Por qual motivo o editor fez questão de deixar clara sua opinião sobre o cangaceiro

A pesquisa aborda o debate público em torno da cultura da memória do cangaço no tempo presente. O cangaço, fenômeno de banditismo vivenciado entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX na região do Nordeste brasileiro, acabou há décadas, mas sua memória sobreviveu em diversos meios culturais. A dilatação do movimento de ressignificação dessa controversa memória, entendida como produto de “passado que não quer passar ” regional por carregar em seu cerne o dilema do lembrar ou esquecer , suscita intensa indagação, sobretudo referente às diferentes valorações que a tornam um patrimônio cultural nordestino reivindicado, dissonante e contestado. A análise desdobra olhares para os seus acordos e conflitos entre as décadas de 1980 e 2010, cujo ponto de inflexão são as comemorações ao centenário de nascimento do cangaceiro Lampião no final dos anos 1990, num recorte balizado particularmente por suas celebrações de morte - cinquentenário (1988), sexagenário (1998) e septuagenário (2008). O objetivo estruturante é interpelar essa memória analisando as suas (con)fusões em período de fortalecimento no cenário público; as suas batalhas nas (contra)comemorações do referido centenário; e os seus (o)cultos celebrativos no calendário festivo surgido após tal efeméride. O estudo desses trabalhos da memória do cangaço em relação intrínseca com a temporalidade nordestina problematiza estratos temporais que reivindicam rupturas, permanências e demais ramificações no terreno imaginário das ditas identidades regionais. Desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM-UFC/CNPq), a investigação parte dos pressupostos da História da Memória para examinar atuações de instituições, grupos e indivíduos, tais como ex cangaceiros, familiares, artistas populares, cineastas, memorialistas, vítimas, intelectuais e jornalistas, através de algumas fontes históricas com enfoque na grande imprensa, mas na articulação com projetos oficiais, livros, cordéis, panfletos, fotografias, filmes e entrevistas que permitem pensar os problemas suscitados.