O que são opções de URL da campanha?

Construir uma rede de referências de qualidade para sua loja virtual e uma boa campanha de marketing figuram entre os grandes desafios para qualquer empreendedor online. No entanto, como saber se os seus banners promocionais e suas campanhas de e-mail marketing vêm trazendo retorno em vendas para o seu e-commerce? A URL parametrizada tem essa e outras respostas!

Para acompanhar o impacto de suas campanhas online, contamos com uma ferramenta muito poderosa: o Google Analytics. Dentre as suas funcionalidades, encontramos as Campanhas Personalizadas e a Criadores de URLs.

💡 Caso a ferramenta seja nova para você, acesse nosso curso gratuito sobre Google Analytics básico para lojas virtuais.

Neste conteúdo, vamos saber tudo sobre as URLs parametrizadas e como usar esse recurso em seu negócio. Vamos lá? 😉

URLs parametrizadas são links que possuem, em sua estrutura, códigos com o objetivo de identificar — ou “taguear”, termo mais popular no marketing digital — uma URL. A ideia central é obter informações de tráfego dos usuários que a visitaram, rastreando dados sobre o link que você deseja acompanhar.

Para isso, usamos a UTM (Urchin Tracking Module), que em português significa módulo de rastreamento urchin. Ao inserir uma UTM em seu link, você poderá entender como os usuários chegaram até seu site e o que fizeram por lá.

Por exemplo: se você possui uma loja virtual e divulga seus produtos nas redes sociais, através de uma URL parametrizada, será possível saber se o cliente que comprou no seu site de vendas descobriu o seu produto no Instagram, no Facebook ou em outro canal de vendas.

Qual é a importância da URL parametrizada?

Trabalhar com URLs parametrizadas é de extrema importância para quem tem um negócio online e deseja medir sua taxa de conversão. Além disso, as informações obtidas por meio desses links são muito úteis para a otimização de toda a estratégia de vendas de um negócio.

Pense que, uma vez que você terá ampla visão sobre os canais e links que mais trazem clientes para a sua loja, ficará mais fácil investir em pontos de conversão mais efetivos. Por exemplo, se você está divulgando seus produtos no Instagram Shopping mas os clientes que chegam até o seu e-commerce vieram do Facebook, significa que algo precisa ser feito em sua vitrine virtual do Instagram para atrair mais consumidores.

Ademais, a oportunidade de monitorar o comportamento do usuário em sua loja virtual irá gerar insumos poderosos para o seu negócio. Quanto mais você souber sobre o seu consumidor, mais facilidade você terá para criar estratégias para aumentar suas vendas.

O que o Google Analytics considera em campanhas?

Uma campanha é um dos meios de aquisição de usuários para o seu site. As aquisições acontecem de duas principais maneiras: através de canais (redes sociais, por exemplo) e palavras-chave (quais das keywords anunciadas levaram o usuário até a sua loja).

Essa métrica diz respeito a todas as ações de marketing online que visam trazer clientes para o seu e-commerce, como as de e-mail marketing, newsletters, banners promocionais e campanhas de anúncios pagos via Google Ads.

Nos relatórios de Campanhas, localizado em Aquisição no painel do Google Analytics, você poderá saber detalhes como: duração da visita, qual a porcentagem que gera conversão e se o público está visitando várias páginas sem realizar compras.

Entretanto, nem sempre o Analytics é capaz de detectar a origem do tráfego. Isso acontece quando o usuário digita a URL do seu site direto no navegador. Neste caso, o source será direct.

Agora, se o usuário chegou ao seu site através de outra página, aí sim, a ferramenta detectará a origem. Vale lembrar que o Google Analytics só identifica campanhas de Google Ads se você tiver a codificação automática ativada.

Para todas as suas campanhas que não sejam do Google Ads, ou para as campanhas do Google Ads que não tenham a codificação automática ativada, você deverá agregar os parâmetros utm nas URLs de destino dos seus anúncios de marketing se quiser vê-los no Analytics.

O que são campanhas personalizadas?

Ao sinalizar para o Google Analytics a origem e a mídia desse tráfego de referência, ele te fornecerá informações mais detalhadas sobre como o usuário vindo dessa fonte se comportou dentro do seu site.

Você informará esses dados à ferramenta através de parâmetros que, de acordo com o próprio Google, “são pares de valores de variáveis que contêm as informações de identificação das campanhas e os valores definidos para cada uma”.

Tais parâmetros, após definidos, constarão em todos os seus relatórios de campanhas.

Como definir campanhas personalizadas?

Uma campanha personalizada é definida pelos parâmetros que você dá a ela. Os parâmetros deverão ser utilizados ao final das URLs de destino dos anúncios da campanha que você deseja medir. Para te ajudar nessa tarefa, o Google fornece uma ferramenta bem simples de ser usada, que se chama Criadores de URLs.

Antes de acompanhar um exemplo de construção de URL parametrizada, contudo, devemos entender quais os parâmetros que podem ser definidos dentro de uma campanha personalizada:

  • utm_source: trata-se da origem da campanha. O anunciante, o site de publicidade, o blog parceiro ou o nome do seu boletim informativo. Exemplos: utm_source=newsletter, utm_source=google, utm_source=facebook.
  • utm_medium: a mídia utilizada. Pode ser e-mail, cliques (CPC) etc. Exemplos: utm_medium=email; utm_medium=social; utm_medium=cpc.
  • utm_campaign: o nome da campanha. Usada quando você precisar definir a promoção de um produto em específico ou código promocional. Exemplos: utm_campaign=campanhanatal; utm_campaign=promocaopais.
  • utm_term: termo da campanha. É utilizado para identificação de palavras-chave pagas que provêm de outras campanhas que não as do Google Ads (como Yahoo e Bing). Exemplo: utm_term=couro+sapatos; utm_term=vestidos+de+verao.
  • utm_content: esse parâmetro é usado para identificar conteúdos diferentes que apontam para a mesma URL. Isso é muito útil quando você quer fazer um teste A/B. Por exemplo: comparar qual cor de botão de call-to-action fica melhor em seu banner.

Neste caso, você pode criar os botões com as cores distintas e preparar os links com utm_content diferentes, como utm_content=verde e utm_content=vermelho. Depois, no Google Analytics, você poderá verificar qual dos dois possui uma melhor taxa de conversão.

Para definir uma campanha de sucesso você não necessita criar os cinco parâmetros de uma só vez. O Google recomenda que definamos sempre três deles: utm_source, utm_medium e utm_campaign. Os demais só serão usados quando você precisar adicionar informações especiais.

Alguns exemplos de como se formam as URLs parametrizadas:

  • //www.loja.com/?utm_campaign=primavera&utm_medium=cpc&utm_source=blog
  • //www.loja.com/?utm_campaign=inverno&utm_medium=email&utm_source=twitter
  • //www.loja.com/?utm_campaign=verão&utm_medium=social&utm_source=facebook

Crie a sua loja virtual e venda pela internet

Quando devo ou não utilizar campanhas personalizadas?

Você deve estar se perguntando: preciso definir os parâmetros de todas as visitas que chegam à minha loja? Felizmente, não é preciso criá-los para todo o tráfego – e isso seria até impossível para as visitas provenientes dos buscadores, por exemplo.

Quando não é necessário definir parâmetros de campanhas personalizadas:

  • Se você tiver uma conta do Google Analytics vinculada à sua conta no Google Ads com codificação automática ativada, não precisará informar os parâmetros das suas palavras-chave ao Google Analytics;
  • Em links com palavras-chave orgânicas que provém da rede de buscas do Google e de outros buscadores, como Bing e Yahoo, assim como em sites de referência, como portais afiliados;
  • Em situações nas quais o Google decodificará o tráfego proveniente de outros sites mesmo que você não o tenha codificado como origem. Por exemplo: links que provém de algum vídeo que você tenha publicado no Youtube.

Quando é necessário definir parâmetros de campanhas personalizadas:

  • Qualquer campanha de marketing, como banners em redes sociais;
  • Se você realiza, por exemplo, uma campanha de anúncios de palavras-chave pagas que não seja via Google Ads ou coloca um banner em sua loja ou blog;
  • Em campanhas promocionais via e-mail marketing e newsletters.

Como configurar suas campanhas personalizadas

Agora que você já sabe o que são URLs parametrizadas e campanhas personalizadas, te ensinaremos como mapear os dados para o seu negócio.

Primeiramente, para criar os parâmetros, basta seguir esse tutorial do próprio Google Analytics – ele te ensinará como construir as utms manualmente ou pelo Criador de URLs.

Em seguida, para criar um segmento personalizado e medir suas campanhas, use a Segmentação Avançada. Por meio dela, você poderá organizar as visitas que vêm de cada fonte e filtrar qualquer relatório no Google Analytics, tornando a análise muito mais criteriosa e fácil.

Neste caso, para utilizar essa funcionalidade, basta também seguir esse passo a passo do Google Analytics – através dos segmentos criados, você conseguirá comparar diferentes campanhas e analisar quais delas estão proporcionando maior conversão.

Resumo

Realizar campanhas de marketing online sem saber se o seu esforço trará resultado impedirá que as suas estratégias de negócio evoluam. O investimento bem pensado deve ser aplicado nos lugares que gerem melhores resultados para a sua loja.

Construir URLs parametrizadas no Google Analytics te colocará passos à frente dos concorrentes e te deixará alinhado às principais táticas de marketing online.

Lembre-se sempre dos três passos decisivos para conhecer melhor os visitantes e os compradores da sua loja online: definir os parâmetros das visitas, construir URLs parametrizadas e sempre divulgar suas campanhas online.

Ah, e para você que deseja colocar esses conselhos em prática e vender seus produtos online, que tal começar agora? Crie sua loja grátis com a Nuvemshop! É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos. 💙

O quê é URL da campanha?

O endereço da página do seu site que as pessoas acessam após clicar no anúncio, também conhecida como página de destino.

Como preencher opções de URL da campanha?

Na primeira caixa, cole apenas a URL da página de destino. A seguir, marque a fonte da campanha como “AdWords.” Coloque o nome da campanha como campanha de Adwords ou grupo de anúncios e então adicione uma das suas palavras-chave. O próximo passo é repetir o processo para todas as suas palavras-chave e campanhas.

Quais são os tipos de URL?

Sobre os diferentes tipos de URL.
URLs de visualização. O URL de visualização é o endereço do website exibido no seu anúncio. ... .
URLs da página de destino. Os anunciantes usam um URL da página de destino para direcionar as pessoas a uma área específica do website. ... .
Políticas de URL..

Como configurar opções de URL da campanha Google Ads?

Alterar a configuração do URL de exibição do anúncio em várias campanhas do Google Ads.
No painel de navegação à esquerda, clique em Todas as contas. ... .
Clique na barra de navegação para exibir as opções de navegação..
Na lista Agência, clique na agência que inclui o anunciante..

Toplist

Última postagem

Tag