Por que gêmeos fraternos ou bivitelinos sempre possuem fenótipos distintos

1337 palavras 6 páginas

A FORMAÇÃO DE GÊMEOS
Se no momento da ovulação forem expelidos dois ovócitos, ao invés de um, e se ambos forem fecundados, os zigotos resultantes darão origem a gêmeos dizigóticos (DZ).Esses gêmeos, em média, não apresentam maior similaridade genética entre si do que pares de irmãos gerados sucessivamente porque, tanto os pares DZ quanto os pares de irmãos sucessivos são oriundos de pares de zigotos distintos. Os pares DZ são, por isso,considerados como irmãos da mesma idade e, em conseqüência, também denominados gêmeos fraternos (do latim, frater = irmão). Por terem origem biovular, os pares DZ podem ter o mesmo sexo, isto é, serem ambos do sexo masculino (MM) ou ambos do sexo feminino (FF) ou, ainda, discordantes quanto ao sexo (MF). Nem sempre, porém, os pares DZ apresentam duas placentas distintas, pois, em decorrência de uma eventual proximidade excessiva dos locais de implantação dos blastocistos que dão origem aos gêmeos DZ, as placentas podem, aparentemente, fundir-se em uma única. Quando isso acontece, somente o exame microscópico na região de união das placentas mostrará a presença da chamada zona T, composta de quatro lâminas (um âmnio de cada lado e dois córions no meio). Entre os dois córions será possível observar a presença do trofoblasto e vilosidades coriônicas atrofiadas (Benirschke, 1994).
Um outro tipo de gêmeos, os pares monozigóticos (MZ), é formado no período entre um e 14 dias depois da fertilização, quando um único zigoto sofre desenvolvimento irregular, dando origem a dois indivíduos que são considerados idênticos do ponto de vista genético, pois possuem o mesmo patrimônio genético, visto que são oriundos de uma única célula-ovo ou zigoto. Os gêmeos MZ são do mesmo sexo, isto é MZMM ou MZFF, e, freqüentemente são denominados gêmeos idênticos, apesar de essa denominação não ser muito apropriada, visto que a identidade, aqui, se refere ao genótipo e não ao fenótipo, havendo casos em que os pares MZ apresentam grandes diferenças

Relacionados

  • Gêmeos

    2525 palavras | 11 páginas

    Biologia GÊMEOS 1 RIO DO SUL, 20 DE ABRIL DE 2013. André Cesar Lino Bruno Weber Lucas Dreher Renato Cardoso Rodrigo de Moraes GÊMEOS Trabalho da disciplina de Biologia, do 3º Ano, da EEB Alfredo Dalfovo. Prof.º: Ereni Fatima Belino Andre RIO DO SUL 2013 2 Sumário Introdução ...................................................................................... 4 Como os gêmeos são formados? ................................................ 4 Gêmeos idênticos.….

  • Gêmeos

    317 palavras | 2 páginas

    Gêmeos: Muitos casais gostariam de ter filhos gêmeos, mas este tipo de gestação consome muita energia da mãe e gera um cansaço para o corpo dela, maior que quando a gravidez é de apenas um bebê. Normalmente esses bebês nascem prematuros e menores que os bebês que nascem sozinhos. A pressão sobre os ossos, músculos e articulações da mãe também é maior. Como os gêmeos são formados? Os gêmeos podem ser formados de duas maneiras, pois existem dois tipos de gêmeos: univitelinos, também chamados….

  • gêmeos

    583 palavras | 3 páginas

    Como os gêmeos são formados? Os gêmeos podem ser formados de duas maneiras, pois existem dois tipos de gêmeos: univitelinos, também chamados de gêmeos idênticos, que sempre são do mesmo sexo, e os chamados gêmeos fraternos, que podem ou não ser de sexos diferentes e nem sempre são parecidos. Gêmeos idênticos Os gêmeos idênticos são formados quando um óvulo fecundado por um espermatozóide se divide em duas células completas. Estas duas células continuam seu desenvolvimento embrionário, formando….

  • gemeos

    770 palavras | 4 páginas

    Gêmeos Chama-se gêmeos a dois ou mais irmãos que nascem de uma mesma gestação da mãe, podendo ser idênticos ou não. Por extensão, as crianças nascidas de partos triplos, quádruplos ou mais também são chamados de gêmeos/gémeos. Apesar de não haver uma estatística precisa, estima-se que uma em cada 85 gravidezas é gemelar. Existem duas maneiras de nascerem irmãos gêmeos. Gêmeos bivitelinos Os gêmeos bivitelinos são dizigóticos ou multivitelinos, ou seja, são formados a partir de dois óvulos. Nesse….

  • Gemeos

    471 palavras | 2 páginas

    Chama-se gêmeos a dois ou mais irmãos que nascem de uma mesma gestação da mãe, podendo ser idênticos ou não. Por extensão, as crianças nascidas de partos triplos, quádruplos ou mais também são chamadas de gêmeo. Apesar de não haver uma estatística precisa, estima-se que uma gravidez dentre cada 85 seja gemelar. Os gêmeos bivitelinos (ou fraternos) são dizigóticos ou multivitelinos, ou seja, são formados a partir de dois óvulos. Nesse caso são produzidos dois ovócitos e esses são fecundados por dois….

  • Gêmeos

    421 palavras | 2 páginas

    Gêmeos bivitelinos Os gêmeos bivitelinos (ou fraternos) são dizigóticos ou multivitelinos, ou seja, são formados a partir de dois óvulos. Nesse caso são produzidos dois ovócitos e esses são fecundados por dois espermatozóides, formando assim, dois embriões. Quase sempre são formados em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico. Os gêmeos fraternos não se assemelham muito entre si, podem ter ou não o mesmo fator sanguíneo e podem ser do mesmo sexo ou não. Também são conhecidos como gêmeos….

  • Gêmeos

    3699 palavras | 15 páginas

    Introdução Nesse trabalho iremos tratar sobre gêmeos ,dois ou mais irmãos que nascem num nascimento múltiplo, ou seja, de uma mesma gestação da mãe, podendo ser idênticos ou não. Por extensão, as crianças nascidas de partos triplos, quádruplos ou mais também são chamados de gêmeos. Apesar de não haver uma estatística precisa, estima-se que uma em cada 85 gravidezes é gemelar. Existem duas maneiras de nascerem irmãos gêmeos. Os gêmeos bivitelinos são dizigóticos ou multivitelinos, ou seja, são….

  • Gêmeos

    754 palavras | 4 páginas

    aborda o tema Gêmeos, crianças nascidas da mesma mãe e no mesmo parto. Eles podem ou não nascer no mesmo dia, da mesma forma que podem ou não serem exatamente iguais. A humanidade sempre teve enorme fascínio pelos gêmeos, tecendo histórias mitológicas nas quais eles aparecem como conectados de forma especial, parceiros, metades de um todo que se completa, ou até opostos e antagônicos. Eles são paradigmas tanto do igual como do diferente. Gêmeos Bivitelinos….

  • Gêmeos

    1114 palavras | 5 páginas

    15 curiosidades sobre irmãos gêmeos que você nem imaginava Você sabia que mãe de gêmeos pode viver mais tempo e que gêmeos siameses podem ouvir o pensamento um do outro? Pois é! Confira 15 fatos muito interessantes sobre eles Por Tatiane do Amaral Ribeiro em 30/04/2014 47 51.125 Fonte da imagem: Reprodução/Distractify Todo mundo conhece, ao menos, uma pessoa que tenha filhos ou irmão gêmeo. Eles têm nascido com muito mais frequência hoje em dia do que há alguns anos. O que muita gente….

  • Gêmeos

    1221 palavras | 5 páginas

    genético haplóide, será o que gerará o descendente. Após isso os materiais genéticos da mãe e do pai juntam-se e forma-se um ser diplóide e, por mitose, começa-se as divisões do óvulo e implantação na parede uterina espessada por ações de hormônios. Gêmeos monozigóticos: Em um número pequeno de casos (um em cada duzentos e cinquenta), o óvulo divide-se em dois, dando origem a dois óvulos idênticos. Não se sabe a razão do por que desses casos ocorrerem, mas alguns cientistas acreditam que os óvulos….

Outros Trabalhos Populares

Por que gêmeos fraternos são diferentes?

Gêmeos bivitelinos (fraternos) Quase sempre são formados em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico. Os gêmeos fraternos não se assemelham muito entre si; podem ter, ou não, o mesmo fator sanguíneo; e podem ser do mesmo sexo ou não. Também são conhecidos como gêmeos diferentes.

Por que gêmeos fraternos ou bivitelinos?

Gêmeos dizigóticos, também chamados fraternos ou bivitelinos, são produto da fertilização de dois óvulos diferentes no mesmo ciclo ovariano. Esses gêmeos podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes e são tão parecidos quanto dois irmãos quaisquer. Geneticamente eles têm em média 50% de compartilhamento genômico.

Qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos?

Diferenças físicas Os irmãos univitelinos são praticamente iguais, pois durante a gestação compartilham 100% da carga genética. Inclusive, possuem o mesmo tipo sanguíneo. Já os gêmeos bivitelinos se parecem tanto quanto dois irmãos comuns, de gestações diferentes.

Como ocorre a formação dos gêmeos fraternos?

Os gêmeos não idênticos, também conhecidos como fraternos, ocorrem quando a mulher libera mais de um óvulo durante a ovulação. Os óvulos separados são fertilizados por diferentes espermatozóides e, depois, implantados no útero da mulher.

Toplist

Última postagem

Tag