Quais as principais características da Teoria Neoclássica da administração?

Seminário: As principais características da teoria neoclássica. Pesquise 840.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Seminário  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  10.348 Visualizações

Página 1 de 3

Características básicas da Teoria Neoclássica

A Teoria Neoclássica apresenta as seguintes características:

● Ênfase na prática da Administração: o foco nos aspectos práticos administrativos e suas considerações, e procura de resultados concretos e mais palpáveis, visa ações administrativas e seus aspectos instrumentais.

● Reafirmação relativa dos aspectos clássicos: foi uma reação à influência enorme e crescente das ciências social-comportamentais no campo da Administração, e em contraposição aos aspectos administrativos e econômicos que são estruturais e que envolvem as organizações. Um retorno às origens estruturando a Teoria Clássica, modernizando-a, dando-lhe amplitude e flexibilidade.

● Ênfase nos princípios gerais de administração: os neoclássicos estabeleceram normas do comportamento administrativo, e os princípios que os clássicos usavam como leis científicas são retomados como critérios maleáveis para busca de soluções administrativas.

● Ênfase nos objetivos e nos resultados: é em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada, como meio de avaliar seu desempenho. A Administração por objetivos é produto da Teoria Neoclássica.

● Ecletismo da Teoria Neoclássica: os autores neoclássicos absorveram o conteúdo de outras teorias administrativas e assim misturaram várias doutrinas administrativas, fundindo a teoria com o perfil e formação do administrador contemporâneo do século passado.

Princípios da administração neoclássica

Objetivos

1. Os objetivos da empresa e de seus departamentos devem ser claramente definidos e estabelecidos por escrito. A organização deve ser simples e flexível;

Atividades e Agrupamento de Atividades

2. As responsabilidades designadas para uma posição devem ser confinadas tanto quanto possível ao desempenho de uma simples função;

3. As funções devem ser designadas para os departamentos na base da homogeneidade no sentido de alcançar a operação mais eficiente e econômica;

Autoridade

4. Deve haver linhas claras de autoridade descendo do topo até a base da organização, e responsabilidade da base ao topo;

5. A responsabilidade e a autoridade de cada posição devem ser claramente definidas por escrito;

6. A responsabilidade deve ser sempre acompanhada de correspondente autoridade;

7. A autoridade para tomar ou iniciar ação deve ser delegada o mais próximo possível da cena de ação;

8. O número de níveis de autoridade deve ser o mínimo possível ;

Relações

9. Há um limite quanto ao número de posições que pode ser eficientemente supervisionado por um único indivíduo;

10. Cada indivíduo na organização deve reportar-se a apenas um único supervisor;

11. A responsabilidade da autoridade mais elevada

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

A teoria neoclássica da administração trata-se de um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que sugerem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração que tem como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.

Principais conceitos abordados na teoria neoclássica, destacam-se:

1. Ênfase na prática da administração

• Busca de resultados concretos;
• Formulação de conceitos de forma prática e utilizável;
• Foco na ação administrativa;
• Influência da cultura anglo-saxônica.

2. Reafirmação relativa das proposições clássicas

• Reação às ciências do comportamento;
• Retomada do legado da abordagem clássica;
• Ampliação e flexibilidade à teoria clássica.

3. Ênfase nos princípios gerais de gestão

• Estabelecimento de normas de comportamento administrativo;
• Retomada dos princípios gerais de planejar, organizar, dirigir e controlar;
• Crença de que os problemas de gestão são sempre os mesmos, independentemente do tipo e tamanho da organização.

4. Ênfase nos objetivos e resultados

• Premissa de que toda organização existe para atingir objetivos e alcançar resultados;
• O desempenho da organização deve ser avaliado com base nos objetivos e resultados.

5. Ecletismo nos conceitos

• Apesar de sustentar-se em conceitos da teoria clássica, os conteúdos de teorias mais recentes são absorvidos pelos autores neoclássicos.

O Nascimento da teoria Neoclássica

A conhecida teoria neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralização versus descentralização. Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que a descentralização proporciona.

Quem foi Peter Drucker?

Chamado Peter Ferdinand Drucker atuava como um consultor, escritor, acadêmico, era um notável economista e reconhecidamente chamado de “guru da administração” ainda que este apelido não fosse o seu favorito, pois sentia que o título poderia ligar ao charlatanismo.

Drucker foi um dos maiores pensadores do campo nos últimos tempos, colaborando com análises presentes e futuras a respeito da gestão de organizações durante os séculos 20 e 21.

Abordando temáticas que agora são ainda mais relevantes como a globalização e os benefícios da descentralização dentro das empresas que, ao promover a autonomia, ganham agilidade em seus processos.

Drucker, o pai da gestão moderna, viveu entre os anos de 1909 e 2005, quando partiu, e deixando influência em personalidades como Bill Gates, fundador da Microsoft. E antes de falecer, ele continuava ministrando aulas de ciências sociais na cidade da California.

A administração na visão de Peter Drucker

Em suas obras, o guru da administração, explica que Administração não é uma ciência, e sim uma prática que precisa ser alimentada por outras disciplinas (Economia, Filosofia, Matemática, História, etc.) para formar saberes úteis no dia a dia.

Contudo, ele reconhecia que, para administrar, não é imprescindível ter conhecimento sobre esse setor, embora a formação qualifique e melhore o trabalho do gestor.

A administração requer atenção e informações básicas referentes à legislação, aspectos jurídicos e a estrutura de uma empresa.

Conhecido como o guru da administração, Peter Drucker

Gostou do artigo? Inscreva-se, conheça os nossos cursos e continue nos acompanhando.

Quais as principais características da administração neoclássica?

A Abordagem Neoclássica é a Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas. Ênfase nos aspectos práticos da Administração. Pragmatismo (influência do espírito pragmático americano). Busca de resultados concretos e palpáveis.

Quais as características da abordagem neoclássica da administração Cite e comente?

Características da Teoria Neoclássica Ênfase nos objetivos e resultados: afirmavam que todas as funções da organização devem funcionar na busca pelos resultados para que a mesma seja considerada eficiente. Ecletismo, a teoria Neoclássica absorveu conteúdos de teorias administrativas mais recentes.

Quais são as principais características da Teoria Clássica da administração?

A teoria clássica caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. da eficiência das organização. A A C se dava pela racionalização do trabalho operário e do somatório das eficiências individuais enquanto a clássica, partia do todo organizacional para garantir a eficiência.

Quais são os principais objetivos da Teoria Neoclássica?

A Teoria Neoclássica aborda os meios na busca da eficiência, enfatizando os fins e resultados na busca de eficácia. Há um forte deslocamento para os objetivos e resultados.