Por que surgiu o Renascimento Cultural?

Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia. Esse movimento cultural ocorreu entre os séculos XIV e XVI, principalmente em algumas cidades italianas, e se contrapunha aos valores católicos cultivados durante a Idade Média.

O termo Renascimento possivelmente foi primeiramente utilizado pelo crítico de arte Giorgio Vasari, por volta de 1550, para marcar a diferença em relação à Idade Média. A diferença era marcada principalmente pelo humanismo e pelo racionalismo adotado pelos renascentistas.

O humanismo se expressava principalmente através do antropocentrismo, buscando colocar o homem como centro do universo e medida de todas as coisas. Dessa forma, opunha-se ao caráter religioso das concepções filosóficas medievais, que tinha Deus como centro do universo.

O racionalismo do Renascimento estava ligado à utilização da observação empírica e da utilização de conhecimentos matemáticos, principalmente, para a produção artística e do conhecimento humano sobre o mundo.

A perspectiva renascentista afastava-se dos dogmas católicos, mas não excluía totalmente os temas religiosos. O que os artistas do Renascimento fizeram foi dar um caráter humano à representação das histórias religiosas, principalmente no campo das artes. Nesse sentido, é interessante notar que boa parte dos temas dos quadros pintados no período tinha temas bíblicos, mas com os personagens humanizados, sejam em suas formas (definição corporal, expressões, sentimentos etc.) ou no posicionamento dos personagens nos quadros, não havendo necessariamente uma hierarquia expressa nessas localizações, como era adotado pelos artistas medievais (Jesus sempre acima, os anjos em locais superiores aos santos etc.).

Nas ciências, a oposição foi mais acentuada, com os cientistas passando a questionar teorias milenares, como a substituição do geocentrismo ptolomaico (a Terra como centro do universo) pelo heliocentrismo (o sol como centro do universo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A emergência do Renascimento esteve ligada ao novo processo de urbanização de algumas regiões europeias e à reabertura de rotas comerciais, principalmente no Mediterrâneo. Essas mudanças proporcionaram o enriquecimento e o fortalecimento da burguesia nascente, que pôde financiar a produção de inúmeros artistas, principalmente através dos mecenas. As trocas comerciais em diversos pontos do Mediterrâneo possibilitaram o contato dos europeus com os bizantinos e os árabes, que haviam conservado as obras e os conhecimentos da Antiguidade greco-romana.

Por que surgiu o Renascimento Cultural?

Leda e o cisne, de Leonardo da Vinci (1452-1519)

Dessa forma, o Renascimento foi a primeira manifestação ideológica da burguesia europeia, que pretendia com valores como o individualismo, o naturalismo e o hedonismo se diferenciar da produção cultural medieval.

O Renascimento dividiu-se em três fases: Trecento (século XIV ou os anos trezentos); o Quattrocento (século XV ou anos quatrocentos); e Cinquecento (século XVI ou anos quinhentos). Porém, não foi apenas nas cidades italianas que houve produções artísticas renascentistas. Na Inglaterra, nos Países Baixos, na Espanha, Portugal, Alemanha e França também houve artistas ligados ao Renascimento.

Destacaram-se no campo das artes plásticas nomes como Sandro Boticelli, Rafael Sanzio, Pieter Brueghel, Bosch, El Greco, Michelangelo e Leonardo da Vinci. Esses dois últimos são exemplos de que os artistas do período não se limitavam a uma especialidade artística, contribuindo para a arquitetura e as ciências, por exemplo.

Na literatura houve nomes como os de Dante Alighieri, William Shakespeare, Rabelais, Miguel de Cervantes, Nicolau Maquiavel e Luiz Vaz de Camões.

O chamado Renascimento Cultural foi um importante movimento que começou na Itália, mais precisamente durante o século 14, tendo se estendido por toda a Europa até o século 16.

Devido à ampla importância desse movimento, que foi considerado uma revolução cultural, as características dele até hoje são observadas em diversas obras literárias, pinturas, esculturas, obras arquitetônicas etc. Para saber detalhes sobre as características, importância e principais nomes do Renascimento, confira nosso artigo.

Como surgiu o Renascimento Cultural

O Renascimento Cultural emergiu em um momento de forte crise do período medieval, no qual a arte e a manifestação do belo (no contexto artístico) não tinha muita relevância.



Características do Renascimento Cultural

No que diz respeito às características do Renascimento Cultural, são essas as que mais se destacam:

Busca do conhecimento em diversas áreas

Os renascentistas almejavam um entendimento mais abrangente do mundo e de várias áreas do conhecimento (Química, Botânica, Anatomia, Matemática, Biologia, Física, Astronomia etc.). Um dos grandes nomes do Renascimento que exemplificam isso é o de Leonardo da Vinci, que desenvolveu importantíssimos trabalhos e observações nos mais diversos campos do conhecimento.

Valorização da antiguidade clássica (greco-romana)

No pensamento dos artistas renascentistas, a arte na Roma e Grécia antigas possuía um valor estético muito superior àquele apresentado durante a Idade Média. É exatamente por esse motivo que, sobretudo, as esculturas renascentistas apresentam forte semelhança com as esculturas produzidas na Grécia Antiga.

Valorização da estética

Uma das marcas do Renascimento Cultural é o forte comprometimento com o senso estético. Este senso é observado em todos os aspectos que envolvem o trabalho de artistas: escrita, arquitetura, pintura, escultura etc.

Valorização do humano

De acordo com o movimento renascentista, o ser humano é o elemento decisivo na condução da história da humanidade. Essa visão é oposta àquela adotada durante a Idade Média, a de Deus está no centro e comanda o “destino” da humanidade.

Valorização da razão e da ciência

Outro ponto de alta relevância do Renascimento Cultural é a valorização da razão e da ciência. Para os renascentistas, era de extrema importância que os fenômenos fossem explicados de forma científica e não de acordo apenas com as explicações fornecidas pela Igreja Católica (que detinha um imenso poder durante a Idade Média) ou demais fontes que não seguiam métodos científicos de comprovação.



Principais nomes do Renascimento Cultural

Lorenzo de Medici (1449-1492, Itália)

A família Medici era a mais poderosa no período do Renascimento, já que eles governavam a cidade de Florença na Itália e possuíam diversos empreendimentos. Ainda que Lorenzo de Medici não tenha adquirido fama com suas obras, ele e sua família ajudaram diversos artistas italianos a estimularem a financiar o trabalho de importantes nomes do Renascimento.

Francesco Petrarca (1304-1374, Itália)

Francesco Petrarca é conhecido como o “pai do Renascimento” ao retomar os valores humanistas da educação clássica. Além de um importante trabalho desenvolvido na área da educação, Petrarca se destacou no campo da poesia lírica.

Principais obras:

  • Triunfos
  • Sobre a Vida Solitária
  • África
  • O Cancioneiro

Filippo Brunelleschi (1377-1446, Itália)

Este é considerado um dos nomes mais importantes nas áreas de engenharia, arquitetura e design. Brunelleschi foi um notável planejador e supervisor das construções mais belas da Itália renascentista.



Principais obras arquitetônicas:

  • Cúpula da Catedral de Florença
  • Capela Pazzi
  • Hospital dos Inocentes

Michel de Montaigne (1533-1592, França)

Montaigne é considerado um dos nomes mais importantes do Humanismo na França durante o período do Renascimento Cultural. A influência desse escritor foi tão importante que Montaigne inspirou importantes nomes como Francis Bacon, René Descartes e Jean-Jacques Rousseau.

Principal obra:

  • Ensaios.

Michelangelo (1475-1564, Itália)

Michelangelo é um dos nomes mais lembrados do Renascimento Cultural, sendo considerado como um dos “Homens do Renascimento. ” Michelangelo atuou como escultor, pintor, poeta, engenheiro e arquiteto. Uma de suas obras mais notáveis é a pintura realizada na Basílica de São Pedro.



Principais obras:

  • Davi
  • A Criação de Adão
  • Basílica de São Pedro
  • O Dia do Juízo Final
  • Pietà

Leonardo da Vinci (1452-1519, Itália)

Por que surgiu o Renascimento Cultural?

Este é certamente um dos nomes mais relevantes do Renascimento Cultural e da história. Leonardo da Vinci atuou em diferentes áreas de conhecimento e seu trabalho trouxe imensas contribuições para a ciência e as artes. Entre as áreas nas quais da Vinci atuou, estão: pintura, escultura, arquitetura, engenharia, matemática, biologia e botânica.

Principais obras:

  • Mona Lisa
  • O Homem Vitruviano
  • A Última Ceia
  • Cavaleiro Mecânico
  • Tanque

Galileo Galilei (1564-1642, Itália)

Galilei foi um importante cientista que iniciou os primeiros trabalhos com o objetivo de comprovar fenômenos com base na razão e não somente no que era determinado como regra pela Igreja Católica.  Esse cientista é considerado o “Pai da Ciência Moderna” e “Pai da Astronomia Observacional. ”

Principais obras:

  • Discursos e Demonstrações Matemáticas sobre Duas Novas Ciências
  • Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo
  • Sidereus Nuncius

Depois dessas informações sobre o Renascimento Cultural, confira nossos demais conteúdos sobre cultura, literatura e Língua Portuguesa.

Qual foi o motivo do Renascimento Cultural?

O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica.

O que foi o Renascimento Cultural e onde surgiu?

O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval e deu início à Idade Moderna.

O que buscava o Renascimento?

Para alguns que vivenciaram tal época, a renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média.