O que significa o termo Descobrimento do Brasil?

Ouça este artigo:

Sempre aprendemos, desde que iniciamos nossos estudos em História, que o Brasil foi descoberto em 1500 pelo navegador Pedro Álvares Cabral. Temos que ter em mente que este foi apenas uma parte do período conhecido como Expansão Marítima e que há um grande contexto da História que precisa ser reportado para que se possa entender o chamado “Descobrimento do Brasil”.

No início do século XIV, a Europa enfrentou uma profunda crise em todos os setores. A nobreza estava dividida em conflitos e guerras. Houve, nesse mesmo período, a chamada Peste Negra, doença trazida pelos ratos e dizimou metade da população europeia. É nesse contexto que iniciam revoltas camponesas e fome. Os bens disponíveis eram restritos e levavam à conflitos entre camponeses e senhores e à estagnação. Toda essa crise contribuiu para expansão marítima. Alguns livros abordam também a importância de Dom Henrique e sua famosa Escola de Sagres e a localização geográfica que Portugal possui, facilitando as navegações.

No século XV, Portugal se torna um reino unificado e centralizado, menos sujeito a convulsão e disputas, diferente da França, Inglaterra, Espanha. Em torno do rei, se agruparam vários setores influentes como a nobreza e a burguesia, no qual as duas eram favorecidas pela expansão.

Para os comerciantes havia a perspectiva de um bom negócio; para o rei, era a forma de conseguir novas fontes de renda (Mercantilismo); para nobres, servir a Coroa era sinal de recompensa. Para complicar, em 1453, os turcos ocupam a cidade de Constantinopla, fechando o caminho pelo Mar Mediterrâneo para chegar até as Índias. Assim, os portugueses também tinha a necessidade de encontrar uma nova rota para chegar até as Índias. Em 1499, Pedro Álvares Cabral foi enviado às Índias e, no dia 22 de abril de 1500, chegou na região da atual Porto Seguro (Bahia), que recebeu o nome de Ilha de Vera Cruz, pois se pensava que era uma ilha, mudando para Terra de Santa Cruz e, finalmente, Brasil.

O que significa o termo Descobrimento do Brasil?

Chegada de Pedro Álvares Cabral na região de Porto Seguro (BA). Pintura de Oscar Pereira da Silva, 1904.

Não há ainda uma certeza se o desvio de rota feito por Cabral até as terras brasileiras foram propositais ou não. As evidências apontadas pelos historiadores é que o navegador veio até o Brasil propositalmente, pois há registros de que antes de Cabral já havia vindo outros europeus.

Mesmo com as novas terras, Portugal continua com o comércio nas Índias, pois as especiarias lá encontradas eram bastante lucrativas. Ainda não havia sido achado ouro no Brasil, somente o pau-brasil era explorado, pois sua madeira era muito valiosa e sua tinta era comercializada na Europa. Assim, se deu o escambo, que era a troca entre os nativos e os portugueses: os nativos recebiam dos últimos objetos desconhecidos para eles como espelho, apitos, espadas de ferro e, em troca, os portugueses recebiam o trabalho na extração da madeira e o carregamento até as caravelas, ou seja, mão de obra nativa. Foi somente em 1530 que se iniciou a colonização.

Portanto, se percebe que a origem do Brasil está na Expansão Marítima e na busca por metais preciosos, tendo o apoio, principalmente, da burguesa lusa. Da mesma maneira, os historiadores discordam do termo “descobrimento do Brasil”, ainda muito utilizado e trabalhado nas salas de aula, ao passo que já havia uma população nativa no novo território. Assim, o termo que mais se aproxima da historiografia atual é "chegada dos portugueses ao Brasil".

Referências bibliográficas:

DEL PRIORE, Mary, VENANCIO, Renato. Uma Breve História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.

DORÉ, Andréa. Antes de Existir o Brasil: os portugueses na índia entre estratégias da Coroa e táticas individuais. HISTÓRIA, São Paulo, 28 (1): 2009.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

COSTA, Marcos. A História do Brasil para quem tem pressa. Rio de Janeiro: Valentina, 2016.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/descobrimento-do-brasil/

No dia 22 de abril, algumas pessoas comemoram no Brasil a chegada dos portugueses ao território onde hoje se localiza o país. Durante muito tempo, a versão oficial da história dizia que o Brasil fora descoberto por acaso após uma mudança de rota, inesperada, quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral estava no Oceano Atlântico. Nesta versão, com muita sorte Portugal havia conquistado a maior porção territorial de seu Império.

A chegada de Cabral ao litoral brasileiro ocorreu quase dois meses depois de partir de Portugal, em 08 de março de 1500. O destino de Cabral era a cidade de Calicute, na Índia, onde poucos anos antes o navegador Vasco da Gama havia chegado, depois de contornar o continente africano, realizando trocas comerciais extremamente valiosas na cidade indiana. 

Mas em decorrência das correntes marítimas, a rota de navegação foi alterada sem que os navegadores percebessem. Esta alteração de rumos trouxe Cabral e seus mais de 1000 homens a aportar em terras do litoral nordeste do Brasil em 22 de abril de 1500. Segundo Pero Vaz de Caminha, o primeiro ponto de terra firme que avistaram foi um monte, localizado no sul da Bahia, que denominaram de Monte Pascoal, por estarem no oitavo dia da Páscoa cristã. Depois avistaram a terra aos pés do monte, sendo que Cabral a denominou de Vera Cruz.

Logo depois aportaram mais ao norte desse monte, em uma localidade conhecida como Santa Cruz Cabrália, onde realizaram os primeiros contatos com a população indígena. Houve uma primeira tentativa de catequização e a primeira missa católica foi realizada na terra de Vera Cruz pelo padre Henrique de Coimbra.

Os portugueses ficaram na região até maio, momento em que Pedro Álvares Cabral continuou sua viagem a Calicute, enviando uma de suas embarcações para Portugal, com a missão de avisar o rei D. Manuel II da descoberta da nova terra. Dois de seus homens ficariam em terras brasileiras. Os portugueses só iriam realizar a ocupação do território cerca de 30 anos depois.

Esta é a versão oficial da História, mas diversos historiadores a questionam.

A primeira pergunta que os historiadores fazem é: Afinal, o que houve foi descobrimento ou a conquista do Brasil? A palavra descobrimento está relacionada a uma descoberta, a algo desconhecido por outras pessoas. Porém, milhões de pessoas já habitavam o território “descoberto” pelos portugueses, os “índios”, que foram assim chamados em razão dos europeus acreditarem que teriam chegado à Índia. Dessa forma, como os portugueses poderiam descobrir algo que outros já conheciam? O que eles realizaram foi chegar a uma localidade já habitada, iniciando a partir daí a conquista deste território.

As outras perguntas são: os portugueses não sabiam mesmo da existência das terras? Será que teriam chegado por acaso no litoral brasileiro?

Há indícios de que o cosmógrafo Duarte Pacheco Pereira havia participado de uma expedição secreta a esta região, para saber da existência de novas terras a oeste do oceano Atlântico, em 1498. Duarte Pacheco Pereira era um dos tripulantes da esquadra de Pedro Álvares Cabral. Essas evidências levam a pensar que os portugueses sabiam da existência das terras, e a passagem pelo litoral do Brasil não havia sido por acaso, mas sim para conhecer o local e afirmar ao mundo europeu que esse território pertencia à porção portuguesa do globo terrestre, o que foi definido na partilha do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494.

* Crédito da Imagem: Neftali e Shutterstock.com


Por Tales Pinto
Graduado em História

Porque o termo Descobrimento do Brasil?

A utilização do termo descobrimento está ligada ao etnocentrismo dos portugueses, e também dos europeus. Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo, os portugueses desconsideraram que os indígenas já conheciam o território. Eles foram os primeiros europeus a conhecerem a localidade.

É certo usar o termo Descobrimento do Brasil?

"Achamento e descobrimento são praticamente a mesma coisa e não refletem o que aconteceu porque quem achou o Brasil foram os índios, não os portugueses. O mais correto é usar conquista ou invasão", defende Ana Filipini, coordenadora de história do curso Pré-Universitário e do Colégio La Salle.

Qual é o significado da palavra descobrimento?

O “Descobrimento” do Brasil aconteceu em 22 de abril de 1500, momento em que os portugueses chegaram nas terras que hoje pertencem ao Brasil. Esse evento, que marcou a história do nosso país, foi fruto do esforço intelectual e de várias expedições marítimas realizadas pelos navegadores portugueses.

Porque o uso da palavra Descobrimento do Brasil deveria ser evitada?

A palavra descobrimento, empregada com relação a continentes e países, é um equívoco e deve ser evitada. Só se descobre uma terra sem habitantes; se ela é ocupada por homens, não importa em que estágio cultural se encontrem, já existe e não é descoberta. Apenas se estabelece seu contato com outro povo.