Quais foram os principais objetivos da OTAN e do Pacto de Varsóvia?

  1. Home
  2. Manual do Enem
  3. Geografia
  4. OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte

Geografia - Manual do Enem

 -  Última atualização: 29/7/2022

Índice

Introdução

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada durante a Guerra Fria e consiste em uma aliança intergovernamental militar entre os países do bloco capitalista. 

Essa organização tinha por objetivo principal que seus países membros fornecessem apoio e defesa militares uns aos outros.

Em sua data de origem, no ano de 1949, faziam parte da OTAN 11 países:

  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Bélgica;
  • França;
  • Itália;
  • Dinamarca;
  • Islândia;
  • Noruega;
  • Portugal;
  • Luxemburgo;
  • Reino Unido.

Até o final de 1999, outros seis países passaram a fazer parte dessa organização:

  • Grécia;
  • Turquia;
  • Alemanha Ocidental;
  • Polônia;
  • República Tcheca;
  • Hungria.

Hoje, 28 países integram a OTAN. 

Em inglês, a sigla da OTAN é NATO (North Atlantic Treaty Organization). A atual sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte fica hoje em Bruxelas, na Bélgica

Contexto Histórico

Para entender o contexto da criação da OTAN é preciso refletir sobre a situação geopolítica no mundo durante a chamada Guerra Fria.

Com o fim dos conflitos da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética ganharam importância e força política e econômica. Entretanto, defendiam sistemas políticos extremamente distintos: enquanto os EUA despontavam como potência e líder do bloco de países capitalistas, a União Soviética, desde a Revolução Russa em 1917, adotava o sistema socialista. 

Foi nesse contexto que, logo após a Segunda Guerra Mundial, alguns países europeus capitalistas decidiram formar uma aliança que servisse para defender a Europa Ocidental. 

Em um primeiro momento, portanto, essa aliança foi feita apenas entre a Bélgica, França, Reino Unido, Luxemburgo e Holanda, no chamado Tratado de Bruxelas

Mais tarde, os Estados Unidos da América - devido a seu imponente poderio militar - foi incorporado ao projeto, junto a outros países, como Portugal, Itália e Canadá. Formou-se, assim, uma nova organização - a OTAN -, em 1949, composta por países do bloco capitalista e com o objetivo de fornecer defesa e apoio militar mútuo entre os países integrantes.

Características da OTAN

Pode-se destacar como principais características e objetivos da Organização do Tratado do Atlântico Norte:

  • defesa mútua e coletiva entre os Estados pertencentes à organização. Ou seja, quando um dos países é atacado, os outros devem agir militarmente em sua defesa;
  • integrar os países do bloco capitalista;
  • padronização e unificação das técnicas, métodos e sistemas dos aparatos militares dos países membros;
  • no período da Guerra Fria, conter o avanço do socialismo no mundo;
  • os representantes do Estados se reúnem com frequência para debater questões pertinentes aos interesses do bloco. 

O Pacto de Varsóvia 

Seis anos depois da criação da OTAN, em 1955, os países integrantes do bloco socialista se organizaram em uma frente com os mesmos moldes e objetivos que os da Organização do Tratado do Atlântico Norte: integração militar e apoio e defesa mútuos. Essa organização foi criada no Pacto de Varsóvia e acabou por ser fundamental na contenção das revoltas internas nos próprios países membros. 

Faziam parte do Pacto de Varsóvia:

  • União Soviética (URSS);
  • Polônia;
  • Hungria;
  • Albânia;
  • Romênia;
  • República Democrática Alemã;
  • Tchecoslováquia;
  • Bulgária. 

A OTAN, Pacto de Varsóvia e fim da Guerra Fria

Apesar da profunda bipolaridade que o mundo enfrentou durante a Guerra Fria, com países socialistas e capitalistas em constante conflito e altos investimentos nos campos militares em ambos os blocos, não houve batalhas diretas entre os países.

poderio militar dos EUA e da URSS eram tão gigantescos que impediram que o conflito se concretizasse, uma vez que as consequências seriam, sem dúvida, catastróficas.

A partir de 1980, o Socialismo entrou em crise e declínio. Após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria, o sistema capitalista foi alastrado pelo mundo. O Pacto de Varsóvia chegou ao fim e, por outro lado, a OTAN se fortaleceu. Sua função principal deixou de ser, portanto, a defesa militar e passou a ser a expansão do poderio dos países do bloco capitalista no mundo.

A OTAN pós-Guerra Fria

Se no princípio a OTAN tinha como finalidade a proteção militar e o combate à ameaça soviética e dos países aliados no Pacto de Varsóvia, com o fim da Guerra Fria a organização passou a assumir novas funções e a ampliar suas formas de atuação.

Em 1990, por exemplo, interferiu em um conflito em um Estado não-membro, a então Iugoslávia. Diante dos novos desafios globais, principalmente após a Guerra dos Balcãs, a intervenção militar na Líbia e o Atentado de 11 de Setembro, a guerra contra o terrorismo - incluindo ataques preventivos - têm sido de fundamental atenção para a organização.

Quais foram os principais objetivos da OTAN e do Pacto de Varsóvia?

Legenda: Mapa dos países membros da OTAN.

Referências

 DEIGHTON, Anne. A ampliação da Otan: uma perspectiva européia. In: Política Externa, V. 6 n. 4, 1998.

NIKOLAEV, Andrei. Será que a existência da Otan se justifica? Novosti - Agência de Notícias Russa.

Exercício de fixação

ENEM/2013

O papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) alterou-se desde sua origem em 1949. A Otan é uma aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual, por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo de manter a democracia, a paz e a segurança dos seus integrantes. No começo dos anos de 1990, em função dos conflitos nos Bálcãs, a Otan declarou que a instabilidade na Europa Central afetava diretamente a segurança dos seus membros. Foi então iniciada a primeira operação militar fora do território dos países-membros. Desde então ela expandiu sua área de interesse para África, Oriente Médio e Ásia.
(BERTAZZO, J. Atuação da Otan no Pós-Guerra Fria: implicações para a segurança nacional e para a ONU. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, jan.-jun. 2010 (adaptado))

Os objetivos dessa organização, nos diferentes períodos descritos, são, respectivamente:

A Financiar a indústria bélica – garantir atuação global.

B Conter a expansão socialista – realizar ataques preventivos.

C Combater a ameaça soviética – promover auxílio humanitário.

D Minimizar a influência estadunidense – apoiar organismos multilaterais.

E Reconstruir o continente devastado – assegurar estabilidade geopolítica.

Quais eram os principais objetivos da Otan e do Pacto de Varsóvia?

Os objetivos do Pacto de Varsóvia eram: a manutenção da presença militar soviética nos seus países satélites; estabelecer cooperação mútua entre os seus integrantes; e. contra-atacar caso houvesse algum ataque vindo de algum país da Otan contra algum integrante do pacto.

Quais são os principais objetivos da OTAN?

Quais são os objetivos da Otan? O objetivo da Otan, conforme disposto nos seus documentos oficiais, é garantir a liberdade e a segurança dos seus países-membros por meio de ações políticas e militares. O organismo deixa clara a sua função enquanto organização internacional voltada para fins de segurança.

Quais são os objetivos do Pacto de Varsóvia?

O Pacto de Varsóvia foi um acordo militar assinado entre as nações do bloco socialista no Leste Europeu na década de 1950. Esse pacto reforçava os laços entre as nações participantes, impondo que elas deveriam ajudar umas às outras em caso de uma guerra.

Quais as principais características da Otan e do Pacto de Varsóvia?

Se no princípio a OTAN tinha como finalidade a proteção militar e o combate à ameaça soviética e dos países aliados no Pacto de Varsóvia, com o fim da Guerra Fria a organização passou a assumir novas funções e a ampliar suas formas de atuação.