Quais são as principais causas que levam o profissional de enfermagem a cometer erros na assistência?

365 palavras 2 páginas

Causas que levam ao erro de enfermagem

Na enfermagem você cuida de pessoas, por isso é de grande responsabilidade esta profissão, exige competência, capacidade, habilidade técnica, e conhecimento cientifico. Apesar disso, ha possibilidades de haver falhas.
A saúde do nosso pais passa por um momento de crise, porem para assistir o paciente com qualidade é necessário estrutura física, material, humana, condições, capacidade, conhecimento, aperfeiçoamento e uma educação permanente ativa na instituição. Porem isso muitas vezes não acontece, as principais causas de erros na enfermagem são: formação inadequada, sobrecarga de trabalho nos plantões, falta de materiais nos hospitais e baixo salário fazendo com que os profissionais realizem dupla jornada de trabalho.

Os profissionais da área de saúde estão crescendo, o que é muito bom para suprir as superlotações de hospitais públicos, porém, estes profissionais estão lhe dando com vidas e muitas vezes sem a devida preparação.
Cursos técnicos e até cursos superiores funcionam pelo país com falta de preparação e alguns funcionam até mesmo ilegalmente. Os que têm permissão legal para funcionar, não dá ao aluno o preparo suficiente. Em algumas instituições de ensino, os alunos não vão além de laboratórios. O contato direto com hospitais e prontos socorros simplesmente não acontece.
Outro problema é a sobrecarga de trabalho resultando em consequências ao paciente. A prestação do atendimento individualizado, com competência técnico-científica, realizado por meio de trabalho integrado e cooperativo, voltado à segurança dos pacientes, depende de vários fatores organizacionais, entre eles a quantidade de pacientes admitidos nos plantões pelos profissionais.
Alem disso, os trabalhadores da área tem de lidar com a falta de materiais, resultando em stress ao realizar procedimentos. Essa escassez repercute na tomada de decisões dos profissionais e isto implica muitas vezes na interrupção da assistência prestada ao


Relacionados

  • Erros de enfermagem

    611 palavras | 3 páginas

    Erros de Enfermagem A enfermagem sempre está em destaque na imprensa devido a erros. De quem é a culpa? Essa é a pergunta que nós profissionais da saúde fazemos. FORMAÇÃO A falta de formação adequada e de consciência sobre a função exercida são as principais causas dos erros de enfermagem. O número de profissionais que cometem erro é pequeno, mas a questão é como erra. Em cinco anos, houve aumento de 30% de erros desses profissionais no Brasil e os conselhos têm julgado e punido com a perda….

  • Erros de enfermagem

    1358 palavras | 6 páginas

    de medicamentos tem causado sérias conseqüências ao paciente, muitas vezes debilitantes, desencadeando reações indesejadas, como complicações advindas de procedimentos técnicos inadequados ou incorretos decorrentes dos erros na medicação. CAUSAS Erro na medicação é definido como: “qualquer evento previsível que pode ser causado ou surgir do uso inconveniente ou falta de uma medicação ou causar prejuízo (dano ou injúria) ao paciente, enquanto a medicação está sob o….

  • Erros de enfermagem

    2543 palavras | 11 páginas

    mover uma ação conjunta entre equipe de enfermagem e o paciente, a fim de minimizar e prevenir esta alta ocorrência. A problemática dos eventos adversos ganha maiores proporções quando lidamos com pacientes de alta complexidade; cujas mudanças orgânicas oscilam podendo levar a deterioração da função corporal, negligenciado de proteção(2) . A própria internação pode ser indicio de um declínio funcional. Considerando que há vários fatores que predispõem ao erro dentre eles: diante do detrimento do aperfeiçoamento….

  • Erros de enfermagem

    500 palavras | 2 páginas

    Erros de Enfermagem: Caso Tifanny / São Paulo. [pic] O estado de São Paulo registrou 250 erros de profissionais de enfermagem em 2010, com vinte mortes ou lesão definitiva. Os números são do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. - As famílias devem perguntar aos enfermeiros sobre os procedimentos adotados com os pacientes. Mas algumas situações como a da menina Tiffany, que teve parte do dedo cortado, mostram a deficiência desses profissionais - diz o presidente do Conselho Regional….

  • Erros na enfermagem

    4003 palavras | 17 páginas

    Erros de enfermeiros: falha humana ou da Saúde? Uma pesquisa realizada pelo Coren-SP mostrou que a cada dois dias um enfermeiro é acusado de erro durante o atendimento. Por Carla Delecrode 4 de fevereiro, 2011 Um hospital da rede pública do Rio de Janeiro foi cenário de mais uma denúncia de erro de enfermeiros no atendimento médico. “O que vi foi a total falta de compromisso com o trabalho. Isso é mais grave do que qualquer deficiência que o hospital possa ter. A irresponsabilidade e o despreparo….

  • Erro em Enfermagem

    1553 palavras | 7 páginas

    FACULDADE FÁTIMA ERRO DE ENFERMAGEM Disciplina: Introdução a Enfermagem Professor: Ms. Enf° Júlio César da Silva Soares Acadêmico: Carlos Daniel Maciel de Oliveira Caxias do Sul, 25 de setembro de 2014. Superdosagem de Adrenalina mata criança em Brasília - DF Entenda o casoA menina Rafaela Luiza Formiga Morais, de um 1 ano e 7 meses, deu entrada no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), na Asa Sul, no último dia 20, com manchas vermelhas pelo corpo. Segundo Jane Formiga, 31….

  • Erros de administração de enfermagem

    1421 palavras | 6 páginas

    1. Introdução A palavra administração significa que alguém realiza uma função ou serviço, sobre um comando, para outro. Aplicando administração a enfermagem vemos que o enfermeiro, o técnico e o auxiliar trabalham para o governo ou pra uma instituição privada prestando serviços para a população. Segundo o site de ciências de enfermagem (2011): “ Atualmente a palavra administração sofreu uma transformação radical, sua tarefa passou a ser de interpretar os objetivos propostos pela organização….

  • Erros de Enfermagem: Regra ou Exceção?

    470 palavras | 2 páginas

    Erros de Enfermagem: Regra ou Exceção? A enfermagem é uma profissão que ao longo dos anos vem conquistando seu espaço na área de saúde. Motivada pelo avanço técnico-científico e aumento da demanda dos serviços de saúde, amplia suas atividades e autonomia em relação aos procedimentos e com isso assume mais responsabilidades com os cliente/pacientes. Nos últimos anos a oferta do número de cursos de Enfermagem aumentou, mas nem todos com a qualidade necessária para preparar os profissionais para….

  • ERROS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM, UMA DISCUSSÃO

    461 palavras | 2 páginas

    ERROS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM, UMA DISCUSSÃO O processo errar em uma assistência da equipe de enfermagem está ligada primeiramente a prescrição incompleta e/ou abreviaturas não padronizadas, bem como também falhas na comunicação entre a equipe de saúde, sobrecarga do profissional e estruturação inadequada, o que impede a realização de uma assistência livre de danos. Muitas vezes a caligrafia do medico e os termos utilizados não são possíveis serem interpretados de forma correta, pelo….

  • Erro de enfermagem implicação legal

    322 palavras | 2 páginas

    O estudo das implicações legais na prática da enfermagem é indispensável ao profissional que deseja conhecer as infrações nas quais poderá incidir por irresponsabilidade, uso indevido dos seus conhecimentos ou má prática da enfermagem. Este estudo abrange as noções de direito penal relacionadas às seguintes matérias: Introdução — direitos e deveres do homem; Aspectos confidenciais — segredo profissional; Areas de função da enfermagem; Atos comuns indicadores de negligência; Homicídio….

Outros Trabalhos Populares

Quais são as principais causas de erros na enfermagem?

Entre os fatores que aumentam o risco de erros de enfermagem estão: o grande desafio na qualificação e capacitação profissional; falha na educação permanente; precárias condições de trabalho, déficit de profissionais, em especial de enfermeiro; carga horária exaustiva; duplo vínculo empregatício e baixa remuneração.

Quais são os principais erros ocorridos no cotidiano dos profissionais de enfermagem?

Resultados: Os erros cometidos pela enfermagem, como maior frequência foram os erros de medicação, que vão desde a prescrição, preparo, execução, administração e outros.

Quais os fatores que contribuem para os erros cometidos pelos profissionais e dê exemplo?

A falta de conhecimento (nível teórico) e de preparo do profissional (experiência e atuação em serviço) também foram considerados fatores de risco para ocorrência de erros, o que ressalta ainda mais a necessidade de reciclagem permanente e contínua dos profissionais.

Quais os 5 erros da enfermagem?

Conheça os 5 erros que todo enfermeiro precisa evitar!.
1 – Erros na administração de medicação. ... .
2 – Falta de atenção com os prontuários. ... .
3 – Abrir mão dos cuidados básicos e não seguir as listas de verificação/ POP – Procedimento Operacional Padronizado. ... .
4 – Erros de Comunicação. ... .
5 – Esquecer-se das medidas de segurança..