Por que portugal decidiu criar o governo geral no brasil

806 palavras 4 páginas

GOVERNO GERAL

O governo-geral foi um dos modelos de organização administrativa que os portugueses estabeleceram no Brasil durante o período colonial. Criado no ano de 1548, o governo-geral foi criado para substituir um outro modelo de organização administrativa anterior: o sistema de capitanias hereditárias.

Essa substituição aconteceu porque o sistema de capitanias hereditárias não deu certo em terras brasileiras. Isso porque muitos portugueses que recebiam as capitanias não desejavam se mudar para o Brasil para tomar conta das terras recebidas. Além disso, aqueles que chegaram a se mudar para o Brasil, enfrentaram muitas dificuldades para conseguir lucrar com a capitania recebida da Coroa de Portugal.

Como o sistema não deu muito certo, Portugal então passou a centralizar a administração da colônia criando o cargo de governador geral. Esse governador era, a partir daquele momento, a mais importante autoridade presente no Brasil e tinha a função de representar os interesses do rei de Portugal em terras brasileiras.

Mesmo tendo grandes poderes, sabemos que o governador geral sozinho não daria conta de todas as responsabilidades e problemas que envolviam a organização do espaço colonial. Foi então que, para melhor cumprir suas atribuições, o Governador Geral contava com o auxílio de outros três auxiliares: o provedor-mor, o capitão-mor e o ouvidor- mor.

O provedor-mor tinha a responsabilidade de garantir a arrecadação dos impostos em terras brasileiras e cuidar dos gastos que o governo geral tivesse na administração do território.

O capitão-mor tinha a responsabilidade de organizar as tropas responsáveis pela defesa do litoral brasileiro contra as possíveis invasões estrangeiras e os ataques das comunidades indígenas presentes no Brasil. Já o ouvidor-mor exercia a função de juiz, aplicando as leis e resolvendo os conflitos existentes entre a população colonial.

O governo-geral foi o modo de organização utilizado por Portugal


Relacionados

  • Governo Geral

    433 palavras | 2 páginas

    Governo Geral Com o fracasso das capitanias hereditárias no Brasil no século XVI, o rei de Portugal, D. João III, estabeleceu em 1549 o sistema de Governo-geral para controlar o domínio de seu país no território brasileiro. Tomé de Sousa foi o escolhido para exercer a função de primeiro governador-geral em 29 de março, na Baía de Todos os Santos, acompanhado de uma expedição de cerca de 1.000 homens. Ele formou a primeira cidade do Brasil, Salvador, que acabou se tornando a capital do país por….

  • Governos gerais

    1225 palavras | 5 páginas

    O SISTEMA DE GOVERNOS - GERAIS – DEVIDO AO FRACASSO DAS CAPITANIAS HEREDITARIAS, O REI DE PORTUGAL, D. JOAO III, DECIDIU CENTRALIZAR A ADMINITRAÇAO PARA COORDENAR A DEFESA CONTRA ATAQUES DE INDIOS E PIRATAS E, EFETIVAR A COLONIZAÇAO DO BRASIL. ADOTOU-SE O SISTEMA DE GOVERNOS- GERAIS. É BOM OBSERVAR QUE AS CAPITANIAS HEREDITARIAS FORAM MANTIDAS, POREM AGORA SUBORDINADAS AO CONTROLE DOS GOVERNOS GERAIS. O SISTEMA DE GOVERNOS GERAIS FOI CRIADO EM 1548, ATRAVES DE UM DOCUMENTO OFICIAL….

  • O Governo Geral

    629 palavras | 3 páginas

    O GOVERNO-GERAL Com o fracasso do sistema das capitanias hereditárias, a Coroa portuguesa decidiu criar, em 1548, o governo-geral. Esse novo sistema visava à centralização política e administrativa dos domínios americanos e seu estabelecimento limitou o poder dos capitães donatários que passaram a ficar submetidos ao governador-geral. A retirada dos poderes das mãos dos donatários e também dos fazendeiros que haviam se estabelecido no território brasileiro, trouxeram muitas dificuldades para….

  • Governo Geral

    403 palavras | 2 páginas

    Governo Geral Logo após o fracasso das capitanias hereditárias no século XVI, o rei de Portugal, D. João III estabeleceu um sistema para controlar o domínio de seu país no território brasileiro. Esse sistema era chamado de Governo-Geral. Em 29 de Março, Tomé de Sousa foi escolhido para exercer a função de primeiro Governador-Geral. Acompanhado com 1000 homens ele formou a primeira cidade do Brasil, Salvador, que acabou se tornando a capital do país. A principal função do governador-geral era….

  • Governo geral

    1425 palavras | 6 páginas

    (a) Criação do governo-geral – Raphael e Ricardo Achava D. João III que as capitanias não progrediam porque faltava uma autoridade a que todos os donatários obedecessem. Foi essa autoridade, nomeada por ele, em 1548, que se chamou Governador Geral. Para a sede do Governo Geral, o rei escolheu a Bahia. É que essa capitania ficava mais ou menos no meio da costa brasileira e o governador podia, assim, atender às necessidades do norte e do sul da colônia. Entretanto, como as capitanias eram hereditárias….

  • Governo Geral

    283 palavras | 2 páginas

    em 1549 o sistema de Governo-geral para controlar o domínio de seu país no território brasileiro. Tomé de Sousa foi o escolhido para exercer a função de primeiro governador-geral em 29 de março, na Baía de Todos os Santos, acompanhado de uma expedição de cerca de 1.000 homens. Ele formou a primeira cidade do Brasil, Salvador, que acabou se tornando a capital do país por sua estratégica posição geográfica entre o sul e o norte do país. A principal função do governador-geral era impedir que os franceses….

  • Pesquisa Governo Geral

    626 palavras | 3 páginas

    LUCIANA ANGELICA C DE OLIVEIRA AMORIM DIREITO – TURMA 3031 AULA DE 23/03/15 PESQUISA GOVERNO GERAL – O Governo Geral surgiu para suprir o fracasso das capitanias hereditárias no Brasil. O rei de Portugal, D. João III, estabeleceu o sistema de Governo-geral com o objetivo de controlar o domínio de seu país no território brasileiro. Tomé de Sousa foi o escolhido para exercer a função de primeiro governador-geral, na Baía de Todos os Santos, acompanhado de uma expedição de cerca de 1.000 homens. Ele….

  • Notícias do governo geral

    1986 palavras | 8 páginas

    Notícias do Governo Geral do Brasil Faculdade São Bento da Bahia Curso de Licenciatura em História Período 2º semestre de 2010 Aluno: Flávio Madeira Miranda Salvador/BA – 04 de novembro de 2010 Apresentação O presente trabalho se destina a ser apresentado no IV Seminário Acadêmico da Faculdade São Bento da Bahia, tendo sido recomendado por Álvaro Dantas Júnior, professor da disciplina História do Brasil I. 1 - O que foi o Governo Geral? Na trajetória da colonização, Portugal….

  • O Governo Geral Brasil Colônia

    443 palavras | 2 páginas

    O governo-geral As capitanias não desapareceram imediatamente. Pouco a pouco, foram retomando ao domínio da Coroa portuguesa, por confisco ou por meio do pagamento de indenizações aos donatários. Com isso, perderam seu caráter privado, passando à esfera pública. Entretanto, mantiveram a função de unidade administrativa até o início do século XIX, quando transformaram-se em províncias. A transferência das capitanias para o domínio da Coroa só foi concluída no período entre 1752 e 1754, sob as….

  • capitanias hereditarias e governo geral

    1356 palavras | 6 páginas

    hereditárias e o governo geral”. Logo após o descobrimento do Brasil 1500, a coroa portuguesa começou a temer invasões estrangeiras no território brasileiro, então foi criado o sistema de capitanias hereditárias que foi um sistema que administrava o território criado pelo rei de Portugal, mas, não teve sucesso, então foi criado o governo - geral, que foi um modo realizar a centralização da administração colonial. As capitanias hereditárias e o governo geral….

Outros Trabalhos Populares

Por que Portugal decidiu criar um Governo Geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral.

Quais foram os fatores que levaram Portugal a criar o Governo Geral no Brasil?

O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial. Sua implantação foi acompanhada de uma ordem para que uma capital fosse construída para a colônia. Dessa ordem surgiu a cidade de Salvador, no atual estado da Bahia.

O que foi o Governo Geral porque ele foi criado?

O Governo-Geral foi criado por Portugal, em 1548, como forma centralizada de se administrar a colônia brasileira. No governo de Tomé de Sousa, foi construída a primeira capital do Brasil, Salvador, instalou-se os primeiros engenhos de açúcar bem como o primeiro bispado brasileiro.

Por que o rei de Portugal decidiu implantar no Brasil em 1534?

O rei português percebeu que, diante da ameaça estrangeira, era necessário criar uma frente de colonização para garantir a posse da terra. Sendo assim, em 1534, o rei português decidiu dividir as terras que pertenciam a Portugal pela força do Tratado de Tordesilhas.