Quais são as influências das correntes marítimas?

As correntes oceânicas interferem e exercem grande influência no clima local de diversas partes do globo terrestre

Publicado em 05 de agosto de 2016

Quais são as influências das correntes marítimas?

Foto: MorgueFile

Karine de Almeida Paula: Geógrafa, Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Professora nos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental da Univiçosa

As correntes oceânicas interferem e exercem grande influência no clima local de diversas partes do globo terrestre. Tais correntes correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares e se mostram como fatores de variação da temperatura do ar e umidade.

As correntes não se mostram homogêneas quanto às suas características e origem podendo ser classificadas em: correntes quentes e correntes frias. Estas correntes, frias ou quentes, levam consigo suas características para distintas localidades. Correntes oceânicas quentes que se dirigem para os polos possuem um efeito moderador do frio. Como exemplo, é possível mencionar a Corrente do Atlântico Norte, que, por ser uma extensão da Corrente do Golfo (quente) transporta aguas mais quentes para as altas latitudes da Europa Ocidental, e acaba por manter as temperaturas mais altas para aquelas latitudes (STEINKE, 2012).

Havendo um maior aquecimento das águas o processo de evaporação também se mostra maior favorecendo o processo de formação de nuvens e, consequentemente, levando a precipitação. O processo de evaporação e precipitação intensificam a umidade na localidade.

Um exemplo de corrente oceânica fria seria a corrente de Humboldt. Esta corrente constitui-se como um grande exemplo de como as correntes marítimas interferem no clima, fazendo surgir paisagens que, aparentemente, não estão relacionadas a elas, como os desertos. Em decorrência de suas baixas temperaturas esta corrente não gera muita umidade fazendo com que o seu ambiente ao redor fique seco. Logo, os ambientes litorâneos próximos (no caso a costa do território do Chile) recebem pouca umidade o que somado a outros fatores faz com que se constitua o conhecido Deserto do Atacama.

Há de se destacar também que uma outra função das correntes marítimas em relação ao clima global seria a distribuição das temperaturas impedindo, assim que as áreas que recebem mais radiação solar fiquem continuamente mais quentes e as áreas polares fiquem continuamente mais frias, afinal distribuem o calor.

As correntes marítimas são fenômenos naturais que influenciam no movimento das águas oceânicas. Em todo o mundo, existem dezenas de correntes, sendo que algumas são maiores e mais importantes para a reprodução de peixes e outras espécies. Além disso, elas são importantes para manter o clima do planeta em equilíbrio e até servir como alerta se algo está errado.

Conheça as principais correntes:

  • Corrente do Golfo
  • Corrente de Humboldt
  • Corrente do Brasil
  • Corrente de Benguela
  • Corrente do Labrador
  • Corrente das Agulhas

As correntes marítimas são formadas pela direção dos ventos e da rotação da Terra em torno de si mesma e da Terra em torno do Sol. Isso causa o movimento das águas de todos os cinco oceanos da Terra, que se deslocam e cruzam entre si. 

Nesse fenômeno, águas quentes e salgadas se misturam com águas frias e mais insípidas. Isso interfere na pesca, na navegação, na agricultura, no equilíbrio do ecossistema e da vida.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre as correntes marítimas da Europa. Saiba como elas influenciam na pesca e produção dos pescados da Fui ao Mar. A gastronomia também é interessante pelo olhar da geografia.

Vamos navegar por novas histórias!

Corrente Marítima do Golfo: a maior via expressa do Norte

As teorias sobre correntes marítimas datam do meio do século XIX, mas a primeira teoria sobre o assunto foi publicada em 1905. Walfrid Ekman, oceanógrafo sueco, foi o primeiro a constatar que o movimento da Terra influencia na movimentação das águas oceânicas.

Mais estudos foram incorporados a essa teoria e hoje temos um mapa completo sobre as correntes marítimas. Dentre elas, a Corrente do Golfo, uma das mais importantes do mundo.

A Corrente do Golfo nasce na região marítima de México, Cuba e Estados Unidos. A partir daí, ela segue em alta velocidade para o norte da Europa, até submergir na Noruega e voltar pelas profundezas do mar até seu local de origem. Ela é a principal responsável pelo equilíbrio do clima no norte da Europa, evitando o congelamento da região.

Essa corrente marítima, quente e salgada, carrega uma enorme biodiversidade marinha. Milhões de algas e espécies navegam pela corrente do golfo em buscas das condições perfeitas para a reprodução. 

Além disso, a Corrente do Golfo é uma importante via expressa para o transporte de nutrientes. Os mares gelados têm maior quantidade de nutrientes, sendo as correntes marítimas responsáveis pelo transporte até mares quentes e salgados.

Correntes marítimas e aquecimento global

Este não é o melhor cenário para a economia pesqueira mundial. Na verdade, é o pior momento. Em países como Portugal, Espanha e França, a pesca foi drasticamente reduzida por conta da falta de peixes no mar.

Espécies como atum, sardinha, cavala, cavalinha são preciosas, pois vivem em mar aberto e, assim, se nutrem do ecossistema marinho. Porém, o aquecimento global e a pesca predatória têm prejudicado a reprodução das espécies.

Além disso, o derretimento do gelo da região ártica aumenta o volume de água doce no norte da Europa. Como consequência, isso reduz a velocidade da Corrente do Golfo. Com isso, ela perde forças para transportar a biodiversidade marinha, além de criar um ambiente inóspito para as espécies do Mar do Norte.

Como podemos proteger a natureza e suas espécies?

Tudo isso provoca reações em cadeia. E na balança final, todos perdem com a destruição do planeta.

Se o Mar do Norte fica mais frio, os peixes não conseguirão se reproduzir. Com isso, a pesca diminui e a subsistência das famílias que vivem da pesca também. Os consumidores também são afetados, pois pagam mais caro por menor quantidade de alimentos.

No entanto, podemos reverter isso e mudar a história. Podemos nos adaptar a um estilo de vida sustentável, que respeite o meio ambiente. Além disso, podemos consumir marcas que respeitam o meio ambiente e a pesca sustentável.

Assim como as correntes marítimas, podemos encarar a vida como um ciclo e pensar nas próximas gerações que viverão neste mundo.

Quer conhecer mais histórias sobre o mar? Acesse nosso blog!

Qual e a influência das correntes marítimas?

As correntes marítimas possuem direção constante e influenciam no clima de diversas regiões da terra onde atuam, pois transportam consigo temperaturas e umidades variadas.

Qual a influência das correntes?

As correntes oceânicas interferem e exercem grande influência no clima local de diversas partes do globo terrestre. Tais correntes correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares e se mostram como fatores de variação da temperatura do ar e umidade.

Qual a influência das correntes marítimas para o clima?

A influência das correntes marítimas no clima se dá principalmente pela regulação por parte dessas correntes da composição das massas de ar. As correntes marítimas são movimentações das águas dos mares e oceanos com características comuns em termos de composição e temperatura.

Qual a influência das correntes marítimas no clima da Europa?

A corrente do Golfo interfere no clima do continente europeu, sendo empurrada pelos movimentos dos ventos em direção ao norte da Europa. Assim, ela aquece a porção da Europa ocidental (Noruega, Irlanda, Grã-Bretanha) e evita, dessa maneira, o congelamento de determinadas áreas.