Quais as principais diferenças entre o modo de produção artesanal a manufatura?

Quais as principais diferenças entre o modo de produção artesanal a manufatura?

Qual a diferença entre artesanato, manufatura e indústria moderna?

Artesanato é o estágio mais antigo de produção de bens elaborados a partir da transformação de matérias-primas. O artesão geralmente é autônomo e faz sozinho todo o serviço, que é personalizado. A manufatura é um estágio intermediário entre o artesanato e a indústria, já com uma divisão social do trabalho (divisão de tarefas entre os funcionários) e uso de máquinas mais simples. A indústria moderna tem uma enorme divisão social do trabalho, com especialização dos trabalhadores, e a produção é norteada pelo ritmo das máquinas, além de ser uma produção em série e padronizada.






Geografia

A especialização dos indivíduos nasce com a sociedade moderna e urbana. Afinal, o camponês do período medieval, para produzir o necessário para seu consumo e subsistência, dependia de sua habilidade e técnica com as ferramentas à disposição.

Esse momento histórico marca uma sociedade em que cada indivíduo, apesar da interdependência social, é o principal responsável por produzir o que vai consumir.

Nesse período, dada a autossuficiência da sociedade, a primeira forma de organização da produção foi o artesanato, em que o artesão era o dono dos meios de produção (instalações, ferramentas manuais e matéria-prima), realizando todas as etapas do processo de produção.

Com o passar do tempo, e principalmente devido ao crescimento populacional que gerou o aumento do consumo, o trabalho artesenal foi dando lugar a outras formas de organização da produção.

Quais as principais diferenças entre o modo de produção artesanal a manufatura?
Artesanato – Renda de bilro.

A partir do século XV, com o surgimento de novos mercados, resultado da expansão marítimo-comercial e do surgimento de novos polos de produção, a necessidade de expandir ainda mais a produção levou ao surgimento da manufatura.

Nesse sistema produtivo, o artesão perde o controle de suas ferramentas e passa a trabalhar para o comerciante, que tem interesse em incentivar a produtividade para elevar seus ganhos.

Quais as principais diferenças entre o modo de produção artesanal a manufatura?
Manufatura – Indústria Têxtil.

Na segunda metade do século XVIII, o processo de Revolução Industrial levará à substituição da manufatura pela maquinofatura.

A maquinofatura (fábricas) é o sistema de produção que cria espaços de trabalho onde o artesão se torna obsoleto e é substituído por um novo tipo de trabalhador: o operário; este tem a necessidade de vender sua força de trabalho nas cidades como forma de garantir sua sobrevivência, submetendo-se ao trabalho industrial, cujo ritmo passa a ser determinado pela máquina.

Quais as principais diferenças entre o modo de produção artesanal a manufatura?
Maquinofatura – Produção de autopeças.

É importante salientar que, nesta primeira fase da Revolução Industrial, as transformações tecnológicas ocorreram dentro do âmbito da linha de produção, sendo o operário o principal responsável por cuidar das máquinas, embora não fosse ele o seu dono. Dessa forma, consolidou-se a separação entre trabalho e meios de produção.

A Revolução Industrial, em suas várias etapas, concretizou o sistema capitalista, que predomina em nossos dias.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também:

  • Consequências da Revolução Industrial

Assuntos relacionados:

Qual a diferença entre produção manufatureira e industrial?

Manufatureira: ocorre especialização da mão de obra, os trabalhadores sao muitos e usam as ferramentas dos seus “patrões”, a produção é enxuta. Industrial: uso de máquinas e muito maior volume e velocidade de produção.

Qual a diferença da produção artesanal e manufatura?

Resposta. A produção artesanal - é o trabalho onde utilizamos a mão de obra , ou trabalho manual para mesclarmos a matéria - prima em produtos . ... A Maquinofatura - é o artesanato sendo produzido através de máquinas , novamente não precisando da mão de obra , apenas de alguém para coordena-las .

O que é a indústria Maquinofatureira?

A maquinofatura (fábricas) é o sistema de produção que cria espaços de trabalho onde o artesão se torna obsoleto e é substituído por um novo tipo de trabalhador: o operário; este tem a necessidade de vender sua força de trabalho nas cidades como forma de garantir sua sobrevivência, submetendo-se ao trabalho industrial, ...

O que é a indústria extrativa?

Indústrias extrativas – são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.

Quais são as etapas de uma indústria?

A evolução histórica da indústria pode ser reconhecida em três estágios: o artesanato, a manufatura e a maquinofatura.

O que é artesanato manufatura e indústria?

A diferença entre artesanato manufatura e industria moderna está no fato de que no trabalho artesanal o artesão criava uma peça ou objeto desde o início ao fim, enquanto que na manufatura havia a especialização e a divisão do trabalho em atividades manuais.

Qual a diferença entre artesanato e indústria?

Resposta: Artesanato - Manual, cada item e feito inteiro por uma só pessoa. Industrial- Uso de máquinas, produção em série, vários itens são produzidos ao mesmo tempo,por diferentes pessoas, cada uma especializada em uma parte da produção.

O que é o setor manufatureiro?

O termo pode se referir a uma determinada faixa de atividade humana que vai do artesanato à alta tecnologia, porém costuma ser utilizado com maior frequência para se referir à produção industrial, em que matérias-primas são transformadas, numa grande escala, em produtos acabados. ...

Como era o sistema manufatureiro?

O sistema manufatureiro ou manufaturas, como são chamadas, foram o sistema produtivo superior à produção artesanal e antes do sistema fabril, combinando a produção manual com equipamentos.

O que eram as manufaturas?

As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. ... Apesar de, assim como o artesanato, ser uma forma de produção não-industrial, a diferenciação de cargos existe apenas na manufatura.

Qual o setor conhecido como o que abrange todas as atividades industriais de elaboração e manufatura de produtos?

O setor secundário da economia agrupa as atividades econômicas encarregadas da transformação de bens e recursos extraídos do meio natural (matérias-primas) em produtos elaborados. As atividades essenciais do setor são a construção e a indústria.

Quais são as atividades desenvolvidas no setor secundário?

O setor secundário transforma os bens primários em mercadorias e destina-as ao setor de comércio e serviços. O Setor Secundário da economia é o responsável pela transformação dos bens e matérias-primas advindos do setor primário em mercadorias, que são transferidas para a comercialização no setor terciário.

Qual setor da economia inclui a indústria?

A economia de um país pode ser divida em três setores, de acordo com o que é produzido. Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo.

Quem trabalha no setor quaternário?

O setor quaternário da economia é baseado nas atividades intelectuais associadas ao governo, cultura, bibliotecas, pesquisa científica, educação e tecnologia da informação. Inclui a pessoa que depende de pessoas associadas ao setor terciário e o profissional encarregado de um departamento ou seção específica.

O que é o quarto setor?

O Terceiro Setor são as Organizações Não-Governamentais (ONGs), muito atuantes nas últimas décadas. O Quarto Setor da economia (também chamado de 2,5) é formado por organizações com e sem fins lucrativos que tem propósitos maiores e que buscam gerar impacto positivo na sociedade.

Quais são os quatro setores?

A economia é distribuída em diferentes setores, sendo eles: setor primário, setor secundário e setor terciário. O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.

Quais são os setores do mercado?

  • Setores de mercado.
  • Moda.
  • Indústria.
  • Varejo de alimentos.
  • Alimentos e bebidas.
  • Saúde e cosméticos.
  • Atacado e Varejo.
  • Fornecedor Completo. Setores de mercado. Planejamento e consultoria. Eficiência energética.

Quais são os setores de produção?

São definidos didaticamente falando em três setores: setor primário, setor secundário e setor terciário. Assim, a economia de um país pode ser alavancada de acordo com os produtos por ela produzidos, modos de produção e recursos utilizados.

Quais são os setores terciários?

Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia, os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização).

Qual é o setor terciário?

O Setor Terciário é a área da economia que integra as atividades do comércio e da prestação de serviços.

Como é formado o setor terciário?

Em economia, o setor terciário corresponde às atividades de comércio de bens e à prestação de serviços. ... De fato, o terciário é constituído por atividades complementares aos outros setores (primário e secundário da atividade econômica).

Como é constituído o setor terciário nos países desenvolvidos?

Nos paises desenvolvidos o sector terciário mostra-se como o sector que emprega mais população, ou seja, a maioria trabalha nos serviços. Nos paises em desenvolvimento, a população vive, na sua maioria, à base da agricultura e pecuária, ou seja no sector primário e por vezes no secundário.

Quais são as características do setor terciário?

Por definição, esse setor é tido como aquele que produz os chamados bens “intangíveis” ou imateriais (os serviços), bem como o destino final dos bens produzidos pelos setores primário e secundário (o comércio). ... Mas a definição “comércio e serviços” para designar o setor terciário da economia é muito abrangente.

Qual a importância do setor terciário?

O setor terciário, conhecido por abranger as atividades de comércio de bens e prestação de serviços, demonstra expressiva relevância na economia brasileira, sendo que, há vários anos a composição do PIB tem participação expressiva deste segmento.

Qual a diferença entre produção artesanal e manufatura?

Manufatura: A manufatura é o ato de fragmentar o trabalho, enquanto um artesão tem conhecimento de todo o processo da peça que irá produzir, a manufatura consiste em um trabalho alienado, onde há um grupo de pessoas que tem a finalidade de produzir um grande número de peças.

Quais são as principais diferenças entre o artesanato e a indústria moderna?

O ato do artesão transforma uma matéria-prima em produto diferenciado, artesanal e em pequenas escalas. A indústria mecaniza o processo e faz esse mesmo produto em grande escala e em menor tempo. Um é trabalho manual, o outro, trabalho de uma máquina. Processos diferentes para fins parecidos.

Quais as principais diferenças entre a produção artesanal e a produção industrial?

Artesanal – o que é feito sem recurso a meios sofisticados ou a técnicas elaboradas ou industriais. Os alimentos industriais por sua vez, tem sua produção em larga escala. Além disso, com amplo uso de maquinário, com ingredientes de menor qualidade e aditivos, como conservantes e corantes.

Quais as principais diferenças entre artesanato e Maquinofatura?

Nesta perspectiva, o trabalho manual era dividido entre diferentes artesãos, pois cada um tinha uma função (costura, tingimento, acabamento). maquinofatura - foi representada pelo surgimento da Primeira Revolução Industrial. Neste caso, a maquinofatura surgiu com o uso de máquinas para a produção em massa.