O trabalho dignifica o homem, mas o homem não vive só para trabalhar argumentos

683 palavras 3 páginas

Trabalhar é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida. Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. E vai além do ganha-pão. Tem a ver com realização pessoal, com sentir-se útil e encontrar sentido para os dias. “A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas. O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e si mesmo. Além disso, a nossa capacidade inventiva e criadora é exteriorizada através do ofício que realizamos”, afirma a psicóloga organizacional Vanessa Rissi.

De outro lado, o fato de não trabalhar pode ter consequências negativas, que afetam diretamente a personalidade. “Em razão da centralidade que o trabalho ocupa em nossas vidas, é que podemos compreender as consequências negativas do não-trabalho, da inatividade. Um sujeito sem trabalho é impedido de se realizar como homem e cidadão, o que afeta diretamente sua dignidade”, salienta Vanessa, que é mestre em Saúde Coletiva/Saúde do Trabalhador, especialista em Gestão de Recursos Humanos e professora da Imed.

Ter um ofício é primordial na vida do ser humano. Durante a própria evolução, cada indivíduo veio desempenhando um papel, o que não é diferente nos dias de hoje. “O trabalho é um meio inexorável da existência humana e constituinte da identidade do sujeito. Isto significa que cada um se torna o que é por meio do ofício que executa. Através do trabalho as pessoas podem imprimir sua marca, o seu registro. Isto tanto é verdadeiro que quando não conhecemos uma pessoa e, então, perguntamos ‘quem é fulano?’, a resposta sempre estará relacionada a função executada no mundo do trabalho: ‘ele é professor da escola x, ele é vendedor da empresa y, é médico’, e assim por diante”, argumenta a psicóloga.

Gostar do que faz
Tão importante quando desempenhar o seu ofício é gostar do que se faz. Quem


Relacionados

  • o trabalho dignifica o homem

    582 palavras | 3 páginas

    Para Karl Marx o trabalho é uma ação tipicamente humana. Através dele o homem pode mudar e moldar a natureza e também a si próprio, ou seja, o homem cresce, dignifica,transforma, edifica a cultura e a sociedade através do trabalho. Aqui pensamos no trabalho sob um aspecto libertador, com uma visão positiva. Mas é sempre assim? Será que o modelo taylorista, por exemplo, em que a fragmentação do trabalho conduz à fragmentação do saber, realmente dignifica o homem? Com o capitalismo e a….

  • portugues

    552 palavras | 3 páginas

    "O trabalho dignifica o homem "... até onde vai esse velho ditado popular? O trabalho somente "dignifica" o homem a partir do momento que ele saiba colher os frutos de seu trabalho,além disso o trabalho pode e deve andar junto a educação.é necessário também que soubemos que o não devemos viver somente pelo trabalho,devemos lembrar que o amor da nossa família, pode ser muitas vezes mais importante que a nossa vida profissional o homen nao deve viver so para o trabalho tem que aproveita de tudo da….

  • Linguagem linguistica

    1629 palavras | 7 páginas

    Atividade de português. 1 – O trabalho dignifica o homem, mas o homem não deve viver só para o trabalho, por que devemos aproveitar bastante a vida, e não apenas trabalhar, pois devemos trabalha para viver, não ao contrário. 2- As mulheres, atualmente, ocupam cada vez mais funções de destaque na vida social e política de muitos países, no entanto Há muito preconceito no mundo de hoje em relação as mulheres, por isso muitas delas ainda sofrem certo preconceito. 3- Anacleta é um detetive trapalhão….

  • Direito

    919 palavras | 4 páginas

    UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP Curso de Direito TDA III – O TRABALHO ESCRAVIZA OU DIGNIFICA O HOMEM? ELIZENA CAROLINA BRAGA RA: 3934828929 Turma N33 Campo Grande/MS 2013 ELIZENA CAROLINA BRAGA TDA III – O TRABALHO ESCRAVIZA OU DIGNIFICA O HOMEM? Trabalho apresentado como exigência do Curso de Direito da Universidade Anhanguera-Uniderp para composição da nota N2 da disciplina de TDA III, sob a orientação da Professora Andréa Francisco….

  • trabalho ruim de sociologia

    868 palavras | 4 páginas

    pensar de acordo com o seu "espírito". Os burgueses precisavam de uma validação moral para suas atividades, para isso eles patrocinaram algumas religiões da revolta protestante, que passaram a pregar a ética protestante do trabalho. Esse pensamento diz que o trabalho dignifica o homem e o lucro deve ser buscado para se gerar ainda mais lucro, deixando o resto de lado. Com isso, a burguesia deixou de ser vista como um bando de ganaciosos e passou a ser admirada e respeitada. Essa busca racional por lucro….

  • Trabalho e humanidade

    579 palavras | 3 páginas

    TRABALHO E HUMANIDADE TRABALHO & HUMANIDADE Quem nunca ouviu o dito popular ‘o trabalho dignifica o homem’? Um erro que muitos podem cometer ao realizar um pensamento simplista sobre o ditado é de que o trabalho dignifica o homem porque através dele o homem sustenta uma vida digna para ele e para sua família. Esse raciocínio é um erro, pois nesse sentido não é propriamente o trabalho que dignifica o homem e sim apenas um fruto do trabalho: o salário. Ao cometer esse erro, seu autor….

  • Trabalho de Antropologia

    1068 palavras | 5 páginas

    projetos e patrocínios para a realização de eventos valorizando á produção literária e artística na região e na cidade onde você reside. Questão do texto: Sentidos do trabalho para as mulheres. 03- Ainda vale dizer que “o trabalho dignifica a pessoa”¿ Por quê¿ R= Sim. Porque na sociedade de hoje é através do trabalho que o homem forma a sua dignidade, pois todo aquele que trabalha com dedicação, humildade, honestidade, colaborando e respeitando seus colegas, será digno e respeitado. Questão….

  • Dia do Trabalho

    1964 palavras | 8 páginas

    DIA DO TRABALHO Qual a origem da palavra trabalho? A palavra “trabalho” tem sua origem no vocábulo latino “TRIPALIUM” – denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (palium). Desse modo, originalmente, “trabalhar” significa ser torturado no tripalium, embora alguns atribuam o termo àquele que torturava (“trepaliare”: torturar alguém no tripalium) Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem “trabalhava”, naquele tempo….

  • Mestre Do Tabernaculo

    1347 palavras | 6 páginas

    O homem, para construir a si mesmo, deve manipular a natureza (pedra, madeira, ferro, terra, etc.). O homem vive uma relação constante com a natureza, por isso, ao transformar a natureza o homem transforma a si mesmo. Essa transformação de si significa que o individuo adquire conhecimento das coisas que ele manipula. Mesmo sabendo que o homem esteja submetido a natureza, o indivíduo tem o potencial de modificá-la. Ao realizar essa ação, o homem realiza o trabalho. Nessa explicação, podemos dizer….

Outros Trabalhos Populares

Porque o trabalho dignifica o homem mas o homem não vive só para trabalhar?

Isso porque tudo depende do indivíduo e da situação de vida que ele se encontra no momento. Mas em um contexto geral, podemos dizer que esse ditado popular faz menção ao nosso trabalho como sendo uma forma de nos ocuparmos, o que evitaria o ócio, tão prejudicial em nossas vidas.

O que significa afirmar que o trabalho dignifica o homem?

No sentido geral, essa frase traz a importância da ocupação na vida das pessoas. Ou seja, o ato de trabalhar é uma condição fundamental para a realização do homem. É trabalhando que uma pessoa consegue se manter financeiramente. Mas, ao mesmo tempo, sua ocupação lhe confere uma sensação de dignidade na vida.

Quem diz o trabalho dignifica o homem?

Dentro dos estudos sobre a ética protestante, Max Weber, considerado um dos fundadores da Sociologia, disse que “o trabalho dignifica o homem”. Weber destacou que o trabalho se encaixava como uma das ações sociais mais nobres e dignas presentes na sociedade.

O que o trabalho dignifica ou escraviza o ser humano?

"O trabalho dignifica o homem". Palavras de Benjamin Franklin (1706-1790), um estudioso norte-americano. É bem verdade que o trabalho, como os demais Direitos Sociais é essencial para o funcionamento e organização da sociedade e é fundamental, porque abrange e envolve várias partes do âmbito social.