Quais são as evidências físicas que podem caracterizar a ocorrência de uma reação química

Química Inorgânica

A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes.

Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc…

As experiências de Evidência de Reações Químicas, fundamenta-se em reações de: síntese ou formação, deslocamento ou simples troca e de dupla troca ou substituição.

Geralmente, estes experimentos são muito rápidos e podem ser realizados em simples tubos de ensaio, sem a necessidade de utilização de controle de temperatura ou tempo da reação, pois, neste apenas verifica-se a ocorrência de reações de um dado reagente reage para com outro.

Quais são as evidências físicas que podem caracterizar a ocorrência de uma reação química
Mas, vale ressaltar que as observações experimentais ficarão limitadas a: número de fases (homogeniedade ou heterogeniedade), desprendimento de gás, desprendimento de luz, mudança de coloração, mudança de cheiro (liberação de odor) e formação de precipitados.

Exemplos de experimentos

Citaremos abaixo, 3 (três) exemplos de experimentos para se verificar as Evidências de Reações Químicas:

1. Colocar em um tubo de ensaio 2 ml de solução de sulfato de cobre II e juntar 2 ml de solução de cloreto de bário.

2. Colocar em um tubo de ensaio 2 ml de solução de cloreto de ferro III e adicionar uma gota de ferrocianeto de potássio.

3. Colocar uma pequena porção de zinco em pó em um tubo de ensaio e acrescentar 3 ml de ácido clorídrico 10%. Aproximar da boca do tubo de ensaio uma chama de um palito de fósforo.

Considerações quanto ao procedimento de Evidências de Reações Químicas:

Teste 1: ocorre reação de dupla troca ou substituição com o nitrato de bário, formando o nitrato de cobre e o sulfato de bário. A solução adquire uma coloração azul claro (aspecto leitoso).

Teste 2: ao se adicionar uma gota de ferrocianeto de potássio ao cloreto de ferro III (ambos tinham coloração amarela) a solução adquire cor azul, sem formação de precipitados. A reação é de deslocamento.

Teste 3: a reação do zinco em pó com o ácido clorídrico, resulta em uma reação de simples troca ou deslocamento, com a liberação do gás hidrogênio (H2) da reação dos produtos, este gás é inflamável.

Por: Pamela Naomi Fukada

Veja também:

  • Classificações das Reações Químicas
  • O perder e ganhar massa nas reações químicas
  • Cinética Química

Assuntos relacionados:

Quando ocorre uma mudança ou transformação em uma substância em que a constituição da matéria é alterada, dizemos que este é um fenômeno químico, ou melhor, que ocorreu uma reação química.

Neste caso, os átomos permanecem praticamente intactos, o que ocorre é que eles são “rearranjados” em novas moléculas. Por exemplo, observe a reação química abaixo:

Quais são as evidências físicas que podem caracterizar a ocorrência de uma reação química

Reação de formação da água.

No exemplo acima, ocorreu uma reação em que foram necessárias duas moléculas de hidrogênio (H2) e uma molécula de oxigênio (O2) para formar duas moléculas de água. Os átomos não foram alterados, apenas as moléculas iniciais se “desmontaram” e seus átomos foram reaproveitados para “montar” as moléculas finais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Porém, para representar de maneira universal e de forma mais prática essa e outras reações mais complexas, foram criadas as equações químicas; isto é, uma representação simbólica e abreviada de uma reação química, que segue a seguinte regra geral:

Quais são as evidências físicas que podem caracterizar a ocorrência de uma reação química

No caso da reação citada acima, temos a seguinte equação química:

Quais são as evidências físicas que podem caracterizar a ocorrência de uma reação química

Equação química.

As fórmulas mostradas nas equações químicas (como H2 e O2) indicam quais são as substâncias que estão participando da reação. Os valores que vêm antes dessas fórmulas (como o 2 que veio antes do H2) são chamados de coeficientes estequiométricos, ou simplesmente coeficientes, e servem para indicar a proporção de moléculas que participam da reação. Observe que o coeficiente 1 não é escrito. Além disso, esses valores servem para balancear a reação, ou seja, o número total de átomos dos reagentes deve ser igual ao número total de átomos dos produtos.

As equações também nos fornecem outras informações, veja alguns exemplos abaixo:

• Mostra o estado físico da substância, por exemplo: gás (g), vapor (v), líquido (l), sólido (s), cristal (c);

• Mostra se está dissolvido em água, solução aquosa (aq);

• Desprendimento de gás (

Quais são as evidências físicas que podem caracterizar a ocorrência de uma reação química
);

• Formação de precipitado (↓);

• Necessidade de aquecimento (∆);

• Presença de luz (ʎ);

• Reações reversíveis não utilizam uma seta apenas, mas uma dupla seta (↔).

Quais são as evidências físicas podem caracterizar a ocorrência de uma reação química?

As evidências mais comuns são as mudanças de cor, liberação de gás através de bolhas, exalação de cheiro, liberação de luz, liberação de calor, alteração da textura do material, precipitação de sólidos e explosões.

Como podemos caracterizar uma reação química?

Indícios para Caracterização de Reações Químicas.
Mudança de coloração. ... .
Liberação gasosa. ... .
Formação de um precipitado. ... .
Uma outra forma de reconhecermos se ocorreu uma reação química é a alteração da quantidade de energia na reação..

Quais são os elementos que compõem uma reação química?

Nas reações, há dois tipos de substâncias principais: os reagentes, que são os componentes originais que se misturam e reagem entre si; os produtos, que é o que resulta da reação, depois das transformações.

Que indícios mostram a ocorrência de uma reação química Brainly?

Resposta. Os indícios de ocorrência das transformações químicas (reações) são: mudança de coloração do sistema, liberação de gás (efervescência) e formação de precipitado.