Quais dificuldades os surdos enfrentam ao longo da vida

Os surdos enfrentam problemas pessoais, sociais e profissionais ao longo da vida. Além disso, ainda passam pelo processo de se adaptar ao uso de aparelho auditivo ou implante coclear e aprender Libras.

Sabendo dessas etapas delicadas que todos os surdos passam, independente do grau de surdez (leve, moderada, severa ou profunda), a Sonora Web preparou esse conteúdo com o intuito de esclarecer o assunto, apresentando maneiras de ajudar não só os surdos, como também todos que queiram aprender mais sobre para entender as dificuldades que passam e poder ajudar de alguma forma!

Aparelhos auditivos e implante coclear

Inícios de tratamentos costumam ser uma tortura para quem já quer resoluções rapidamente e quer grandes resultados de imediato. A questão é que, diferente dos óculos, os aparelhos auditivos e implantes cocleares não fazem com que o usuário passe a ouvir tudo perfeitamente simplesmente ao colocá-los! 

Por desinformação de algumas pessoas, essas acreditam que usando o aparelho e os acessórios para aparelho auditivo o surdo passa a ouvir perfeitamente! O problema é que não é bem assim. É preciso aprender a lidar com essa questão para não sofrer danos emocionais e tentar encontrar uma maneira de explicar sobre as suas limitações. 

Outro ponto é identificar com ajuda de especialistas qual seria o tratamento mais adequado para o caso, avaliando qual aparelho auditivo comprar e procurar dicas para comprar acessórios para aparelho auditivo

Interação com outras pessoas

Quem tem que lidar com a surdez sabe o quão difícil é tentar socializar com amigos, parentes, colegas de classe ou de trabalho – principalmente em ambientes com muita movimentação, barulho e pouca iluminação. 

Isso sem falar das ocasiões que várias pessoas estão falando ao mesmo tempo e fica impossível tentar acompanhar o que estão falando por leitura labial e interpretando os gestos. 

Esses são motivos que podem levar muitas pessoas que passam por isso ao isolamento e exclusão social! Mas, essa não é a saída. 

O melhor é procurar entender que o problema não é você e sua companhia não é desagradável e nem um fardo. Para reagir, tome atitude de marcar pequenas reuniões com pessoas mais próximas e tenha o controle da situação mostrando que você deseja se comunicar por meio de gestos, dando opiniões e pedindo que lhe expliquem o que está acontecendo. 

Amigos de verdade que te amam irão se esforçar o suficiente para te ajudar nessa missão! 

Aprendizado

Aulas na fase escolar, cursos técnicos e de outras línguas são um desafio e tanto para pessoas surdas – ainda mais quando os professores não têm empatia e não se esforçam nem um pouco para facilitar as coisas. 

Sendo assim, você deve deixar de estudar? Claro que não! Você deve procurar recursos úteis para você com sistemas que podem te ajudar a entender melhor às aulas. Outra forma muito eficiente é pedir recomendações dos professores e coordenadores para encontrar livros sobre as matérias do cronograma! 

Não fique com dúvidas e nem deixe acumular matérias. Sempre há um jeito de aprender! 

Como a Sonora Web pode te ajudar?

A Sonora Web é uma empresa especialista em acessórios e pilhas para aparelho auditivo, além de disponibilizar protetores de cera, baterias para implante coclear e equipamentos para laboratório. 

Estamos há anos no mercado, tendo toda a estrutura para te proporcionar a melhor experiência comprando produtos para aparelhos auditivos online! 

Se você não sabia pilha para aparelho auditivo onde comprar, agora já sabe. Entre em contato conosco para fazer orçamento de nossos produtos – como a bateria de implante coclear preço – ou esclarecer suas dúvidas. 

Estamos a disposição para atendê-lo! 

Quais dificuldades os surdos enfrentam ao longo da vida
Gabriel Jabur/Agência Brasília/Creative Commons

Mais de 4 milhões de estudantes tiveram que pensar sobre as dificuldades da inclusão educacional de pessoas com deficiência auditiva no Brasil. O assunto foi tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado neste domingo (5). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a escolha do assunto foi uma forma de estimular o debate sobre as necessidades que essas pessoas têm ao longo de sua trajetória escolar e sinalizar para toda a sociedade a importância das políticas inclusivas.

Os textos motivacionais, usados para dar uma base para os candidatos escreverem a dissertação, traziam informações sobre as leis brasileiras que garantem Educação para todos os cidadãos, mas ponderavam mostrando que o acesso ao sistema educacional e ao mercado de trabalho ainda é precário.

Quais dificuldades os surdos enfrentam ao longo da vida
Prova de redação do Enem 2017 / Reprodução

A escolha de falar sobre uma deficiência única, e não de deficiências de forma geral, mostra que é preciso pensar na diversidade existente dentro do público com necessidades específicas e que pensar em inclusão como algo único não é o bastante.A comunicação, por exemplo, é um dos grandes desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva. Dessa dificuldade surgem os problemas de evasão escolar e baixo acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho. E quando se fala em comunicação, é preciso pensar na importância da Língua Brasileira de Sinais (libras), reconhecida como segunda língua oficial no país desde 2002 de acordo com a lei 10.436/2002.

Mas, neste ponto, surgem duas novas questões. A primeira é que muitas pessoas que usam libras não se alfabetizaram em Língua Portuguesa. Por isso, não sabem ler ou não conseguem entender cem por cento o contexto de materiais escritos. É aqui que entra a importância de iniciativas como a videoprova usada pelo Enem para o público surdo. Cerca de 1600 candidatos tiveram acesso a um computador com vídeos traduzindo para libras os textos, perguntas e alternativas da prova, em conjunto com o caderno de questões impresso.

A segunda questão é que a disseminação da libras não é suficiente para incluir os surdos no sistema educacional, porque nem todos utilizam a língua. Algumas pessoas, por exemplo, usam leitura labial, aparelho auditivo ou implante e precisam de outras estratégias para se expressarem e se comunicarem.

Essa consciência é importante para que as escolas não pensem em soluções únicas na hora de fazer a inclusão. "Quando falamos da Educação para pessoas surdas, logo associamos à disponibilidade de intérpretes de libras. Mas nem toda pessoa surda conhece a língua", diz Aline Santos, coordenadora do projeto Diversa, uma plataforma colaborativa criada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) que pensa a Educação inclusiva na prática e pode ser usada para professores compartilharem dúvidas e experiências sobre inclusão. Segundo Aline, é preciso entender como as pessoas surdas se comunicam para então poder pensar na diversificação das estratégias de aprendizagem.

Iniciativas inclusivas garantem Educação para todos

"O que a gente faz para os surdos, a gente entrega para outras pessoas", diz Aline, que destaca a importância da inclusão em escolas regulares, e não em instituições exclusivas para pessoas com a deficiência. Quando uma escola repensa as ferramentas de ensino para pessoas com deficiência, ela deve considerar também que algumas iniciativas são úteis e importantes para os outros alunos. "A libras, por exemplo, pode ser usada como estratégia de comunicação e de expressão por outras crianças que têm dificuldade de oralização, como as que têm autismo, por exemplo", diz a especialista.

A mesma lógica funciona para os recursos visuais, que podem auxiliar outras crianças. Escrever na lousa ou disponibilizar imagens pode complementar o aprendizado daqueles que não escutam. É importante também que os professores estejam atentos à estrutura da sala e à sua própria postura. "Quando o professor fala de costas, virado para o quadro, aquele aluno que faz leitura labial sai perdendo. Distribuir a classe de forma que todos se vejam aumenta a possibilidade de interação de toda a turma", diz Aline.

Quando se pensa nessa variedade, fica mais fácil planejar estratégias mistas, como o uso de um vídeo com tradução para libras e também com legenda. É importante pensar nessa mutualidade. "Tudo que é sonoro, precisa de um recurso visual complementar. O sinal da escola é apenas um barulho, então é necessário algo visível para sinalizar que a aula terminou ou começou", explica Aline.

Mesmo que a escola tenha uma série de estratégias, fica difícil antecipar todos os recursos para acolher os alunos surdos. "A escola só vai saber o que o aluno precisa quando ele chegar, porque cada pessoa tem uma especificidade", diz Aline. Por isso, é tão importante ter um canal aberto e uma disposição para acolher e incluir. "Só o convívio vai dizer. E a pessoa precisa participar da construção. Não é fazer algo por elas, é fazer com elas. É importante estar aberto, inclusive para errar e depois consertar os erros", diz.

A importância do tema do Enem

Citado nos textos motivacionais, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), órgão ligado ao Ministério da Educação, afirmou que a escolha do tema em uma prova como o Enem representa uma conquista. "A dificuldade que muitos estudantes relataram em abordar a questão na redação só reforça a necessidade de se debater publicamente a inclusão e o acesso das pessoas surdas a uma Educação de qualidade, à cidadania plena", disse o diretor geral, Marcelo Cavalcanti.

Para Aline Santos, da Diversa, essa é uma maneira de tirar a invisibilidade do assunto e fazer a sociedade encarar que as pessoas com deficiências são sujeitos integrais que podem ser o que quiserem, desde que haja igualdade de oportunidades em diferentes setores.

Quais são os desafios dos surdos?

Os depoimentos obtidos, analisados à luz dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, apontam como principais desafios para a formação de pessoas surdas: a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular obrigatória na educação básica, a formação docente, o despreparo institucional, a ...

Quais as principais barreiras que as pessoas surdas enfrentam?

Dentre eles, estão: a falta de preparo dos profissionais da saúde para atender um paciente surdo e suas consequências; a falta de intérpretes de LS e os problemas relacionados a este serviço; a falta de acesso aos serviços e informações relativas à prevenção de doenças; e as preferências comunicacionais das pessoas ...

Quais as dificuldades enfrentadas ainda hoje para a educação de surdos?

Atualmente percebe-se um grande impasse por parte da criança surda ao ingressar na escola, principalmente no processo inicial decorrente de diversos fatores como: limitações pessoais, o conhecimento parcial da língua pela qual se comunica (LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais), o preparo não adequado dos professores e ...

Qual a maior dificuldade de um deficiente auditivo?

Preconceito. Essa é, sem dúvidas, a maior barreira que deficientes auditivos enfrentam no trabalho. Por sofrerem com a perda auditiva, eles acabam sendo rotulados como incapazes e vulneráveis, tanto pelos colegas de trabalho quanto pelos chefes.