Políticas contábeis mudança de estimativa E retificação de erro


  1. Repositório da Universidade Federal de Goiás
  2. REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA (RMG)
  3. FACE - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
  4. FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15533

Tipo do documento:  TCC
Título:  Mudança de políticas, estimativas contábeis e retificação de erros: um estudo em entidades goianas
Autor:  Silva, Laiane Cristine
Primeiro orientador: 
Primeiro membro da banca:  Machado, Lúcio de Souza
Carmo, Carlos Henrique Silva do
Zanolla, Ercílio
Resumo:  Este trabalho teve como objetivo, investigar de que modo as entidades goianas estão aplicando o CPC 23, referente a políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erro em suas demonstrações contábeis. Para isso, foram analisadas demonstrações contábeis de 57 entidades, no período de 2012 a 2016, publicadas no jornal online Diário Oficial de Goiás, e que se enquadraram no alcance do pronunciamento CPC 23. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, sendo descritiva quanto ao seu objetivo, e bibliográfica e documental, quanto aos seus procedimentos. Foi elaborado um checklist contendo algumas exigências descritas na norma, e depois, analisadas as demonstrações contábeis levantadas, para verificar se o que foi divulgado pelas entidades, estava adequado aos critérios definidos pelo CPC 23. Para uma melhor visualização, o checklist foi dividido em três itens: Item 1, sobre mudança nas políticas contábeis, onde se enquadraram 10 entidades; Item 2, referente à mudança nas estimativas contábeis, onde se enquadraram 02 entidades, e; Item 3, referente à retificação de erros, no qual se enquadraram 45 entidades. Em seguida, para cada entidade, foram aplicadas as seguintes pontuações a cada quesito contido no checklist, em relação ao que foi publicado pela entidade: pontuação 0, para as demonstrações que não cumpriram com os critérios definidos pela norma, e; pontuação 1, para as demonstrações que cumpriram com os critérios definidos pela norma. Foi constatado que em relação às mudanças, nas políticas e nas estimativas contábeis, as entidades goianas têm apresentado suas demonstrações com um nível satisfatório de qualidade, obedecendo aos critérios definidos pela norma, entretanto, quanto à retificação de erro, o resultado foi insatisfatório, pois demonstrou certa imprudência das entidades, na elaboração de suas demonstrações contábeis, devido ao alto número de retificações e baixo nível de adequação à norma.
Palavras-chave:  Divulgação
CPC 23
Demonstrações contábeis
País:  Brasil
Instituição:  Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição:  UFG
Unidade acadêmica:  Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Nome do curso:  Ciências Contábeis (RG)
Citação:  SILVA, Laiane Cristine. Mudança de políticas, estimativas contábeis e retificação de erros: um estudo em entidades goianas. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso:  Acesso Aberto
URI:  http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/15533
Data de publicação:  3-Jul-2018
Aparece nas coleções: FACE - Trabalhos de Conclusão de Curso

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Qual a diferença entre mudança de política contábil e mudança de estimativa de erro?

A distinção entre políticas contábeis e estimativas contábeis é importante, pois mudanças nas políticas contábeis são normalmente aplicadas retrospectivamente, enquanto mudanças nas estimativas contábeis são aplicadas prospectivamente.

Quais os objetivos do CPC 23 políticas Contábeis mudança de estimativa é retificação de erro?

O objetivo do CPC 23 é definir critérios para a seleção e a mudança de políticas contábeis, juntamente com o tratamento contábil e divulgação de mudança nas políticas contábeis, a mudança nas estimativas contábeis e a retificação de erro.

O que são mudanças nas estimativas contábeis?

Mudança na estimativa contábil é um ajuste nos saldos contábeis de ativo ou de passivo, ou nos montantes relativos ao consumo periódico de ativo, que decorre da avaliação da situação atual e das obrigações e dos benefícios futuros esperados associados aos ativos e passivos.

Quando uma empresa apresenta mudanças em suas estimativas contábeis?

Mudanças em estimativas contábeis: são ajustes nos saldos contábeis de ativos ou de passivos ou do montante de consumo periódico de um ativo, que decorre da avaliação da situação atual e dos benefícios futuros esperados e das obrigações associadas com ativos e exigibilidades.