reinos e mais abrangentes do que a classe. Nas plantas e fungos, os filos são também denominados divisões. Existem diferentes classificações definindo distintos grupos enquanto filos no seio de cada reino.

Quais são os 5 reinos em que os seres vivos estão divididos?

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Nomenclatura

Da WikiCiências

Quais são as regras básicas da nomenclatura das espécies?

Referência : Moreira, C., (2014) Nomenclatura, Rev. Ciência Elem., V2(2):150
Autor: Catarina Moreira
Editor: Élio Sucena
DOI: [http://doi.org/10.24927/rce2014.150]

Quais são as regras básicas da nomenclatura das espécies?



Nomenclatura é o sistema organizado de nomes dados aos organismos biológicos bem como dos princípios que presidem a essa categorização . O termo vem do latim nomen (nome) e calare (chamar), o que literalmente significa “chamar pelo nome”. Através da nomenclatura impõem-se uma série de regras que facilitam a atribuição de nomes aos organismos permitindo a comunicação entre os cientistas.

A atribuição de nomenclatura no sistema actual pressupõe alguns requisitos, sendo os mais importantes:

  • unicidade: cada nome de um determinado organismo deve ser único permitindo identificar de imediato o taxon a que se refere.
  • universalidade: os nomes utilizados têm de ser compreendidos e aceites internacionalmente
  • estabilidade: quaisquer alterações devem ser bem justificadas, analisadas e aprovadas pelas entidades competentes para evitar equívocos.

As regras da nomenclatura científica biológica são da responsabilidade do Congresso Internacional de Botânica e, no caso da Zoologia, existe uma comissão que assegura que independentemente do local onde se encontre o ser vivo terá um único nome que será válido.

Foi imposto pela comunidade internacional que nenhum nome anterior a 1 Janeiro de 1758 seria válido. Assim, muitos taxa vêm nomeados por Linnaeus 1758 em referência à publicação da 10a edição do Systema Naturae.

As principais regras da nomenclatura hoje aceites são:

  • na designação científica os nomes são sempre em latim ou latinizados;
  • os nomes científicos escrevem-se em itálico ou se for num texto manuscrito deverão ser sublinhados
  • a espécie deve ser reconhecida por uma nomenclatura binomial, em que a primeira palavra designa o género e a segunda o restritivo específico da espécie
  • o nome do género é um substantivo, simples ou composto, escrito com inicial maiúscula
  • o restritivo específico é um adjectivo escrito só com minúsculas
  • após o nome da espécie, vem o nome do autor e a data em que pela primeira vez o organismo foi descrito
  • a designação de subespécie é trinominal, acrescentando-se um terceiro termo em latim correspondente ao restritivo subespecífico
  • todos os taxa superiores à espécie têm nomenclatura uninominal
  • em Zoologia, o nome da família é construído a partir do nome do género mais representativo acrescentando o sufixo –idae
  • em Botânica, o nome da família é construído a partir do nome do género mais representativo acrescentando o sufixo –aceae


Exemplo para a rela-comum (espécie de anuro da fauna portuguesa)

Reino Animalia

Filo Chordata

Classe Amphibia

Ordem Anura

Família Hylidae

Género Hyla

Espécie Hyla arborea

A espécie deverá ser referida como Hyla arborea Linnaeus, 1758

Quais são as regras básicas da nomenclatura das espécies?

Quais são as regras básicas da nomenclatura das espécies?

Foto de C. Moreira


Criada em 08 de Setembro de 2010
Revista em 11 de Outubro de 2010
Aceite pelo editor em 01 de Novembro de 2010

Quais são as regras básicas para se nomear os seres vivos?

A nomenclatura dos seres vivos é feita pelo idioma Latim. O primeiro nome, em letra maiúscula, é o gênero e o segundo, em letra minúscula, é o nome do animal. Por exemplo: Canis familiaris: cachorro doméstico.

Quais são as principais regras de nomenclatura botânica?

As principais regras de nomenclatura são: – A nomenclatura binomial criada por Linnaeus é usada para nomear a espécie, que consiste em: Nome genérico + nome específico. Quando se fala sobre a espécie, sabe-se a que gênero pertence. – O epíteto específico deve estar em letras minúsculas e concordar com o gênero.

Quais e quantas são as regras de nomenclatura taxonômica?

As sete categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. O termo taxonomia tem origem grega e é formado pela junção de taxis, que significa arranjar, e nomos, cujo significado é regra.

Quais os princípios básicos entre os códigos de nomenclatura?

Os princípios mais importantes são os seguintes: (i), os códigos são independentes entre si; (ii), os nomes estão ligados a um tipo nomenclatório; (iii), a nomenclatura de um grupo taxonômico é baseada no princípio de prioridade; (iv), cada grupo taxonômico tem um só nome correto, o mais antigo validamente publicado; ( ...