Quais os maiores desafios da psicologia das organizações na atualidade?

  • Guilherme Fernandes Machado Nair Fernandes dos Santos / Ari Machado
  • Constância Tamyres da Silva Molinetti
  • Thamara Andressa da Silva Batista
  • Victor Felipe Ferreira Santos
  • Graciela Sanjuta Soares Faria

Palavras-chave: psicólogo organizacional e do trabalho; atuação do psicólogo; desafios profissionais; recursos humanos.

Resumo

O Psicólogo Organizacional e do Trabalho (POT) analisa o comportamento humano nas relações de trabalho, buscando manter a boa saúde mental dos trabalhadores, fazendo uma mediação entre os interesses empresariais e a qualidade de vida da equipe. É importante salientar que o capital humano passa grande parte de seu tempo desenvolvendo atividades relacionadas aos objetivos empresariais. As organizações, além de desenvolverem a capacidade técnica dos trabalhadores, estão implementando discussões, atividades que aliem o desenvolvimento humano, a prevenção e promoção da saúde mental do trabalhador. Neste cenário, justifica-se que a preocupação com a saúde mental dos trabalhadores se torna um fator de prioridade para a área de recursos humanos e a gestão das organizações, sendo assim, visando ampliar os recursos emocionais e interpessoais. Para suprir esta demanda, entra em cena o POT, que por meio de seus conhecimentos técnicos poderá contribuir com ferramentas sólidas para o desenvolvimento dos trabalhadores. O objetivo deste trabalho é descrever a atuação do POT no ambiente empresarial, assim como os desafios encontrados para desenvolver e desempenhar suas atribuições. Para dar conta do objetivo, a metodologia utilizada foi a realização de uma entrevista estruturada, aplicada de maneira remota e síncrona, com uma Psicóloga que atua em uma rede varejista de farmácias. Na coleta de informações, foi abordada a atuação do POT; os desafios profissionais encontrados; a interação com outras áreas não ligadas a saúde mental; a rotina de trabalho na área de gestão de pessoas e; conflitos pessoais e profissionais encontrados, além de como solucioná-los de maneira assertiva. Ademais, foi realizada a revisão bibliográfica do tema em livros e artigos científicos, para maior compreensão do assunto. Observou-se que apesar de ser uma área que propicie oportunidades de carreira, ainda são poucos os psicólogos atraídos para a área organizacional e do trabalho. O desconhecimento do trabalho desenvolvido e o fato de não desempenhar a psicoterapia clínica, são os principais fatores que afastam os psicólogos desta área. Outros resultados obtidos foram perceber a relevância do POT nas organizações e na gestão de pessoas, conhecer a rotina de trabalho, as relações interpessoais com equipes diversificadas, com base em comunicação adequada, que atinja todos os níveis da organização, reconhecer os desafios de aliar os interesses do negócio com a promoção da saúde emocional. Por meio disso, conclui-se que é de grande valia a contribuição do POT para as organizações, pois trazem benefícios e vantagens, tornando a relação entre organização e trabalhador mais humanizada e, por consequência, mais produtiva.

O psicólogo que trabalha com Recursos Humanos precisa estar atento às constantes mudanças que ocorrem dentro das organizações e também no mercado de trabalho. Para se adequar e estar preparado esse profissional precisa conciliar diferentes conhecimentos teóricos, se antecipar às necessidades da empresa e dos demais funcionários, além disso, é muito importante que o psicólogo se envolva com o negócio da empresa.

Que tal conhecer algumas das atribuições do psicólogo organizacional?

Recrutamento: O psicólogo identifica os candidatos e orienta os gerentes em suas dificuldades e dúvidas, de forma a garantir que o perfil seja o mais indicado para determinada função e esteja relacionado aos objetivos e política da empresa e à cultura da qualidade.

Treinamento: trata-se do desenvolvimento de capacitações a partir do levantamento de necessidades da empresa. Como meios de levantamento de necessidades, utilizam a administração de desempenho; as reclamações e sugestões de clientes internos e externos; o número de acidentes do trabalho; as solicitações das gerências para sanar alguma dificuldade em seu setor de trabalho etc.

Auditorias: auditorias são meios de detectar se as pessoas estão conscientes dos objetivos da qualidade, bem como é uma oportunidade para conversar e perceber as dificuldades enfrentadas pelos colaboradores no ambiente de trabalho.

Atividades motivacionais: são trabalhos referentes à formação de líderes, desenvolvimento de competências e realização de trabalho em equipe.

Segundo a psicóloga Rosana Marques da Silva “é indispensável ter em mente que se o psicólogo organizacional quiser conquistar e expandir seu espaço nas organizações deve empregar seus conhecimentos de psicologia como diferencial competitivo, sem se limitar a eles, pois enquanto profissional de Recursos Humanos tem que pensar em novas formas de fazer as coisas, em adquirir conhecimentos em outras áreas, em aperfeiçoar suas habilidades no trabalho com as pessoas e em agregar valor ao negócio e às atividades que desempenha”.

Conheça nossos cursos na área de Psicologia Organizacional:

Curso de capacitação em Recrutamento, Seleção, Treinamento e Acompanhamento de pessoal

Quais os principais desafios da psicologia organizacional?

Dentre os desafios que o psicólogo organizacional e do trabalho encontra em sua atuação profissional, estão a baixa remuneração, as más condições de trabalho, a carga excessiva de atividades e a interação com outros profissionais que não compreendem seu papel nas organizações.

Quais os maiores desafios encontrados na psicologia?

Quais são os desafios de estudar Psicologia?.
Conectar-se com as pessoas. ... .
Equilibrar empatia e distanciamento. ... .
Saber ouvir. ... .
Gostar de estudar teorias. ... .
Adquirir experiência. ... .
Manter-se atualizado. ... .
Lidar com a instabilidade financeira..

Qual a importância do psicólogo no contexto das organizações hoje?

O trabalho do psicólogo contribui muito para a melhoria dos processos de comunicação entre colegas e lideranças, para a redução da rotatividade de colaboradores, para o desenvolvimento de melhores relações interpessoais, além de favorecer a promoção da saúde mental.

Quais são os principais temas da psicologia organizacional?

Quais as áreas de atuação da psicologia organizacional?.
Recrutamento Pessoal. O processo de recrutamento está cada vez mais tecnológico e estratégico. ... .
Seleção de Pessoas. ... .
Treinamento de Pessoas. ... .
Diagnóstico Organizacional. ... .
Orientação profissional. ... .
Espaço físico e ergonomia. ... .
Diversidade Cultural..

Toplist

Última postagem

Tag