Quais as partículas responsáveis pela condução da corrente elétrica nos compostos iônicos?

Moléculas e íons são partículas tão pequenas que não conseguimos enxergá-las. Conseguimos ver a matéria porque é uma agrupação de uma quantidade enorme de moléculas ou íons.

Fazemos a seguinte pergunta: quando dissolvemos uma substância, por que ela desaparece?

Dissolver é separar. Portanto, quando um composto é dissolvido, é separada molécula a molécula, íon a íon. Em outras palavras, a separação é feita em partículas tão pequenas que não mais enxergamos a matéria: por esse motivo, temos a impressão de que ela desapareceu.

TEORIA DE ARRHENIUS

Uma solução conduz corrente elétrica quando nela há íons livres (solução iônica).

COMPOSTO MOLECULAR

Considere um composto molecular no estado sólido: a sacarose (C12 H22 O11), por exemplo:

Compostos Moleculares Importantes

  • Glicose = C6H12O6
  • Etanol = C2H6O
  • Sacarose = C12H22O11

Quando dissolvida, molécula a molécula, não mais pode ser enxergada a olho nu.

Na molécula, não há ganho ou perda de elétrons. Essa solução é eletricamente neutra: não tem íons livres; portanto, não conduz corrente elétrica.

Os compostos moleculares não conduzem corrente elétrica no estado sólido, nem quando dissolvidos em água. Soluções ácidas são a exceção.

Ácido Importantes

  • HCl - ácido clorídrico (muriático)
  • H2SO4 - ácido sulfúrico
  • H3CCOOH - ácido acético (presente no vinagre)

Os ácidos são compostos moleculares que em solução aquosa liberam H+.

Os ácidos formam soluções iônicas, ou seja, geram íons livres, o que garante a condutividade de corrente elétrica.

COMPOSTO IÔNICO

Todo composto iônico é sólido nas condições ambientais.

Vamos tomar como exemplo o NaCl (sal de cozinha):

Ao dissolver o composto iônico em água, os íons são separados; ou seja, são gerados íons livres na solução (solução iônica) e, portanto, há condutividade de corrente elétrica.

Uma outra maneira de separar os íons é aquecê-los até que passem para o estado líquido (quando alcançam o ponto de fusão).

Fundir = aquecer até passar ao estado líquido

RESUMINDO

COMENTÁRIOS IMPORTANTES:

Se a solução conduz corrente elétrica é porque tem íons livres.

As possibilidades são:

  • 1. um ácido dissolvido em água (solução aquosa)
  • 2. um composto iônico (bases e sais) dissolvido em água ou fundidos.

Uma ligação entre íons ocorre com a transferência definitiva de elétrons, essa ligação é caracterizada pela existência de forças de atração eletrostática entre íons. A atração que existe entre íons negativos (ânions) e positivos (cátions) dá origem à ligação iônica.

Os compostos formados por ligações iônicas são denominados de compostos iônicos. Para exemplificar, vamos usar a ligação entre Na e Cl, você já sabe qual substância é formada pela junção desses dois elementos? É o sal de cozinha (NaCl), que recebe a denominação científica de cloreto de sódio, a reação que ocorre para a formação você confere agora.

O átomo de sódio (Na) não é estável, pois apresenta 1 elétron livre na camada de valência, a estabilidade só será atingida se ele perder um elétron, o que dará origem ao cátion Na+. O átomo de cloro (Cl-) por sua vez também não é estável, pelos mesmos motivos que o Na, e atingirá a estabilidade somente se ganhar um elétron, esse átomo dá origem ao íon Cl-.

Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática, mais conhecida como ligação iônica. Esse fenômeno químico acontece graças à regra: cargas com sinais opostos se atraem. Veja a equação:

Na+ + Cl-NaCl

Os compostos derivados da ligação iônica são denominados de compostos iônicos e possuem estrutura eletronicamente neutra.

Características dos compostos iônicos:

- Apresentam ponto de fusão (P.F.) e ponto de ebulição (P.E.) elevados, esta característica é explicada pelo arranjo cristalino destes compostos. O arranjo molecular de uma ligação está tão fortemente ligado que é preciso um intenso aquecimento para quebrar o arranjo do retículo cristalino, portanto, o ponto de ebulição se eleva.

- Os compostos iônicos são condutores de eletricidade, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. Há existência de íons nestes compostos e como estes possuem liberdade de movimento são atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.

- Compostos iônicos sólidos à temperatura ambiente apresentam temperatura a 25° C e pressão de 1 atm, e o melhor solvente para esses compostos é a água.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Compostos iônicos: definição e características principais"; Brasil Escola. Disponível em: //brasilescola.uol.com.br/quimica/compostos-ionicos-definicao-caracteristicas-principais.htm. Acesso em 08 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante

Mande sua pergunta

Quais são os responsáveis pela condução da corrente elétrica?

partículas responsáveis pela condução de corrente elétrica são os elétrons. O movimento ordenado dos elétrons é que caracteriza a corrente elétrica.

Como e a condutividade elétrica dos compostos iônicos?

Condução de corrente elétrica Os compostos iônicos não conduzem corrente na fase sólida (quando os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade.

Porque os compostos iônicos são condutores de corrente elétrica?

Conduzem corrente elétrica quando estão em solução aquosa (dissolvido em água), ou sob a forma fundida (líquida) pois os seus íons adquirem mobilidade para fechar o circuito e realizar a transferência de elétrons.

Quais são os compostos iônicos?

Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.

Toplist

Última postagem

Tag