O que significa dizer que as cidades globais concentram funções de comando Todas elas têm o mesmo papel na rede urbana?

As cidades globais representam as metrópoles mundiais que possuem uma estrutura complexa e grande importância e influência no mundo e por isso, também são chamadas de cidades mundiais. O termo foi utilizado pela primeira vez pela socióloga Saskia Sassen, com o intuito de as distinguir das megacidades na classificação de hierarquia urbana.

Segundo a hierarquia urbana, as cidades globais estão no topo hierárquico. Elas sofreram mudanças significativas em sua estrutura decorrente do processo de globalização. Correspondem assim, aos centros mundiais urbanos, culturais, financeiros, econômicos, políticos e industriais de maior desenvolvimento do mundo.

Além disso, geralmente apresentam elevada densidade populacional e qualidade de vida, por exemplo, Nova Iorque, Londres, Paris e Tóquio. No Brasil, as duas cidades que estão incluídas na categoria de cidades globais são São Paulo e o Rio de Janeiro.

Megacidades, Tecnopolos e Cidades Globais

O conceito de megacidade está intimamente relacionado com o de cidades globais, posto que ambos são centros urbanos que possuem forte urbanização e desenvolvimento. No tocante às megacidades, elas possuem elevada densidade populacional, ou seja, reúne mais de 10 milhões de habitantes, por exemplo, São Paulo e Cidade do México.

Note que as megacidades apontam em termos quantitativos, enquanto as cidades globais em termos qualitativos. Importante observar que uma megacidade também pode ser considerada uma cidade global.

De tal modo, as cidades globais além de apresentarem elevada população, possuem melhor qualidade de vida e de infraestrutura, por exemplo, um sistema avançado de transportes, aeroporto internacional, rede de comunicações, grandes empresas multinacionais, indústrias, dentre outros.

Já as Cidades Tecnopolos, como o próprio nome já indica, são cidades que apresentam grande desenvolvimento tecnológico e, por isso, reúnem pesquisadores, trabalhadores e estudantes da área. Os Centros Tecnopolos mais importantes do Brasil e do mundo são: São Carlos, São José dos Campos, Campinas, Londres, Munique e Paris.

Leia também o artigo: Metrópoles e Megalópoles.

Classificação

No total, cerca de 60 cidades no mundo são consideradas cidades globais sendo que a maioria delas está concentrada no continente europeu. Segundo o nível de influência que exercem, as cidades globais são divididas hierarquicamente em três tipos:

  • Cidades Alfa: São Paulo, Nova Iorque, Londres, Tóquio, Hong Kong, Xangai, Paris, etc.
  • Cidades Beta: Rio de Janeiro, Bogotá, Lisboa, Berlim, Roma, Atenas, Vancouver, etc.
  • Cidades Gama: Curitiba, Quito, Washington, Marselha, Lyon, Turim, Antuérpia, etc.

a е a) Qual é o papel das cidades globais no atual momento da expansão capitalista? b) O que significa dizer que as cidades globais concentram funções de comando? Todas elas têm o mesmo papel na rede urbana mundial? c) Explique a frase, extraída do texto: "A dispersão territorial da atividade econô- mica, em escala nacional e mundial, acarretada pela globalização, criou novas formas de concentração". Cite exemplos da realidade brasileira. CAPÍTULO 12 - Megacidade

Veja o que outros estudantes também perguntam »

RESPONDER

As Cidades Globais, no atual contexto da urbanização mundial, caracterizam-se por:

a) possuírem necessariamente mais de 10 milhões de habitantes.

b) apresentarem um grande número de fábricas, sobretudo indústrias de base.

c) serem densamente urbanizadas e gerarem influência sobre outras cidades no mundo.

d) não apresentarem vínculos com as atividades agropecuárias e mineradoras. 

Assinale a alternativa que não apresenta os elementos que costumam estar presentes nas Cidades Globais:

a) sedes de empresas e serviços urbanos sofisticados

b) bolsas de valores e centros comerciais de destaque

c) centros de pesquisas e universidades

d) portos ou aeroportos de abrangência zonal. 

(PUC-PR - adaptada)

“Na atual fase da economia mundial, é precisamente a combinação da dispersão global das atividades econômicas e da integração global, mediante uma concentração contínua do controle econômico e da propriedade, que tem contribuído para o papel estratégico desempenhado por certas grandes cidades, que denomino cidades globais.”

(SASSEN, Saskia. As cidades na economia mundial. São Paulo: Nobel, 1998, p. 16)

As características das cidades globais estão corretamente descritas na questão:

a) Em poucas décadas, as cidades globais, pela dinâmica das trocas econômicas mundiais, estarão mais presentes em nações pobres que nas ricas.

b) As cidades globais são sinônimos de megacidades, porque seu poder de polarização econômica também é resultado do tamanho de sua população.

c) As cidades globais, por serem centros vitais da dinâmica capitalista atual de onde partem as diretrizes da economia mundial, estão localizadas apenas em países desenvolvidos.

d) Por sua importância econômico-financeira e técnica e por serem grandes prestadoras de serviços especializados – e não pelo tamanho de sua população -, são centros vitais da dinâmica capitalista atual, de onde partem as diretrizes da economia mundial.

(UFJF) Leia o texto:

“Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade, consultoria, publicidade e banco) e a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações etc.. As cidades globais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global é administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”.

Fonte: Maria da Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html

Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:

a) quantidade de habitantes.

b) localização geográfica.

c) influência supranacional.

d) economia sociodemocrata.

e) reserva de biodiversidade. 

a) falso – o conceito de cidade global não leva em conta o contingente populacional.

b) falso – as indústrias de base pouco se concentram atualmente nas cidades globais, que se caracterizam pela predominância de sedes administrativas de empresas transnacionais.

c) verdadeiro – as cidades globais são muito urbanizadas e exercem influência econômica em várias partes do mundo.

d) falso – há um grande vínculo com as atividades primárias, estando essas práticas subordinadas ao meio urbano e às suas transformações. 

São elementos presentes nas cidades globais: sedes de empresas, sobretudo multinacionais; bolsas de valores, serviços urbanos modernos, rede diversificada de transportes, centros comerciais avançados, centros de ciência e tecnologia, como as universidades e aeroportos de alcance internacional.

Alternativa a ser assinalada: letra D. 

a) Falso – Atualmente, já existem cidades globais em países subdesenvolvidos, tais como São Paulo e Cidade do México.

b) Falso – Cidades Globais é um termo econômico para designar o grau de complexidade econômica das formações urbanas, enquanto Megacidades é somente um termo para apontar as cidades com mais de dez milhões de habitantes.

c) Falso – Há cidades atualmente em países ricos e pobres, embora a maioria concentre-se nos países desenvolvidos.

d) Verdadeiro – As cidades globais carregam consigo uma vital importância para o capital por nelas se situarem os principais tipos de serviços e meios técnicos necessários para a sociedade globalizada. 

Ao afirmar a importância econômica das cidades globais e considerá-las como o centro da globalização, a autora revela que esse conceito deve-se, sobretudo, ao caráter supranacional das cidades.

Alternativa correta: letra C

O que significa dizer que as cidades globais concentram funções de comando Todas elas têm o mesmo papel na rede urbana mundial?

De um modo geral, podemos dizer que as cidades globais exercem uma função de coordenar as dinâmicas econômicas, políticas e burocráticas em todo o mundo ou em regiões específicas, pois carregam consigo serviços especializados, centros tecnológicos e científicos, sedes de grandes bancos, bolsas de valores etc.

Qual a influência da globalização sobre as redes urbanas?

As cidades globais, ao exercerem influência fora da fronteira de seus países, criam redes urbanas em escala mundial. Essa configuração e interconexão entre centros urbanos em nível internacional foi possibilitada pelo fenômeno da globalização.

O que está concentrado nas cidades globais?

Nessas cidades, há grande concentração e movimentação financeira, sedes de grandes empresas ou escritórios filiais de transnacionais, importantes centros de pesquisas, presença de escritórios das principais empresas mundiais em consultoria, contabilidade, publicidade, bancos e advocacia, além das principais ...

O que diferencia as cidades globais de outros aglomerados urbanos?

De tal modo, as cidades globais além de apresentarem elevada população, possuem melhor qualidade de vida e de infraestrutura, por exemplo, um sistema avançado de transportes, aeroporto internacional, rede de comunicações, grandes empresas multinacionais, indústrias, dentre outros.