Porque o congelador de uma geladeira e colocado na parte superior?

Atualizado em 12/08/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

Muito utilizados para climatizar o ambiente, o aparelho de ar condicionado e a lareira servem como meios para adequar a temperatura de acordo com a necessidade dos usuários. Em dias de calor intenso, o ar-condicionado é uma grande alternativa para refrigerar o ar, deixando-o mais agradável e melhorando o bem estar das pessoas que o frequentam.

Por outro lado, as lareiras tornam-se uma ótima solução para aquecer a casa durante as baixas temperaturas registradas no ápice do inverno. As chamas provocam calor e deixam o ambiente mais aconchegante. Claro que existem os equipamentos de Ciclo Reverso que também fazem o aquecimento, mas tem outro charme numa lareira, não é mesmo?

Porém, apesar de possuírem funções semelhantes (climatizar o ambiente), você sabe por que o aparelho de ar é instalado no alto e a lareira localiza-se embaixo?

As diferenças do aquecimento da lareira e do ar-condicionado

Quando falamos de esfriar ou esquentar, é que encontramos a diferença: se dá pelo fato de o ar-condicionado refrigerar e a lareira aquecer que o posicionamento de cada um pode ser explicado. O funcionamento do aparelho de ar condicionado se baseia na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio para o mesmo.

Isso ocorre baseado na forma de transferência de calor, denominada de convecção. Esse é um processo de troca de calor que acontece através das correntes de convecção. É devido a essas correntes que o ar do meio, onde está localizado o condicionador de ar, fica bem agradável.

Por que o ar-condicionado fica em cima?

É o mesmo caso do congelador, que fica localizado na parte superior da geladeira. A resposta para essa pergunta é simples. Como dito anteriormente, o ar-condicionado refrigera o ar através das correntes de convecção que ocorrem quando ele é ligado. Essas correntes acontecem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente.

O ar quente sendo menos denso sobe, em contrapartida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente e o mesmo acontece na geladeira, garantindo assim a refrigeração dos alimentos que se encontra em seu interior.

E se o ar-condicionado estiver ligado no quente?

Ainda vale a regra, pois o posicionamento do aparelho tem que favorecer ambas as suas funções. E ainda que o ar quente suba, uma hora, sua densidade será tanta no cômodo, que ela serrá empurrada para baixo, além, é claro, dos direcionadores da evaporadora, que ajudam nisso.

E como funciona isso na lareira?

Já com a lareira acontece justamente o processo inverso, pois o ar quente produzido sobe exalando calor naturalmente. É por esse motivo que ela deve ser colocada em posição inferior, já que a sensação térmica pode ser sentida pelo fato de a corrente de calor ser direcionada para o alto.

Dessa maneira, o fato de o ar-condicionado ficar em cima e a lareira estar sempre embaixo pode ser justificado pela direção da corrente de ar produzida por ambos.

Leia também: A importância do pé-direito para o dimensionamento térmico

Ficou alguma dúvida da importância de colocar essas instalações no lugar correto? Comenta com a gente!

Compartilhar:

Convecção térmica de gases

O ar quente apresenta tendência a subir, e o ar frio, tendência a descer. O ar nas proximidades de um aquecedor fica mais quente e sobe. Isso favorece a circulação de ar no ambiente. Se o aquecedor estivesse próximo ao teto, o ar de cima ficaria aquecido e não desceria. O ar frio, por sua vez, ficaria acumulado na parte de baixo do cômodo e, assim, o aparelho não cumpriria sua finalidade: aquecer o ambiente.

Denomina-se convecção térmica o processo de transferência de calor que acontece graças a movimentação de um material.

Perceba que é exatamente isso que acontece no exemplo mostrado. O material que se move pelo ambiente é o ar e, com o movimento, o calor é distribuído pelo cômodo. A movimentação do ar, mais quente e mais frio, cria as chamadas correntes de convecção.

E no caso de um aparelho de ar condicionado: a fim de garantir eficiência no resfriamento do ar da sala, é mais indicado colocá-lo no alto ou embaixo? No alto!!

Convecção térmica de líquidos

Acabamos de estudar a convecção térmica envolvendo a movimentação de um material gasoso: o ar. Mas não é só no caso dos gases que pode ocorrer convecção. Com líquidos também pode. Quando se leva ao fogo uma panela com água, estabelecem-se correntes de convecção nesse líquido.

Embora não possamos observar estas correntes diretamente podemos evidenciar a sua ocorrência se jogarmos um pouco de serragem na água. Veremos a serragem se movimentar, seguindo o caminho das correntes de convecção.

Como foi dito, a convecção é um processo de transferência de calor que ocorre graças à movimentação de um material. Nos sólidos, ao contrário dos gases e dos líquidos, não pode haver movimentação de pedaços do material e, portanto, não se podem estabelecer correntes de convecção.

A convecção térmica no cotidiano

A geladeira é um bom exemplo para comprovar o que se estudou até aqui sobre convecção. Se colocarmos as mãos rentes ao chão, diante da geladeira aberta, sentiremos o ar frio que desce ao sair da geladeira.

Os fabricantes de geladeira levam em conta o fato de o ar quente subir e o ar frio descer. Por isso, o congelador que é o responsável pelo resfriamento interno da geladeira, fica na parte de cima. Ele resfria o ar próximo de si. Esse ar frio desce enquanto o ar quente, que está embaixo, sobe. Assim, produzem-se correntes de convecção, que mantém o interior da geladeira em constante resfriamento.

Se o congelador ficasse na parte de baixo da geladeira, o ar resfriado permaneceria na parte inferior. E o ar que estivesse em cima continuaria quente, pois não desceria para poder ser resfriado pelo congelador.

No ar das cidades também constatamos a convecção. Os gases poluentes que saem do escapamento dos veículos e das chaminés das fabricas tendem a subir, pois estão quentes. Esse é um exemplo em que as correntes de convecção favorecem a dispersão dos poluentes.

 

Como referenciar: "Convecção térmica" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 17/12/2022 às 15:32. Disponível na Internet em //www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Calor6.php

Por que o congelador geralmente fica na parte de cima das geladeiras?

O congelador é posicionado na parte superior da geladeira com a finalidade de resfriar também o que está na parte inferior.

Por que o sistema de refrigeração é colocado no alto da geladeira?

O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente. O mesmo acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior.

O que aconteceria se o congelador fica na parte inferior da geladeira?

então se colocar o congelador embaixo, não hverá formação de corrente por convecção, afinal, o fluído "mais frio" ficará estagnado na parte de baixo da geladeira. Haveria troca de calor por meio de condução.

Como funciona o congelador de uma geladeira?

Congelador: localiza-se na parte superior do refrigerador para facilitar a formação de correntes de convecção internas, permitindo a mistura do ar à baixa temperatura do congelador e de sua vizinhança com o ar à temperatura mais elevada das outras partes.

Toplist

Última postagem

Tag