Porque O indivíduo do grupo AB pode receber sangue a qualquer pessoa?

Programa de rádio reapresenta série sobre doação de sangue e ouve especialistas da Faculdade de Medicina e Fundação Hemominas


16 de junho de 2017


Programa de rádio reapresenta série sobre doação de sangue e ouve especialistas da Faculdade de Medicina e Fundação Hemominas

Porque O indivíduo do grupo AB pode receber sangue a qualquer pessoa?
Se você tem entre dezesseis e 69 anos de idade, goza de boa saúde e pesa mais de cinquenta quilos… Sorria! Você pode ser um doador de sangue. Para isso, é importante não ter tido hepatite após os 11 anos nem ter se exposto a situações de riscos para infecções sexualmente transmissíveis.

“É bom lembrar que acima de 61 anos está apto a doar quem já era doador antes dos sessenta”, acrescenta a chefe da gerência de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Heloísa Gontijo. Segundo Heloísa, o processo de doação de sangue é fundamental para o funcionamento de um hospital, uma vez que ele precisa de um banco de sangue para tratamentos cirúrgicos e outros procedimentos.

Porque O indivíduo do grupo AB pode receber sangue a qualquer pessoa?

Foto: Reprodução

O diretor técnico-científico do Hemominas, Fernando Basques, também cita a importância desse banco ao citar avanços mais recentes. “Há vinte anos, um transplante hepático consumia quarenta bolsas de sangue. Hoje, na maioria das vezes, os cirurgiões conseguem operar sem a utilização de hemocomponentes. Mas é sempre importante ter uma reserva, caso haja necessidade”, afirma.

Tipos sanguíneos

Um aspecto importante em procedimentos que envolvem transfusão de sangue está ligado à compatibilidade entre os tipos sanguíneos, definidos pelo sistema ABO (tipos de sangue A, B, AB e O) e RH (positivo ou negativo).

“Quem é do grupo A tem um antígeno que é chamado de A, então ele reconhece quem é A como se fosse da turma dele. Já com o grupo B ele vai dizer ‘olha, esse não faz parte da minha turma’ porque ele não tem a aglutinina A. Quem é do grupo O é como se fosse o ‘gente boa’, ou seja, tanto grupo A quanto grupo B, ao entrarem em contato com o O, não o reconhecem como estranho”, explica de modo didático o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, José Roberto de Faria.

No sistema ABO, se o grupo O pode doar pra qualquer um, o grupo AB é o receptor universal. “Quem é do grupo AB, como tem tanto o A como o B, não faz anticorpo nem contra um nem contra o outro, ou seja, ele pode receber de qualquer um. Já o O pode doar pra qualquer um”, diz José Roberto. O professor ainda ressalta que quem tem o RH positivo pode doar sangue somente para outro positivo, enquanto o RH negativo doa para ambos.

Porque O indivíduo do grupo AB pode receber sangue a qualquer pessoa?

Ilustração simplificada do sistema ABO. Reprodução: Internet

De acordo com Heloísa Gontijo, tudo isso influencia nos estoques de banco de sangue. “Estamos passando por dificuldades com os grupos negativos, especialmente o O negativo. Isso porque quase 90% da população é de grupos positivos”, informa. A especialista também explica porque o sangue O negativo é valioso para esse estoque: “Quando uma pessoa chega ao pronto-socorro precisando de uma transfusão e não dá tempo de classificar seu tipo sanguíneo, liga-se um sangue O negativo”.

Para agendar uma doação na Fundação Hemominas, ligue gratuitamente para o número 155 e tecle a opção oito. Quem faz o agendamento prévio tem prioridade no atendimento.

Sobre o programa de rádio

Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h.

O programa também é veiculado em outras 186 emissoras de rádio, distribuídas por todas as macrorregiões de Minas Gerais e nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Massachusetts, nos Estados Unidos.


Porque uma pessoa AB pode receber sangue de qualquer tipo?

AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo.

Porque O indivíduo do grupo AB é receptor universal?

Quem apresenta o tipo sanguíneo AB não possui aglutininas no plasma e por isso pode receber qualquer tipo de sangue, sendo por isso chamado de receptor universal.

Por que pessoas de sangue AB só podem doar sangue para pessoas ab?

O sangue tipo AB é conhecido como receptor universal porque possui ambos os antígenos, A e B. Logo o seu organismo não irá trabalhar contra nenhum dos tipos de sangue recebidos. O sangue O, por sua vez, possui antígenos anti-A e anti-B não podendo receber transfusão de sangues tipo A, B ou AB.

Quem pode doar sangue para uma pessoa do grupo AB?

Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. É importante que a transfusão só seja feita em pessoas que possuem compatibilidade, caso contrário pode haver reações transfusionais, o que pode gerar complicações.