Quais emoções trabalhar na educação infantil?

Diariamente, as crianças transmitem diversos tipos de emoções. Mas nem sempre elas sabem como lidar com esses sentimentos durante a rotina, seja em casa, na escola ou com amigos. Por isso, os professores e os pais devem dedicar um período do aprendizado para ensinar os efeitos de cada uma na vida dos pequenos. Para deixar essa atividade mais fácil, listamos diversas brincadeiras para crianças.

Aqui, optamos por alternativas que podem ser aplicadas em qualquer ambiente, de um jeito prático e bastante divertido. Vale a pena conhecer as brincadeiras para trabalhar emoção e deixar esse momento do aprendizado mais tranquilo.  

1 - Olhando para o espelho

A primeira atividade é bem simples e não exige grandes investimentos. Ela é indicada para trabalhar tanto em casa como em sala de aula. O professor ou os pais devem colocar um espelho na frente do pequeno e pedir para ele fazer vários tipos de expressões. As mais comuns são: alegria, tristeza, raiva, timidez e calma. Em seguida, observe as expressões e peça para que a criança desenhe o formato que mais gostou ou aquele que foi mais desafiador.

Dessa forma, ela consegue conhecer detalhes do seu corpo. Você pode ainda ensinar outros tipos de emoções para a criança, como: admiração, adoração, alívio, ansiedade, calma, confusão, desejo, espanto, estranhamento, horror, satisfação, surpresa e tédio. Uma dica interessante é explicar para os pequenos quais são os significados de cada uma e de que forma eles podem influenciar em nossas relações, seja em casa, trabalho ou na própria escola.

2 - Mímica

A mímica é uma brincadeira clássica e ajuda a trabalhar as emoções dos pequenos. Além disso, ela traz outros benefícios interessantes, como: melhora a coordenação motora, ajuda na sociabilização, potencializa a expressão, aprimora a concentração e a imaginação.

Você pode pedir para uma criança escolher uma expressão e fazer uma mímica que representa o sentimento. Em seguida, os outros participantes devem adivinhar qual é o sentimento que está sendo compartilhado naquele momento. Sem dúvidas, a atividade será bastante interessante.

Leia também: Como melhorar as habilidades emocionais dos alunos com o mindfulness

3 - Pintura e música

A próxima atividade da nossa lista melhora a criatividade, traz bastante diversão para os pequenos e permite trabalhar as emoções de um jeito descontraído. Com a pintura, a criança pode criar vários tipos de emoções. Esse processo também pode ser feito com canetinha, lápis ou giz. Você pode conduzir a atividade e escolher uma tonalidade que expresse cada sentimento. Muita gente não sabe, mas a maioria das pessoas define tonalidades vibrantes e fortes para sentimentos positivos e as tonalidades mais escuras para os sentimentos negativos.

Neste momento, o mestre da brincadeira deve deixar os pequenos pintarem com autonomia e, em seguida, peça para que eles informem o que sentiu em cada pintura. A música também é outra alternativa interessante. O professor ou os pais podem colocar para tocar uma canção triste, alegre ou calma e pedir para os pequenos identificarem qual sentimento que ela representa. Quando a criança trabalha com música, ela melhora a criatividade, a coordenação motora, disciplina, entre outros benefícios.

4 - Tirar selfies

Uma das atividades preferidas entre os pequenos e os adultos também são indicadas para trabalhar as emoções. O simples ato de tirar selfie ajuda as crianças a entenderem os tipos de expressões que eles podem transmitir para as outras pessoas. Você deve pedir para o seu filho ou o seu aluno tirar selfie com vários tipos de emoções, como triste, com raiva, com medo ou com falta de paciência.

Em seguida, identifique cada expressão com os pequenos e mostre de que forma ela pode influenciar em suas relações com amigos, familiares, professores e colegas de escola. Aqui, desenvolvemos as melhores brincadeiras para trabalhar a emoção dos pequenos. O mais indicado é testá-las em seu dia a dia e buscar outras alternativas interessantes para surpreender as crianças diariamente.

Ouça nosso podcast Plantando Histórias: tem episódio exclusivo sobre a importância da saúde mental para os alunos com especialista da área!

* Este artigo foi desenvolvido pelo blog Tire a Sua Dúvida. Um portal que compartilha orientações interessantes com pais e professores para que eles possam ter um relacionamento mais próximo com as crianças.

Com atividades sobre sentimentos e emoções para educação infantil, você pode estimular de forma lúdica algumas habilidades socioafetivas que são muito importantes para seu pequeno.

O desenvolvimento emocional é fundamental para aprendermos a gerir melhor os nossos sentimentos, resolver conflitos pacificamente, agir com empatia e construir relações mais saudáveis ao longo da vida.

No entanto, é difícil para uma criança entender e controlar suas próprias emoções. Como qualquer outra habilidade, essas tarefas exigem prática. Por isso, as atividades sobre sentimentos e emoções para educação infantil são muito bem-vindas!

De forma lúdica e divertida, você pode ajudar seu pequeno a aperfeiçoá-las aos poucos e com os estímulos adequados para cada idade.

Foi pensando nisso que os especialistas do Kinedu criaram diversas atividades para todas as áreas do desenvolvimento infantil. Além disso, temos uma plataforma exclusiva para educadores!

Agora, que tal conferir 5 sugestões de brincadeiras com foco em habilidades socioafetivas? Veja!

Atividades sobre sentimentos e emoções para educação infantil

1. Identificando as emoções

Essa é uma atividade simples, mas muito rica para seu filho de 1 a 2 anos. Você só precisa de um livro de histórias! É isto mesmo: a leitura é uma das práticas que mais colaboram com o desenvolvimento das habilidades emocionais.

Por meio dela, as crianças têm contato com situações diferentes e conseguem experimentar os sentimentos dos personagens. Isso estimula também a empatia e a capacidade imaginativa.

Então, encontre um lugar para ler com seu bebê e enfatize os sentimentos dos personagens. Ajude-o a entender essas emoções citando situações em que ele se sentiu da mesma forma. Por exemplo: “Você se lembra de como também ficou feliz assim no parque ontem?”.

2. Como eles estão se sentindo?

Essa atividade pode ser feita com crianças de 1,5 a 2 anos. O objetivo é ajudar seu filho a desenvolver empatia. Aqui, você vai precisar de giz de cera e de imagens impressas de rostos com emoções básicas, como raiva, felicidade, surpresa, medo e tristeza.

Pegue as impressões e chame-o para brincar. É muito simples: com o giz de cera, ele pode pintar as imagens e decorar os rostos como quiser. Nesse processo, vá conversando sobre as emoções retratadas, por exemplo:

  • “Como você acha que essa pessoa está se sentindo?”;
  • “Você já se sentiu triste?”;
  • “O que fazemos quando estamos tristes? E felizes? E com raiva?”;
  • “Algum amigo seu já ficou triste?”;
  • “Como você pode ajudar um amigo que está triste?”.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil!

Aproveite para explicar algumas condutas positivas em relação aos sentimentos de outras pessoas, mostrando ao seu filho como podemos nos colocar no lugar de amigos e como agir diante disso.

3. Expresse e identifique sentimentos

Essa atividade também é indicada para crianças de 2 anos e tem como objetivo estimular a inteligência emocional. Ou seja, a habilidade de identificar, entender e lidar com as próprias emoções.

Esse é um momento excelente para isso! Afinal, com a chegada dos conhecidos “terrible two”, seu pequeno está começando a se descobrir como indivíduo e pode ter bastante dificuldade em lidar com seus sentimentos ou expressá-los corretamente.

Os materiais sugeridos são:

  • imagens impressas de rostos com diferentes emoções;
  • cartolina;
  • giz de cera;
  • cola.

Mostre as imagens dos rostos, ajude seu filho a colá-las na cartolina e, assim como na atividade anterior, converse bastante sobre cada um dos sentimentos retratados. Essa tarefa também ajudará no desenvolvimento da coordenação motora fina.

Depois, peça para que ele desenhe a emoção com a qual mais se identifica ou a que está sentindo no momento, estimulando assim que ele entenda seus sentimentos e os expresse.

4. Um pote de paz

Se seu filho já tem 3 anos, essa é uma atividade sobre emoções ótima para ajudá-lo a adquirir estratégias para relaxar e resolver conflitos! Você precisará de:

  • um pote com tampa;
  • glitter;
  • uma colher;
  • água morna.

Pegue o pote e peça para que seu filho despeje a água dentro dele com cuidado, sem enchê-lo completamente. Depois, ajude-o a colocar algumas colheres de glitter dentro, fechar a tampa e agitar o recipiente.

Explique para ele que nossos sentimentos e emoções são como o glitter: eles ficam flutuando e girando dentro da nossa cabeça, às vezes de maneira muito intensa e agitada. Depois, coloquem o pote em uma superfície plana e observem como o brilho começa a se estabilizar.

X

Então, diga que também devemos fazer isso. Quando temos sentimentos ou pensamentos muito bagunçados, como quando acontece uma crise de raiva, é uma boa ideia nos sentar calmamente e respirar por alguns momentos.

Da mesma forma, quando surge algum conflito, é melhor deixar as coisas se acalmarem antes de fazer alguma coisa.

5. Emoções escondidas

Essa é uma atividade indicada para crianças um pouco maiores, a partir de 4 anos. Isso porque ela trata de uma habilidade mais complexa: identificar emoções escondidas. Afinal, o que as pessoas expressam nem sempre reflete o que elas realmente sentem.

Você precisará de:

  • 4 fantoches simples (que tal aproveitar para criá-los com seu filho utilizando meias velhas?);
  • palitos de sorvete;
  • imagens impressas ou até mesmo desenhos feitos pelo seu pequeno expressando felicidade, tristeza, raiva e medo.

Cole as imagens ou os desenhos nos palitos de sorvete, colocando duas emoções opostas em cada palito. Por exemplo: na frente, um rosto feliz, e atrás, um chorando.

Depois de fazer todas as placas, você contará uma história usando os fantoches e, no meio da narrativa, pedirá para que seu filho coloque em frente ao rosto a placa que corresponde ao sentimento dos personagens.

Mas explique que ele terá que prestar muita atenção, pois às vezes eles tentam esconder o que sentem!

Contando a história

Este é o Max (mostre o fantoche). Max mora em casa com sua mãe e seu pai (mostre os fantoches). Max também tem uma irmã mais velha chamada Sara (mostre o fantoche).

Hoje é o aniversário de Max! Sua família preparou uma surpresa para ele: seu bolo favorito. A mãe diz: “Estou muito emocionada! Acho que o Max vai adorar a surpresa dele”. Como a mamãe está se sentindo agora? (Resposta: feliz).

Sara também estava animada, mas ela não queria que Max suspeitasse de nada. Ela falou para o irmão: “Max, sinto muito, não tivemos tempo de preparar seu bolo favorito”. O que Max está sentindo? (Resposta: tristeza). Como Sara realmente se sente? (Resposta: feliz).

A mãe acrescentou: “Procurei os ingredientes na loja, mas não tinha farinha! (resmunga)”. Que sentimento a mãe está mostrando agora? (Resposta: raiva). Como ela realmente se sente? (Resposta: feliz).

Max ficou um pouco desapontado ao ouvir isso, mas ele não queria que sua mãe e sua irmã se sentissem mal. Então ele respondeu: “Não se preocupem. Estou tão animado para brincar com meus amigos que não importa se eu não tenho bolo!”.

Como Max realmente se sente? (Resposta: triste). Que emoção ele expressa para sua mãe e sua irmã? (Resposta: feliz).

O papai estava na cozinha preparando o café da manhã. Max entrou e se aproximou da geladeira, dizendo: “Estou com muita fome. Acho que vou comer alguma coisa enquanto o café da manhã não está pronto”.

Max estava prestes a abrir a porta da geladeira, mas seu pai sabia que o bolo estava lá! Isso ia estragar a surpresa! Por isso, gritou com voz muito firme: “Pare! Você não deve comer nada antes do café da manhã! Espere na mesa”.

Como o pai está se mostrando agora? (Resposta: zangado). Como ele realmente se sente? (Resposta: com medo).

Quando todos terminaram o café da manhã, mamãe tirou o bolo da geladeira e o trouxe para a mesa. Sara, mamãe e papai gritaram: “Surpresa!”. Max deu um sorriso enorme e todos adoraram o bolo delicioso.

Como todos se sentem no final da história? (Resposta: felizes).

Depois da brincadeira, reflitam juntos sobre as emoções dos personagens e pergunte se seu filho sabe por que às vezes eles tentaram mostrar sentimentos diferentes do que sentiam de verdade.

Aproveite para conversar sobre o assunto, perguntando se ele alguma vez já escondeu suas emoções e por qual motivo fez isso. Você também pode dar exemplos seus.

Gostou das nossas dicas? Fazer atividades sobre sentimentos e emoções na educação infantil é muito importante para que o seu pequeno desenvolva habilidades socioafetivas e saiba lidar melhor com o que sente. Isso será útil para a vida toda!

Para conferir +1.800 atividades em todas as áreas do desenvolvimento infantil, baixe o app Kinedu!

Related posts:

  1. 7 atividades com formas geométricas para educação infantil
  2. Brincadeiras na educação infantil: saiba como planejá-las!
  3. Como reduzir as sonecas do bebê para uma por dia?
  4. Como estimular a coordenação visomotora das crianças?

Como trabalhar as emoções na Educação Infantil?

Como trabalhar as emoções na educação infantil?.
Conte histórias. Contar histórias para as crianças é a melhor forma de conversar sobre temas difíceis de modo lúdico e leve. ... .
Faça brincadeiras. ... .
Converse sobre as emoções. ... .
Estimule a empatia. ... .
Trabalhe as frustrações. ... .
Respeite as emoções..

Qual campo de experiência trabalhar as emoções?

Tema: Sentimentos e Emoções Campo de experiências da BNCC: O eu, o outro e o nós Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos…

Como trabalhar as emoções de forma ludica?

Brincadeiras para trabalhar as emoções.
Pote das emoções. Entre as brincadeiras que exploram habilidades socioemocionais, o pote das emoções faz muito sucesso! ... .
Termômetro das emoções. ... .
Mímica. ... .
Desenhos. ... .
Fantoches e bonecos. ... .
Espelho da emoção. ... .
Copo das emoções..

Como trabalhar a caixa das emoções na Educação Infantil?

Modo de fazer Sugerimos inicialmente apresentar contos às crianças. Sempre ajuda a assimilar melhor a relação entre cores e emoções. Assim, amarelo-alegria, azul-tristeza, cinza-medo, verde-calma e vermelho-raiva. Após relacionar cor e emoção, trabalhe o pote das emoções.

Toplist

Última postagem

Tag