Porque as gorduras vegetais hidrogenadas são consideradas altamente prejudiciais a saúde cardíaca?

Na diabetes, em que a obesidade (ou mesmo o excesso de peso) é uma preocupação dos doentes, estas gorduras são inimigas a evitar.

Há vários tipos de gorduras, tendo com conta a sua estrutura química e a sua proveniência, sendo as gorduras hidrogenadas apenas um tipo. No contexto de uma alimentação saudável, as gorduras provenientes de diferentes alimentos são essenciais ao bom funcionamento do organismo. E, quando consumidas nas proporções recomendadas (não excedendo os 30% do valor energético diário), são bem toleradas e têm diversos efeitos benéficos.

Tipos de gorduras

De forma simples, há uma divisão interessante na classificação das gorduras que ajuda à sua compreensão:

  • Gorduras mono e polinsaturadas – sendo o azeite um exemplo de uma gordura monoinsaturada e os ómegas 3 e 6 um tipo de gordura polinsaturada. No primeiro caso, estamos perante o tipo de gorduras que o nosso organismo melhor tolera, estando o seu consumo associado a inúmeros benefícios. Por outro lado, no segundo caso, estamos perante gorduras consideradas essenciais, porque o nosso organismo não as consegue sintetizar a partir de outras substâncias.
  • Gorduras hidrogenadas e gorduras trans

As gorduras hidrogenadas

As gorduras hidrogenadas passaram por um processo químico que, como o próprio nome indica, permitiu adicionar hidrogénio à sua composição. Por um processo natural ou artificial, os átomos de carbono que as compõe reagem com esse hidrogénio e perdem as ligações livres. Ora, se possuíam ligações livres, e por algum motivo deixam de as ter, passam de gorduras mono ou polinsaturadas a saturadas. As gorduras más!

Isto acontece muito na indústria alimentar (o processo de obtenção de margarinas, e outras gorduras para barrar de origem vegetal, é o da hidrogenação de óleos vegetais, por exemplo). Com este processo pretende-se, sobretudo, obter uma gordura consistente e macia que é mais fácil de usar na produção alimentar.

Além disso, esta gordura também parece aumentar o tempo de vida dos alimentos onde se insere e atribui-lhes um sabor apreciado pelos consumidores.

Os alimentos muito processados industrialmente são habitualmente ricos em gordura hidrogenada como, por exemplo:

  • Pão de forma de produção industrial;
  • Bolachas e biscoitos;
  • Fast-food, refeições congeladas e embaladas;
  • Batatas fritas de pacote;
  • Aperitivos e snacks de chocolate;
  • Alguns cereais de pequeno-almoço;
  • Produtos de pastelaria e confeitaria e bolos embalados;
  • Alguns gelados.

O problema da hidrogenção: as gorduras trans

O problema desta hidrogenação é que ela faz com que algumas vezes se formem, como resultado, as chamadas gorduras trans (que a bem dizer também se formam de outras formas). Estas são muito prejudiciais à saúde (mais ainda do que a uma gordura simplesmente saturada), porque aumentam os níveis de «mau» colesterol e triglicerídeos, e diminuem os de «bom» colesterol.

Ter atenção aos rótulos

Assim sendo, nos rótulos esteja atento:

  • %VDR elevadas significam que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação às necessidades diárias de 2000 kcal;
  • Por outro lado, escolha alimentos isentos ou com quantidades insignificantes (menos de 1 %) de gorduras trans.

Porque as gorduras vegetais hidrogenadas são consideradas altamente prejudiciais a saúde cardíaca?

prevenir artigo

Junte-se à comunidade Diabetes 365º?

Gordura hidrogenada, ou gordura trans ou parcialmente hidrogenada são expressões que se referem a uma gordura transformada a partir dos óleos vegetais por um processo de hidrogenação em condições de alta pressão e temperatura e durante bastante tempo, tornando-os em gordura sólida.

Esta gordura é altamente prejudicial para a nossa saúde e altamente benéfica para a indústria alimentar, porque permitem:
1 - Aumentar o prazo de validade dos produtos
2 - Não precisam de ambiente especifico para conservar
3 - É mais fácil de transportar e utilizar por se ter tornado sólida após o processo de hidrogenação.

Consequências para a nossa saúde:

1 - Contribuem para o aumento do colesterol LDL
2 – Espessamento das artérias e consequentes problemas cardiovasculares
3 – Aumento da probabilidade de desenvolver cancro, diabetes, obesidade
4 – Esteatose hepática
5 – Hipertensão arterial

Onde se encontra esta gordura? Nos biscoitos, gelados light, chocolates, chips, temperos prontos, margarinas, batatas fritas (tanto de pacote como das cadeias de fast-food), pães de massa doce, leite achocolatado, requeijão cremoso.

Esta gordura é prejudicial para todas as pessoas e no caso dos desportistas ainda é mais grave. Assim como seca e deixa os alimentos crocantes, também se acumula nas veias e artérias impedindo-as de dilatarem com a atividade física em que o fluxo sanguíneo aumenta mas as veias não dilatam para a passagem do sangue. Nos últimos anos têm surgido muitos ataques cardíacos a jovens desportistas que exibiam uma saúde invejável e muitos cientistas têm relacionado estas situações com o consumo desta gordura.

Pela vossa saúde leiam os rótulos. Façam as melhores escolhas! Adotem hábitos alimentares saudáveis. Pela vossa vida!

Naturologista e Palestrante

www.alquimiaalimentar.com

Porque gordura vegetal hidrogenada é prejudicial à saúde?

- Aumento de níveis de insulina relacionada ao diabetes do tipo II; - Aumento do risco de câncer de mama; - Diminuição da velocidade das respostas imunológicas no organismo; - Causa a perturbação no metabolismo do corpo e o aumento do colesterol.

Porque a gordura vegetal faz mal?

A gordura vegetal é um produto que pode assemelhar-se à banha, é uma forma cremosa de gordura saturada feita a partir de óleos vegetais, e é usado em alguns alimentos industrializados. Seu consumo está associado ao aumento de colesterol e triglicérides, e deve ser evitado.

O que é gordura vegetal hidrogenado?

A gordura vegetal hidrogenada é um tipo específico de gordura trans obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais (que são líquidos à temperatura ambiente), formando uma gordura de consistência mais firme.

Quais são as gorduras vegetais hidrogenadas?

Gorduras Vegetais Hidrogenadas são óleos vegetais (como os que usamos na cozinha), que são saturados com hidrogênio em processos artificiais. O óleo que era antes líquido, se torna cremoso na temperatura ambiente, quase da mesma forma que a gordura que sai quando fritamos bacon.