Por que meu gato me morde do nada?

Primeiro de tudo, o seu gatinho precisa entender que não é correto morder as pessoas. As mordidas às vezes pode ser apenas uma brincadeirinha, mas esse tipo de atitude pode machucar. Para não correr esse risco é muito importante ensinar para o seu gato que morder não é nem um pouco bacana.

Vamos lá!

1)  Analisar e observar o comportamento

O que incentiva o seu gato a morder? Porque ele começa a morder? Quando ele começa a morder? Em momentos de estresse ou até como autodefesa, é comum que os felinos mordam, então tente fazer essa análise em um ambiente mais calmo. Observe também as reações do seu gato quando adultos ou crianças brincam de uma maneira mais bruta com eles. Eles não gostam.

2)  Brinquedos!

Nossos gatinhos precisam de brinquedos para distrair e se divertir. Eles ficam entediados muito facilmente e nesses momentos de tédio, podem usar nossas mãos para se distrair com umas “mordidinhas”.

3)  Imponha-se

Se seu gato te morder, bata palma e fale “não” em um tom mais firme, e se imponha para ele.  Firmeza não quer dizer gritar ou bater, o gato precisa de te respeitar e não ter medo de você!

4)  Água

Sempre que eles fizerem algo levado à boa e velha “água na cara” funciona muito bem. Basta espirrar um pouco de água no rosto do gatinho quando ele te morder. Mas lembre-se, isso deve ser feito imediatamente para ele conseguir associar que está tendo esse “castigo” porque ele estava mordendo. 

Os gatos precisam entender que morder as pessoas não é bacana! Imagem: Reprodução

Fonte: //goo.gl/IcDbkr

Gato mordendo muito forte. Já sofreu essa dolorosa experiência com o seu bichano? Se a resposta for sim, estas dicas são para você. 

Desde muito pequenos, esses fofinhos já costumam nos presentear com as pequenas mordidinhas, que continuam ao decorrer do crescimento. Mas o que fazer quando esse pequeno ato de carinho começa a se tornar mais agressivo e doloroso?

Primeiro, para descobrir como conter essa atitude, é preciso entender as razões por trás da mordida de gato

Por que gatos mordem?

Você pode não saber, mas existem diversos motivos que levam esses fofinhos a nos morder, e com intensidades totalmente diferentes. Prepare o papel e a caneta para anotar tudo sobre a mordida do bichano.

  • Mordida em momentos de diversão

Essa pode ser, de fato, a primeira mordida que podemos receber. Estando já na vida do fofinho desde filhote, as mordidas de brincadeira fazem parte do instinto animal do gato, sendo um exercício para incentivar a caça de presas. 

Fofas, assim como os filhotes, essas pequenas mordidas são associadas ao ato de carinho e, muitas vezes, estimuladas pelos tutores. O que poucos sabem é que, após aprendidas, os gatos irão manter esse costume até a vida adulta, aumentando também a intensidade da mordida. Portanto, atenção!

  • Mordida em momentos de medo

Os peludinhos também podem transformar o medo em mordida. Muitas vezes, quando se deparam com situações onde o medo fala mais alto, é provável que o bichano fique paralisado e ataque logo em seguida. Esse ato pode variar de acordo com a personalidade do bigodudo, portanto, nem todos podem sentir esse medo. 

Caso o gato não tenha convivido com humanos durante a fase inicial de sua vida, é normal que esse medo faça parte do dia a dia do gato. Novos ambientes, pessoas desconhecidas e objetos barulhentos também podem assustá-lo e provocar a mordida.

  • Mordida para defender seu território

O instinto pode bater mais forte quando alguém invade o espaço do gato. Além de ser o seu lar, o pequeno pode demarcar a casa como seu território privado, atacando com mordidas quem se propor a ocupar essa área. Geralmente, esse ataque ocorre com desconhecidos que não costumam frequentar a casa. 

Outra forma de mostrar que está no comando é atacar o seu dono para demonstrar que ele é o líder de casa. Muitos bichanos enxergam os humanos como outros gatos e estão prontos para disputar a liderança do território através de mordidas. 

  • Mordida para acabar com o carinho

Carinho em excesso também pode ser motivo para as mordidas. Alguns bigodudos podem atacar para mostrar que estão cansados daquele cafuné. Isso pode ocorrer quando o gato não está acostumado a receber carícias e não entendem que o ato está associado ao amor.

  • Mordida materna

Se você possui uma mamãe em casa, também pode receber ataques. Nas primeiras semanas após o parto, os hormônios do gato se tornam mais intensos, podendo morder todos que se aproximam de seus filhotes, até mesmo humanos de sua confiança, como forma de proteção.

  • Mordida por problemas de saúde

Existem problemas na saúde dos bigodudos que também podem deixá-los agressivos e prontos para nos morder. 

A raiva em gatos é uma das mais conhecidas. Uma doença grave, que deixa o peludinho mais violento e, se não tratada, pode trazer grandes consequência ao bichano. Outra enfermidade que pode deixar o gatinho mais agressivo é a artrite. 

É importante lembrar que um médico veterinário pode dar uma mãozinha em casos como esses, podendo ajudar na identificação e também no tratamento.

Como acabar com as mordidas?

Depois de identificada a razão por trás das mordidas, diminuí-las se torna uma tarefa mais fácil. O ideal é que não coloque o pequeno em situações estranhas à sua natureza, evitando que fique agressivo.

Além disso, você sempre pode contar com alguns reforços positivos, como o carinho e os efetivos petiscos para gato.

O petisco certo para gatos

Para recompensar os bichanos pelo bom comportamento e conquistá-los pelo barriga, você pode contar com CatLicious. 

CatLicious Tuna Fish é perfeito para acabar com as mordidinhas que pedem petisco. Com sabor atum, esse agrado irá manter o seu fofinho na linha e ainda vai deixar a diversão com um sabor ainda mais gostoso. 

Porque do nada o gato me morde?

Quando os felinos se sentem em perigo, morder se torna uma defesa contra a ameaça. Situações estressantes, como tomar banho ou vacina, por exemplo, também podem ser um gatilho. É fácil identificar quando eles se sentem dessa forma: orelhas para trás, olhar fixo e até arrepios pelo corpo.

O que é quando o gato ataca do nada?

Segundo Daniela, em boa parte dos casos, os gatos agressivos apresentam esse tipo de comportamento em função de algum tipo de medo, incômodo ou até querendo brincar – e é necessário identificar o que causa a agressividade do animal para que seja possível contornar a situação e modificar o comportamento; condicionando o ...

O que fazer quando o gato te morder?

Lave e enxágue muito bem, para tirar o máximo de sujeira possível. Depois disso, coloque uma gaze por cima ou algo limpo para cobrir o ferimento e procure o pronto-socorro. Ao chegar ao local, fale o que acontece: “fui mordido por um gato”. Dessa forma, o médico poderá indicar o protocolo a ser adotado.

Toplist

Última postagem

Tag