Onde se passa Os Sofrimentos do Jovem Werther?

Os sofrimentos do Jovem Werther é definido como um marco na literatura alemã e mundial. Escrito em 1774, foi uma das obras que mais influenciaram os jovens do período. Marcada por uma narração densa, lírica e essencialmente psicológica, a personagem atormentada de Werther tornou-se um modelo de herói pré-romântico.

Qual a maior curiosidade envolvendo a obra Os sofrimentos do jovem Werther?

Outra curiosidade que cerca tal obra é o forte indício de tratar-se de um romance autobiográfico. Tal como Werther, o jovem Goethe também apaixonou-se por uma mulher de nome Charlotte que estava prometida em casamento a um grande amigo seu. Ciente que não poderia concretizar seu sonho, ele decide mudar de cidade.

Qual é a principal característica da obra romântica o sofrimento do jovem Werther?

Os Sofrimentos do Jovem Werther traz características marcantes do Romantismo: o cenário bucólico e a natureza como inspiração, a idealização da figura feminina (Lotte) e a dramaticidade exagerada em vários momentos.

Como a obra Os sofrimentos do jovem Werther retrata as mulheres?

O livro reúne cartas do protagonista Werther para o amigo Wilhelm, que retratam uma sensibilidade romântica e o sofrimento da alma diante de sua paixão obsessiva e impossível por Charlotte, ou Lotte, mulher culta da alta sociedade alemã, pronta para se casar com Albert.

Onde se passa Os sofrimentos do jovem Werther?

O romance é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Após a sua primeira publicação, em 1774, teria ocorrido, na Europa, uma onda de suicídios, atribuída à influência do personagem de Goethe, que foi chamada “efeito Werther“.

O que significa Efeito Werther?

De tão significativo, o caso foi usado para nomear o Efeito Werther, que é quando ocorre um aumento do número de suicídios depois de um caso amplamente divulgado. O termo foi proposto pelo pesquisador americano David Phillips, em 1974.

Qual o impacto que a obra de Goethe causou na sociedade da época?

Foi grande o número de suicídios relacionado à leitura do pequeno-grande romance de Goethe, tornando-se rapidamente uma obra maldita para a igreja. Na psicanálise criou-se um termo chamado Efeito Werther[1], em referência ao personagem e caracterizado por sua fenomenologia suicida.

Quem escreveu os sofrimentos do jovem Werther?

Johann Wolfgang von GoetheOs sofrimentos do jovem Werther / Autor

Que características destacam a obra Os sofrimentos do jovem Werther no universo literário?

Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram estabelecidas pelo romance “Os sofrimentos do jovem Werther“, de Goethe, publicado na Alemanha em 1774. … O romance pode ser considerado o sucessor da epopeia.

Quais são as principais características do romantismo literário?

Características do Romantismo sentimentalismo exacerbado; nacionalismo; idealização do amor e da mulher; tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).

Por que o amor de Werther por Carlota era impossível?

Werther tinha uma amplitude intelectual, era, de certo modo, um literato, lia muito Homero, cairia de amores por Ossian, mas seu amor fatal seria Carlota, que o tinha por estima, mas que era aquela espécie brutal para um apaixonado, a clássica relação fraternal em que o jovem vê nela sua atenção, energia e vida …

Em que ano se passa Os sofrimentos do jovem Werther?

Os sofrimentos do jovem Werther ou no original em língua alemã Die Leiden des jungen Werthers (1774) é um romance de Johann Wolfgang von Goethe.

Quando foi publicado Os sofrimentos do jovem Werther?

1774Os sofrimentos do jovem Werther / Data da primeira publicação

O que seria o chamado Efeito Werther Você já tinha ouvido falar nele até então?

É uma sensação de culpa muito grande, muitas vezes uma vergonha ou receio de falar sobre o assunto com outras pessoas”, explica o psiquiatra.

As histórias de amor devem muito a Johann Wolfgang Goethe e seu Os sofrimentos do jovem Werther, obra escrita em 1774 e que, desde então, tornou-se uma referência da literatura mundial. Poucos livros tiveram a repercussão imediata que esse clássico conseguiu, certamente pela forma pungente, desabrida e catártica com que o protagonista evocado no título, Werther, figura da alta aristocracia germânica, destrincha o seu amor — na verdade, algo mais próximo à obsessão — que nutre pela bela Charlotte. O livro é narrado numa estrutura epistolar: conhecemos as danações de Werther por meio de cartas que ele regularmente escreve ao amigo Wilhelm. Pelas mal traçadas de nosso missivista, descobrimos que a impossibilidade de consumar seu afeto pela moça é porque ela já tem o casamento prometido com outro homem, Albert. A convivência próxima entre o apaixonado e o casal não é capaz de reprimir os sentimentos do primeiro, ao contrário: parece até potencializá-lo. Ciente da impossibilidade de levar adiante o seu amor, Werther muda-se, então, de cidade, numa tentativa desesperada de esquecer Charlotte. Mas, incapaz disso, retorna em pouco tempo. 

A volta à convivência próxima com o casal acaba por comprometer ainda mais a “saúde emocional” do apaixonado, sobretudo porque o comportamento de Charlotte para com Werther é ambíguo, próprio das pessoas que se desconcertam com o sentimento alheio: Charlotte ama Werther e não o corresponde apenas por já ser compromissada com Albert? Ou ela lhe dá atenção apenas por se saber desejada? Muito se atribuiu ao desenlace trágico do livro as várias ondas de suicídio que se deram na Alemanha do fim do século XVIII. Maior “acontecimento literário” daquele período, Os sofrimentos do jovem Werther tornou-se ao longo dos tempos um dos “100 livros mais lidos do mundo” — como complementa Erlon José Paschoal, tradutor e posfaciador da presente edição, Napoleão Bonaparte teria lido nada menos que oito vezes. Ninguém passa impune pela leitura desta obra vigorosa e atemporal.

OBRA DISPONÍVEL TAMBÉM EM E-BOOK

Onde se passa Os Sofrimentos do Jovem Werther?
 Comprar pelo Kobo                

Quando se passa Os Sofrimentos do Jovem Werther?

Os sofrimentos do Jovem Werther é definido como um marco na literatura alemã e mundial. Escrito em 1774, foi uma das obras que mais influenciaram os jovens do período. Marcada por uma narração densa, lírica e essencialmente psicológica, a personagem atormentada de Werther tornou-se um modelo de herói pré-romântico.

Em qual país da Europa foi escrito o livro o sofrimento do jovem Werther Sabe

Os sofrimentos do jovem Werther ou no original em língua alemã Die Leiden des jungen Werthers (1774) é um romance de Johann Wolfgang von Goethe. ... Os Sofrimentos do Jovem Werther..

Qual é a principal característica da obra romântica o sofrimento do jovem Werther?

Os Sofrimentos do Jovem Werther traz características marcantes do Romantismo: o cenário bucólico e a natureza como inspiração, a idealização da figura feminina (Lotte) e a dramaticidade exagerada em vários momentos.

Porque Werther se matou?

Werther, por sua vez, em seu desespero de não poder concretizar o seu desejo, não vê outra saída e põe um fim em sua vida, dando um tiro na própria cabeça. O momento de seu suicídio é um dos episódios mais comoventes do livro e, considerado por muitos, da história da literatura ocidental.