Quais são as placas tectônicas responsáveis pela formação da Cordilheira dos Andes?

Em um estudo concluído recentemente, o doutorando Shimeles Fisseha Woldemichael, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAGCA) da USP, comprova um artigo publicado em 1999 pela professora Naomi Ussami, também da Universidade de São Paulo, que relaciona a formação do Pantanal matogrossense com a da Cordilheira dos Andes.

A região do Pantanal está rodeada por cadeias montanhosas de formação antiga, como a Serra da Bodoquena, ao Sul, e a Chapada dos Guimarães, ao Norte. Alguns indícios apontados por Ussami provam que, assim como as serras que a rodeiam, a região do Pantanal também tem sua origem geológica a partir de grandes montanhas formadas numa antiga colisão entre duas placas tectônicas.

O mais comum seria imaginar que os grandes soerguimentos teriam desaparecido por processos erosivos, mas isso cai logo em descrédito quando se sabe que sob a superfície há uma camada de 500 metros formada por sedimentos – camada grande demais para ter surgido do desgaste das antigas formações.

Em estudo iniciado em 1988, Ussami concluiu que a vasta planície alagada do Pantanal é resultado não de erosão, mas sim do soerguimento da placa tectônica onde está o Brasil. Essa placa está se curvando em direção ao centro da Terra e mergulhando no magma quente, processo conhecido por subducção, exatamente sob a região dos Andes.

O peso da Cordilheira exerce uma enorme pressão sobre a borda da placa, e causa uma deformação muito parecida com o que aconteceria se dobrássemos com a mão um pedaço de borracha. Enquanto uma extremidade aponta para baixo, forma-se uma pequena elevação na parte imediatamente anterior. É justamente nessa elevação da placa, chamada de ombreira, que está localizado o Pantanal.

Segundo os levantamentos da pesquisadora, o processo que levou à formação da planície alagada está relacionado à colisão de duas antigas placas, ocorrida na região há 500 milhões de anos, que deu origem inicialmente à Faixa Paraguai, uma cadeia montanhosa muito parecida com o que hoje são os Andes.

Leia mais em ECOA

Ouça este artigo:

Segundo a definição encontrada no Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, cordilheira significa vasta cadeia de montanhas, produzida pelo orogenismo. Outra definição encontrada para a palavra é: conjunto de serras com disposição paralela.

Presentes em diversos lugares do mundo, as cordilheiras são formadas por grandes sistemas reunidos de montanhas. Esses agrupamentos ocorrem devido à junção de 2 placas tectônicas que, geralmente, apresentam cadeias de montanhas secundárias ou ramos. Entre as cordilheiras mais conhecidas em escala global estão a dos Alpes (Europa), Rochosas (América do Norte), dos Andes (América do Sul) e do Himalaia (Ásia).

O clima de certas áreas geográficas é altamente influenciado pelas montanhas que possue. Um exemplo disso são as precipitações de neve e de chuvas, que são causadas por cordilheiras. Este fenômeno ocorre da seguinte forma: quando uma grande corrente de vento vai na direção do mar, o vento com maior umidade desloca-se para cima e se resfria, formando o que é chamado de precipitação orográfica. Assim, a parte em que o ar encontra-se mais seco locomove-se para o lado do sotavento, que é o lado oposto ao qual o vento é soprado.

As cordilheiras também costumam afetar na temperatura, que é mais fria nas partes mais altas do relevo. Na altitude, além de haver quantidades menores de oxigênio, existe uma vegetação que é típica de locais altos, caracterizada por plantas rasteiras, arbustos baixos, além da presença de animais campestres.

Pela falta de oxigênio causada nas grandes altitudes, como a encontrada nas cidades localizadas na Cordilheira dos Andes, é comum que o povo masque folhas de coca com o propósito de suplantar a falta de oxigênio encontrada na região. Um exemplo de cidade onde esse hábito é bastante comum é La Paz, na Bolívia.

Na geologia, além das cordilheiras, existem as chamadas cordilheiras secundárias. Estas são um grupo de pequenas cordilheiras que formam uma principal, considerada sua mãe. A organização destes conjuntos de montanhas se dá em um sistema de topologia em árvore, que classifica as diversas ramificações de acordo com a sua complexidade.

Os Montes Apalaches ilustram bem essa organização, pois são pais de cordilheiras secundárias como a Cordilheira Blue e as Montanhas Brancas. Porém, as próprias Montanhas Brancas também possuem filhos como a Presidential Range e a Sandwich Range. Desta forma, essa classificação pode ser aplicada sucessivamente.

Entre as principais cordilheiras do mundo, destacam-se: Cordilheira do Atlas, Drakensberg, Hoggar (África), Cordilheira dos Andes, Apalaches, Montanhas Rochosas, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar (América), Altai, Alpes japoneses, Montanhas de Akaishi, Montanhas de Hida (Ásia), entre outras.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_cordilheiras
http://www.infopedia.pt/$cadeias-montanhosas-intracontinentais

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geologia/cordilheira/

Quais são as placas tectônicas envolvidas na formação da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes foi formada por meio do embate entre os movimentos tectônicos da Placa de Nazca e da Placa Sul-Americana. A formação geológica da Cordilheira dos Andes data do período terciário, sendo assim classificada como um dobramento moderno.

Quais placas tectônicas são relacionadas à formação da Cordilheira dos Andes localizada na América do Sul?

A Cordilheira dos Andes foi formada no período terciário, cerca de 65 milhões de anos atrás, através do contato das placas tectônicas Sul-americana e do Pacífico. Lembre-se que o nome Cordilheira refere-se a um conjunto de montanhas.

Qual o nome das placas tectônicas que formam a Cordilheira do Himalaia?

A cordilheira surgiu da colisão do continente indo-australiano (a Austrália já fez parte da mesma massa continental indiana) com as placas tectônicas asiáticas, após a Índia se projetar para o norte e atingir a Ásia. Desta forma o continente indo-australiano foi pressionado para baixo do continente asiático.

O que forma uma Cordilheira?

As cordilheiras formam um grande sistema de montanhas reunidas, geralmente resultado do encontro de duas placas tectônicas que muitas vezes lançam ramos ou cadeias de montanhas secundárias.