Quais as características das monarquias nacionais ou dos estados nacionais modernos?

Quais as características das monarquias nacionais ou dos estados nacionais modernos?

Os países começaram a ter uma estrutura semelhante a de hoje com o fim do feudalismo e a união entre rei e burguesia, sendo que a formação das Monarquias Nacionais ou Estados Modernos é consequência de tal estruturação. Vários países passaram por esse processo, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Vamos entender um pouco sobre cada um deles.

  • Portugal
  • Espanha
  • França
  • Inglaterra
    • Leia mais:

Portugal

O início da formação da monarquia portuguesa se dá com a expulsão dos Mouros na Guerra de Reconquista, ou seja, a guerra que tinha como objetivo expulsar os invasores árabes. Entretanto, foi durante a Revolução de Avis que se iniciou de fato a Monarquia. Essa revolução provocou a transferência do governo da dinastia Borgonha para a de Avis e esta foi responsável por uma grande expansão marítima, que culminou nas Grandes Navegações.

Espanha

O início da formação da Monarquia Espanhola também se deu com a Guerra de Reconquista. No período havia quatro reinos, sendo Castela e Aragão dois deles. O primeiro governado pelo rei Fernando e o segundo pela rainha Isabel. Os dois se casaram e então formou-se um Estado Nacional e também como em Portugal, teve início uma expansão marítima.

França

O processo de formação da monarquia francesa se iniciou com a unificação dos francos durante o governo de Clóvis e se consolidou efetivamente durante a Guerra dos Cem Anos, quando foi necessário constituir uma união para derrotar os ingleses e ainda mais quando o país venceu a guerra.

Inglaterra

O início da formação desta monarquia se deu quando os Normandos dominaram os anglo-saxões e teve continuidade até a criação do Parlamento. Contudo, se consolidou após a Guerra dos Cem Anos, que forçou, assim como na França, uma união do Estado, causando alterações econômicas e sociais.

Entretanto, a disputa por terras gerou um conflito entre duas famílias importantes, os Lancaster, representados por uma rosa vermelha, e os York, por uma branca. Portanto esse conflito, que durou de 1455 a 1485, foi nomeado de Guerra das Duas Rosas e seu fim caracteriza-se pela ascensão de uma nova dinastia ao poder, a qual estabelece o absolutismo inglês, a dinastia Tudor.

Quais as características das monarquias nacionais ou dos estados nacionais modernos?

A formação do Estado Nacional Moderno representou uma nova fase das relações comerciais de alguns países europeus e contribuiu para a centralização do poder político real.

Quais as características das monarquias nacionais ou dos estados nacionais modernos?
Luís XIV foi o símbolo real do Estado Nacional Moderno

Por Fabrício Santos

O Estado Nacional Moderno ou Antigo Regime consistiu em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. A partir do século XVI, a Europa Ocidental sofreu diversas transformações que promoveram o crescimento das cidades, das atividades comerciais e da ciência. Foi em meio a essas mudanças que as Monarquias Nacionais surgiram, contribuindo para o fortalecimento do poder real e acarretando no desaparecimento gradual da servidão e no declínio do mundo feudal.

O processo de centralização política nas mãos do rei foi o símbolo da formação dos Estados Modernos na Europa, os exemplos mais clássicos desse processo foram Espanha, Portugal e França. As mudanças na forma de governar tornaram mais claras as diferenças entre o mundo moderno e o mundo feudal. Entre os principais aspectos que caracterizaram as Monarquias Nacionais estão: A burocracia administrativa, que ganhou um corpo de funcionários que tinham a função de desempenhar tarefas de administração pública; A força militar, que gerou a necessidade de criação de um exército nacional para conter possíveis invasões ou confrontos com outros países e também para estabelecer ordem pública na sociedade;Leis e justiças unificadas, que foram responsáveis pela formação de leis que possuíam caráter da manutenção da ordem, além de melhor proteger os direitos e deveres dos cidadãos; Sistema burocrático, que marcou o surgimento das tarifas e tributos cobrados pelo rei para sustentar as despesas públicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O desenvolvimento da navegação marítima marcou a busca por expansão territorial dos Estados Nacionais Modernos. Os reis almejavam conquistar riquezas no além-mar, obtendo novos mercados e expandindo o comércio. A busca por metais preciosos e o interesse na propagação da fé cristã também impulsionaram a descoberta de novos territórios. O Estado Nacional Moderno Português retratou claramente isso na colonização da América Portuguesa no século XVI. O objetivo dos portugueses foi concretizado na prática colonizadora que ocasionou a ampliação de suas fronteiras, a obtenção de novos comércios, o descobrimento de locais com metais preciosos e a disseminação do catolicismo, resumindo perfeitamente as ambições que os Estados Nacionais Modernos possuíam.

A formação do Estado Nacional Moderno representou uma nova fase das relações comerciais de alguns países europeus e contribuiu para centralização do poder político real, como foi o caso do rei francês Luís XIV, que simbolizou em uma frase esse período dizendo que o “Estado sou eu”. Chamado também de Rei “Sol”, Luís XIV retratou o apogeu dos reis no Antigo regime até o surgimento do período iluminista (século XVIII) que criticou a política centralizadora dessa época.

Por Fabrí­cio Barroso dos Santos

Quais a principais características de uma monarquia nacional ou Estado Moderno?

- Existência de um governo centralizado nas mãos de um rei (monarca). Essa forma de organização é também conhecida como Monarquia Nacional. - O rei controlava as áreas jurídica, econômica e até religiosa (definia a religião oficial do seu país). - Houve uma significativa união política entre a monarquia e o clero.

Como características dos estados nacionais ou monarquias nacionais modernos as podemos citar?

Alguns aspectos caracterizam os Estados Nacionais Modernos, como a burocracia, o militarismo, as leis e o sistema judiciário unificados e um sistema burocrático, que originou tarifas e tributos cobrados.

Quais as principais características das chamadas monarquias nacionais?

Principais características das Monarquias Nacionais As monarquias nacionais estabeleciam, como uma das primeiras medidas de sua criação, a existência de idiomas comuns, um sistema monetário unificado, impostos e sistemas métricos únicos definidos pelo rei e uma administração pública comum a todo o território.

Quais são as características de um Estado Moderno?

Resumo: O Estado Moderno, diferentemente das formas pré-modernas de organização, é caracterizado pela dominação burocrática. Apresentou-se inicialmente como Estado Absoluto, em face do qual se opôs o Estado Liberal e, posteriormente o Estado Social.