O que se refere à avaliação diagnóstica é correto afirmar?

Em uma turma de 40 alunos, 10 deles, numa escala de qualificações representada por notas que variam de 0 (zero) a 10,0 (dez), obtém-se a qualificação expressa pela nota 7,0 ou mais. Com os outros 30 (75%) obtêm qualificações abaixo de 7,0, chegando a 0 (zero). (Fragmento adaptado: LUCKESI, 2018, p. 202).

Avalie as afirmações sobre o que revelam os dados apresentados no texto acima.

I - A expressão estatística - 75% - se refere à qualidade da aprendizagem individual do aluno.

II - A avaliação do desempenho da turma de estudantes marca o início da avaliação de larga escala.

III - A análise da turma de estudantes está para além daqueles que aprenderam individualmente.

IV - A qualidade satisfatória do desempenho dos alunos está configurada nos dados estatísticos da turma.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.

  • B II e III.

  • C II e IV

  • D I, III e IV.

Luckesi (2009, p. 81) afirma que a avaliação diagnóstica é “um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem”. Neste sentido, pode-se afirmar que a avaliação diagnóstica se constitui em um momento dialético, pois provoca ação, reflexão e interpretação do que ocorreu ao longo do processo de aprendizagem.
Com base no exposto, é correto afirmar que a avaliação diagnóstica é:

  • A Um mecanismo capaz de mensurar totalmente a quantidade de apreensão do conhecimento do aluno.

  • B Um instrumento que se apoia na disciplina e no comportamento da turma e permite a classificação por meio quantitativo e de acordo com o desempenho dos estudantes.

  • C Um instrumento avaliativo utilizado apenas no ensino tradicional.

  • D Um instrumento capaz de oferecer ao docente uma oportunidade de (re)definição de sua postura à frente do processo de aprendizagem, validando e/ou revendo o seu fazer pedagógico.

Para Cipriano Carlos Luckesi, o ato de avaliar implica dois processos articulados e indissociáveis: diagnosticar e decidir, já que não é possível uma decisão sem um diagnóstico, e um diagnóstico sem uma decisão é uma ação interrompida. A respeito desses dois processos na avaliação da aprendizagem escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. O ato de diagnosticar implica constatar o estado de uma atividade ou de uma habilidade de aprendizagem, levando em consideração a natureza de cada campo de conhecimento. II. O ato de diagnosticar gera uma qualificação, positiva ou negativa, a respeito do objeto em avaliação, o que, por sua vez, conduz à escolha de estratégias didáticas. III. O ato de decidir não é neutro, estando subordinado aos objetivos da aprendizagem que se pretendem alcançar, às necessidades pedagógicas e aos meios disponíveis.
Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;

  • B somente II;

  • C somente I e II;

  • D somente I e III;

  • E I, II e III.

Em seu livro “Filosofia da Educação/1994), Luckesi defende a ideia de que a Pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica definida”. O autor apresenta três tendências filosóficas responsáveis por interpretar a função da educação na sociedade:

  • A A Educação Redentora (otimista), a Educação Reprodutora (pessimista) e a Educação Transformadora da sociedade (crítica em relação às duas anteriores).

  • B A Educação Redentora (pessimista), a Educação Reprodutora (otimista) e a Educação Transformadora da sociedade (crítica em relação às duas anteriores).

  • C A Educação Transformadora da sociedade (pessimista), a Educação Reprodutora (otimista) e a Educação Redentora (crítica em relação às duas anteriores).

  • D A Educação Redentora (pessimista), a Educação Transformadora da sociedade (otimista) e a Educação Reprodutora (crítica em relação às duas anteriores).

Oriundas em meio a movimentos sociais, em diferentes contextos históricos, as tendências pedagógicas influenciaram as práticas pedagógicas e buscaram atender às expectativas da sociedade, ora das classes dominantes ora de trabalhadores. Luckesi (1990) complementa que as diversas teorias filosóficas pretenderam dar conta da compreensão e da orientação da prática educacional em diversos momentos e circunstâncias da história humana. Sobre a tendência liberal tradicional, analise e relacione: coluna da esquerda A, B e C com as afirmativas expostas à direita.

O que se refere à avaliação diagnóstica é correto afirmar?

  • A A-II, B-I, C-III

  • B A-V, B-III, C-IV

  • C A-III, B-II, C-V

  • D A-I, B-IV, C-II

Que se refere à avaliação diagnóstica?

Entende-se por avaliação diagnóstica uma ferramenta que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. É possível, dessa forma, mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, o que funciona de fato como um diagnóstico.

Quanto ao processo de avaliação diagnóstica é correto afirmar que?

Assim, é correto afirmar que a avaliação diagnóstica tem como principal função: Alternativas: a)Determinar uma nota para o conhecimento construído pelo aluno. b)Determinar se o aluno está apto ou não para prosseguir em seus estudos. c)Embasar o planejamento e o replanejamento das ações didáticas.

O que se refere à avaliação diagnóstica é correto afirmar que ela deve ocorrer quando?

Resposta verificada por especialistas. Tendo como base o conceito de avaliação diagnóstica, podemos concluir que a alternativa correta é a letra e. Recomenda-se que esse tipo de avaliação seja feita sempre antes do início de um novo ciclo de aprendizagem.

Qual a diferença entre avaliação diagnóstica?

A diagnóstica, geralmente, é feita antes de se iniciar um ciclo ou conteúdo, na volta às aulas; a formativa é feita continuamente ao longo dos processos de ensino-aprendizagem e a somativa ao final desses processos e ciclos.