Onde o leão vive na selva?

O leão é chamado de "rei da selva" por causa de seu porte imponente, majestoso e do rugido feroz que causa medo, assim como por sua juba real.

Por que o leão é o “rei da selva”? Esta é uma pergunta feita por diversas pessoas e tentaremos dar uma resposta embasada por registros documentais. O leão é um dos felinos mais fortes da savana africana. Sua força, energia e majestade fazem deste um mamífero realmente imponente.

Atualmente, este mamífero se encontra, em estado selvagem, em algumas regiões da África, como Quênia, Tanzânia, Sudão, Congo, Sul do Saara, Gâmbia e Senegal.

Características do “rei da selva”

A seguir, descreveremos algumas das características do chamado “rei da selva”, o que nos permitirá conhecê-lo melhor e chegar perto da resposta. O leão – “rei da selva” – cujo nome científico é Panthera leo, mede aproximadamente dois metros de comprimento e pesa entre 150 e 250 quilos. Possui um corpo forte e resistente, com pelagem lisa e curta, de cor marrom-ocre.

O seu focinho é largo e possui olhos pequenos. As suas extremidades são grosas e fortes. A cabeça e o pescoço, por sua vez, apresentam uma juba exuberante e atraente. O leão é chamado de “rei da selva” por causa de seu porte imponente, majestoso e do rugido feroz, que dá medo, assim como sua juba real.

Este animal impressionante tem uma grande capacidade para dominar o grupo e, além disso, é o maior predador da cadeia alimentar. Os leões machos são grandes e podem alcançar 250 quilos na idade adulta.

Atualmente, não habita as selvas tropicais, já que prefere as savanas africanas por serem lugares abertos. O leão é sociável por natureza e vive em grupos, compostos por fêmeas, filhotes e um ou dois machos.

A chegada ao grupo

Quando um novo macho chega no grupo, normalmente ele entra em combate com o macho dominante. Nessas situações, o perdedor deve deixar o grupo ou morrer graças às feridas causadas pela briga. O leão vencedor fica com as leoas e, em algumas situações, pode matar os filhotes para produzir os seus próprios descendentes.

Os leões, por diferentes razões sociais, mudam de grupo. Alguns leões são nômades, vivendo sozinhos, ou simplesmente formam um novo grupo junto a outros machos.

Dentro do grupo, são as fêmeas que normalmente cuidam da caça. No entanto, o leão também caça, embora o seu papel principal seja o de proteger o grupo. Nessas situações, o macho derruba as presas grandes usando todo a sua potência e força.

Nas ocasiões em que o leão participa da caça, ele pode alcançar velocidades de até 56 km/h. Porém, ele não é capaz de manter essa velocidade por muito tempo.

Por este motivo, o grande felino tenta se aproximar da presa silenciosamente, ficando a cerca de 3 metros, antes de se lançar violentamente para derrubá-la. Ao prender a presa, ele crava seus dentes mortais de até oito centímetros de comprimento em sua garganta.

Alimentação do “rei da selva”

A dieta dos leões é composta, basicamente, de grandes mamíferos, como zebras, búfalos, rinocerontes, elefantes jovens, gazelas, girafas, cavalos e gnus. Ao se alimentarem, é provável que entrem em conflitos por comida com outros membros do grupo.

Contudo, o macho dominante sempre se alimenta primeiro, seguido pelas fêmeas adultas, dos jovens e, por último, dos filhotes.

O leão é conhecido como “rei da selva” em grande parte por seu rugido, já que nenhum outro felino possui tamanha potência. Esse impressionante rugido pode ser escutado a uma distância de até nove quilômetros.

É provável que o título de “rei da selva” seja o resultado de sua presença imponente, mas também do seu comportamento social e de seus costumes.

Outras razões para que o leão seja conhecido como o “rei da selva” é a sua relação com a representação criada pelo ser humano desde a Idade Média. Durante esse período, o leão era associado aos reis por causa de sua coragem e valentia, além do efeito causado pela juba.

Lembre-se que os leões são os únicos felinos que vivem em grupos e, de acordo com diversos estudos, aparentemente, quem lidera esses grupos são as fêmeas. São elas que assumem a responsabilidade de caçar e de proteger o grupo.

Em uma análise puramente histórica, a hipótese mais aceita é de de que a fama de “rei da floresta” vem da Idade Média. Nesse período, o leão era considerado símbolo da realeza e dos exércitos da época.

Pode interessar a você...

Onde os leões vivem na selva?

A maior parte dos leões que hoje vive na natureza são encontrados nas savanas da África e demais regiões semi-desérticas. Ele já foi extinto de muitas áreas de florestas da Ásia e Europa. Eles vivem em grupos de até 40 indivíduos, sendo em sua maioria fêmeas, lideradas pelo macho alfa.

Em qual região o leão vive?

Habitat do leão O leão-africano é encontrado atualmente no leste e sul da África, habitando regiões de planícies ou savanas. Em vários países africanos, esses animais já foram extintos, sendo possível perceber uma tendência de declínio entre as populações ainda existentes.

Como é o leão na selva?

Alesanco adverte que os leões machos podem pesar até 250 quilos, embora os leões selvagens geralmente pesam 180 quilos. As leoas são menores – têm de 120 e 160 quilos de peso. Os machos podem ultrapassar 3 metros da ponta do focinho até o rabo, enquanto as leoas chegam a 2,60 metros, explica Alesanco.

Que é o rei da selva?

O leão é considerado o rei da selva graças à sua impressionante crina, destemor, poder e força. Mesmo com todas as características poderosas, é triste dizer que estão na lista de espécies ameaçadas de extinção. É certamente o felino mais famoso da savana.