Quais recursos tecnológicos e digitais podemos utilizar para produzir e registrar

Citation metadata

Document controls

Main content

Article Preview :

RESUMO

Instituições educacionais preocupadas com a inovação na educação e com o desenvolvimento do conhecimento investem em tecnologias de ponta como a touchscreen. O objetivo nesta pesquisa é mostrar que há uma grande carência desses recursos na educação formal frente aos avanços tecnológicos, a suas influências nas metodologias de ensino atuais, aos modelos de aparelhos disponíveis no mercado, às vantagens, às formas de aquisição, aos custos, aos benefícios, às barreiras para sua utilização no meio pedagógico e à necessidade de sua implantação no ambiente educacional. Neste projeto, contemplou-se o modelo do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIC/IFGoiano - 2013/2014 e elegeu-se como campo de pesquisa a unidade do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) - Câmpus Urutaí. A metodologia da pesquisa apoiou-se em base teórica de interpretações bibliográficas e em um estudo de caso. Por meio dos métodos dedutivo e indutivo, observaram-se as tecnologias no mercado atual e na sociedade com relação às encontradas nesta unidade, as quais foram registradas com entrevistas, discussões e depoimentos. Os resultados auferidos propõem que há carência dessas tecnologias, as quais estão diretamente ligadas à inexistência de ferramentas de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação. Na conclusão, evidencia-se que a utilização dessas ferramentas resultará em maior participação, inclusão digital e melhoria do aprendizado.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologia. Touchscreen. Implantação. Ambiente educacional. Metodologia.

ABSTRACT

Concerned with innovation in education and the development of knowledge, educational institutions invest in advanced technologies such as touchscreens. Thus the objective of the show that there is a great lack of these resources in formal education regarding technological advances an their influence on teaching methodologies as well as in regards to models of handsets available on the market and the advantages, forms of acquisition, costs, benefits and barriers to their use in the educational environment and the need for their implementation. The project considered the model of the Institutional Program Initiation in Technological Development and Innovation PIBIC/IFGoiano - 2013/2014 and selected as the field research unit the Federal Institute Goiano (IFGoiano) - Urutaí Campus. The research methodology emphasized theoretical interpretations based bibliographic analysis and a case study. Through inductive and deductive methods observation of technologies in the current market and in society were modes with respect to those found in the case campus. These were registered with interviews, discussions and testimonials. An actual result suggests that there is a low level of use of these technologies, which are directly linked to lack of Management and Governance of Information Technology tools. The conclusion shows that the use of these tools will result in greater participation, digital inclusion and improved learning.

KEY-WORDS: Technology. Touchscreen. Implantation. Educational environment. Methodology.

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia é fruto do desenvolvimento humano e acompanha sua trajetória desde os tempos mais remotos do nascimento e renascimento do pensamento crítico e das revoluções que transformaram a pesquisa e as ferramentas de trabalho e de produção. Desde os ideais iluministas, que trouxeram novamente os conceitos da razão para a investigação, a sociedade caminha a passos largos nessa trajetória, sobrevindo aí...

Get Full Access

Gale offers a variety of resources for education, lifelong learning, and academic research. Log in through your library to get access to full content and features!

Access through your library

Copyright: COPYRIGHT 2016 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies

Source Citation

Gale Document Number: GALE|A505217293

Detalhes 19 de Junho de 2020 às 18:06

A suspensão das aulas presenciais nas redes públicas e particulares de educação, imposta pela quarentena nesta pandemia de Covid-19, aumentou o uso de ferramentas voltadas ao ensino remoto. Para alguns, ainda é preciso adaptar-se às tecnologias ou mesmo conseguir acesso. Para outros, o desafio está em aprender como explorá-las com mais eficácia. Diferenças a parte, o fato é que o universo digital apresenta uma infinidade de possibilidades, que vão muito além das páginas especializadas em educação, quando o assunto são recursos que ajudam a ampliar o conhecimento e a potencializar o processo de ensino-aprendizagem, mesmo que a distância.

Os podcasts - arquivos digitais de áudio transmitidos via internet - estão em alta entre os brasileiros e registraram aumento de 67% no consumo, em 2019, segundo pesquisa da plataforma de streaming Deezer. Essa mudança de hábito também favorece a rotina de estudos, já que se torna mais uma ferramenta de acesso à informação. “Os podcasts estão em toda parte atualmente: nos portais de notícias da grande imprensa, nas páginas de autoridades e especialistas em diferentes assuntos, e até mesmo empresas e instituições aderiram ao formato para levar informação de seu nicho de atuação para o público que deseja impactar. Então, quando estiver estudando um determinado tema, vale procurar nos buscadores de internet e, principalmente, nas plataformas de áudio, como o próprio Deezer e o Spotify, para verificar os podcasts existentes sobre o assunto e experimentá-los, avaliar diversos aspectos como a usabilidade, funcionalidade, forma de acesso e até o layout ”, especialista Daniela Picolo, docente do Senac Bertioga

Outro movimento importante observado atualmente no que se refere a conteúdo digital é o crescimento na audiência das lives – termo em inglês utilizado para programas ou eventos transmitidos em tempo real, normalmente pela TV ou internet. Popularizado na quarentena pelas apresentações musicais de artistas, o formato vai muito além disso e pode trazer boas contribuições para o processo de estudo. “Essas transmissões podem trazer discussões de assuntos diversos e oferecem um amplo leque de possibilidades. Aproveitar a onda para acessar conteúdo dessa natureza pode ser uma boa opção para quem estuda em casa”, sugere Daniela. “Mas é importante ficar de olho na credibilidade e veracidade do conteúdo, ou seja, confie no conteúdo de lives apresentadas por especialistas e/ou em canais reconhecidamente sérios”, alerta.

Quais recursos tecnológicos e digitais podemos utilizar para produzir a registrar as práticas artísticas na linguagem teatral?

Os recursos de tecnologia digital, como câmeras, celulares e computadores são os mais utilizados para acessar, apreciar e compartilhar as artes, principalmente o teatro.

Quais recursos tecnológicos e digitais podem utilizar?

6 recursos tecnológicos para usar em sala de aula.
Conteúdos em nuvem. ... .
Soluções digitais de leitura. ... .
Plataformas de ensino adaptativo. ... .
Aplicativos de estudo. ... .
Bancos de materiais. ... .
Projetores..

Quais as tecnologias e recursos digitais que você conhece para acessar apreciar produzir registrar e compartilhar práticas e repertórios musicais?

Dentre as tecnologias digitais que tem-se acesso para apreciar,produzir registrar,compartilhar e praticar o repertório musical, pode-se citar: spotify; deezer; Korg Module Le.

Quais são os recursos tecnológicos?

No contexto escolar pode-se citar como recursos tecnológicos o computador, a internet, a televisão, o rádio, reprodutores de vídeo, materiais impressos e as tecnologias convencionais que não são novas, como retroprojetores e outros, que ainda podem ter utilidade pedagógica na escola.

Toplist

Última postagem

Tag