Quais os principais critérios para divisão de um espaço geográfico?

Geografia

O mundo habitado pelos seres humanos, no qual eles se organizam e produzem modificações, é o espaço mundial, um espaço amplo que inclui áreas ou regiões muito diferentes entre si.

Como dividir (regionalizar) esse mundo, para melhor estudá-lo e organizá-lo?

Quando observamos o mapa-múndi, vemos que quase toda a superfície da Terra está regionalizada em Estados-nações. Algumas áreas inóspitas, como a Antártica, ainda não foram divididas em países, mas se tornaram áreas de influência de outros países para pesquisas científicas. Essas áreas despertam interesse em vários países do mundo, pela possibilidade de conter matérias-primas como jazidas de petróleo.

Podemos dizer que existem no mundo, aproximadamente, duzentos países, alguns extensos como o Canadá, a China, a Rússia, os Estados Unidos da América e o Brasil, e outros pequenos, como Uruguai, Portugal, Japão e Bélgica e, ainda, os muito pequenos, como Mônaco, Vaticano e Cingapura.

Para estudar o mundo, é comum regionalizá-lo, ou seja, dividi-lo em regiões que tenham características importantes em comum. Para isso, é preciso estabelecer critérios de divisão.

Apesar das diferenças culturais, econômicas, políticas e sociais, sempre existem alguns traços comuns que permitem classificar os países em grupos ou conjuntos regionais.

Os critérios mais utilizados são aqueles que dividem o espaço mundial:

  • em continentes;
  • de acordo com as paisagens naturais;
  • de acordo com o tipo de industrialização desenvolvida pelos países;
  • em países ricos e pobres;
  • de acordo com as grandes associações econômicas e comerciais (blocos regionais ou econômicos);
  • de acordo com a cultura dos povos.

As formas de regionalizar o mundo com base em fatores físicos ou naturais são as divisões por continentes e por paisagens naturais. Ambas se baseiam na natureza, e não na sociedade, porque consideram os elementos naturais como elementos diferenciadores.

Quais os principais critérios para divisão de um espaço geográfico?
Deserto do Atacama no Chile, uma das regiões mais secas do mundo.

A separação da Europa e da Ásia, por exemplo, utiliza critérios étnicos/culturais (forma de colonização, etnias) e critérios de natureza geológica (Montes Urais separando a Rússia asiática da Rússia europeia e o Cáucaso, que separa essa região citada da Ásia).

Os continentes originaram-se, de acordo com a história geológica da Terra, da divisão da superfície terrestre em partes líquidas (oceanos e mares) e partes sólidas (continentes e ilhas).

As paisagens naturais, como a zona temperada, o mundo tropical ou as áreas desérticas, foram criadas pela dinâmica natural: a circulação atmosférica, as relações do clima com o relevo e os solos e a própria distribuição ou regionalização climática.

De acordo com o nível de desenvolvimento, os países também podem ser reunidos em dois grandes grupos: países desenvolvidos (Norte rico) e países subdesenvolvidos (Sul pobre).

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também:

  • Distribuição da População Mundial
  • Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos
  • Países Emergentes
  • País Populoso e País Povoado
  • Teoria dos Mundos

Assuntos relacionados:

Resumo sobre a regionalização e o conceito de região.

O primeiro ponto para entender a regionalização é lembrar do significado da palavra região. Segundo o Dicionário Aurélio Século XXI, a região é um..:

“Território que se distingue dos demais por possuir características (clima, produção, etc.) próprias”.

A região, que para a geografia vai além de uma simples palavra, comportando-se como um conceito geográfico, e portanto, sendo elementar para o estudo do espaço geográfico.

A palavra região é derivada do latim regere que originou palavras como regência, regra e entre outros. Segundo Gomes (2003), nos tempos do Império Romano adotava-se o termo regione para áreas que possuíam uma administração local subordinadas às regras gerais e políticas de Roma.

Ao longo do tempo, após a queda do Império Romano, a Idade Média reforçou o caráter administrativo das unidades regionais por relações de poder e domínio. Durante o Estado moderno na Europa com o absolutismo, a região também foi mantida como unidade administrativa como forma de controle do aparato estatal.

De forma resumida, o conceito de região possui três princípios fundamentais. Os dois primeiros são utilizados no nosso cotidiano, como o de localização (ponto, lugar, área) e o de extensão (tamanho, alcance…). Por exemplo, como uma região montanhosa (local com montanhas) ou como região da cidade de São Paulo (como extensão).

Já o terceiro princípio, é a região como unidade administrativa, cuja divisão regional tem a finalidade de exercer a hierarquia e o controle na administração dos Estados. Como por exemplo, a região administrativa de SP.

Retornando ao conceito de regionalizar, podemos considerar que o ato de “regionalizar” é simplesmente dividir ou classificar uma região (ou espaço geográfico) a partir de critérios específicos, através de características semelhantes ou diferentes para delimitá-las. Em outras palavras, é como se a regionalização fosse organizar o mundo e os diferentes locais em que vivemos por critérios específicos.

Em cada regionalização, usa-se um ou mais critérios dependendo da necessidade de tal regionalização. Por exemplo, pode-se regionalizar pelo critério natural a partir do clima, do relevo, da vegetação com a intenção de identificar as regiões com o mesmo ou diferentes climas, relevo ou vegetação. Assim como, também pode-se regionalizar uma região pelas características históricas e econômicas.

O que definirá o critério da regionalização será justamente a finalidade (o motivo, , razão, a causa…) da divisão regional. Entre as mais comuns finalidades são para fins de fiscalização, preservação, política pública, administração ou para estudos.

Por fim, também é importante entender que é comum haver novas regionalizações, justamente pela constante transformação do espaço geográfico.

Exemplos mais comuns de regionalização mundial

Listamos a seguir alguns dos milhares exemplos de critérios mais comuns utilizados na regionalização mundial:

1. Regionalização por continente

Quais os principais critérios para divisão de um espaço geográfico?

2. Regionalização entre países norte (desenvolvidos) e sul (subdesenvolvidos).

Quais os principais critérios para divisão de um espaço geográfico?

3. Regionalização por culturas (ocidental, oriental…)

Quais os principais critérios para divisão de um espaço geográfico?

4. Regionalização pela zonas climáticas

Quais os principais critérios para divisão de um espaço geográfico?
Cálido = quente
Templado = temperado

5. Regionalização pela disponibilidade hídrica

Quais os principais critérios para divisão de um espaço geográfico?

6. Regiões metropolitanas

Quais os principais critérios para divisão de um espaço geográfico?
Região metropolitana de SP

Leia também: A regionalização do Brasil (em breve)

Referências e consultas bibliográficas

GOMES, Paulo César da Costa. O Conceito de Região e sua Discussão. In: Iná Elias de Castro, Paulo César da Costa Gomes, Roberto Lobato Corrêa (Org.) Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 50 – 73.

Quais são os critérios utilizados para a divisão do espaço geográfico?

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidriografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias), ...

Qual é o principal critério para regionalizar o espaço geográfico?

A posição geográfica é um dos principais critérios para regionalizar o Espaço Geográfico. Isso quer dizer que a divisão das regiões pode ser feita com base na posição geográfica de uma determinada região. No Brasil, por exemplo, o IBGE definiu as seguintes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Quais são os principais critérios utilizados para desenvolver uma regionalização?

Os critérios que definem a regionalização podem ser escolhidos de acordo com os objetivos ou os interesses de quem a propõe. Podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou, ainda, uma composição de vários desses aspectos.

O que é o critério geográfico?

O primeiro é o critério geográfico. Temos as divisões por continentes.. ... Pelo critério geográfico, temos a América do Norte, do Sul e Central. Pelo critério socio-cultural, temos a América Latina e a América Anglo-saxônica.