O que provoca a tensão ea ansiedade mencionada no primeiro parágrafo?

A ansiedade é um mal-estar que está ligado a sentimentos de medo, tensão e perigo. Pode ser desenvolvida durante a infância, em que a criança se torna carente e insegura; pode ser de origem genética ou pode ser desencadeada pela dificuldade de aceitar o novo. Seus sintomas são: taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, aumento do desejo de urinar e defecar, cefaleia, dor no estômago, transpiração excessiva, entre outros.

A ansiedade é o início de algumas doenças psicológicas que necessitam de tratamentos e cuidados especiais. A síndrome do pânico caracteriza pessoas com pavores exagerados, decorrentes de situações imaginárias, como ter medo de morrer de repente, de passar mal e não ser socorrido e outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ansiedade generalizada caracteriza pessoas com sentimentos contínuos de desespero, aflição, susto e inquietação. As fobias também são formas de expressar a ansiedade. Nosso sistema nervoso central necessita de situações confortáveis e seguras para transmitir sensações de bem-estar.

Quando este recebe situações de perigo, causando medo, acontece o estado ansioso que também pode ser desencadeado por pessoas desequilibradas emocionalmente quando estão em contato com algo novo ou com situações inesperadas ou desconhecidas. Em estágios ansiosos, os pensamentos se tornam acelerados causando grande confusão mental, ineficiência de ação e aumento da sensação de perigo.

Por Gabriela Cabral

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Ansiedade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/ansiedade.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

(IFPE 2017) 

ESTRESSE: CAUSAS E PREVENÇÃO

1. O estresse é uma reação a diversos estímulos físicos, mentais ou emocionais. Esse comportamento acontece porque certas situações fazem o nível de tensão ficar muito elevado ou prolongado. Apesar de algumas pessoas apresentarem bom desempenho sob estresse, a maioria delas consegue suportar situações de tensão apenas até certo ponto, a partir do qual podem começar a ter problemas físicos.

2. Os níveis dos hormônios do estresse caem, normalmente, logo que ele passa, quando podemos relaxar. Mas esses níveis podem continuar altos se a situação causadora do estresse se mantiver ou surgir com frequência, ou se, em geral, reagirmos intensamente a qualquer tipo de perturbação, ainda que de menor importância.

3. Grande parte das doenças que acometem os indivíduos está relacionada com o estresse. Entre essas enfermidades estão hipertensão, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (derrames), depressão, ansiedade, síndromes da fadiga crônica, distúrbios digestivos, obesidade, enxaquecas e alguns problemas respiratórios.

4. Além disso, longos períodos de estresse comprometem o sistema imunológico, tornando-nos mais propensos a infecções, câncer e doenças autoimunes, em que o sistema imunológico ataca células do organismo. São exemplos a artrite reumatoide, o lúpus, as doenças da tireóide, certos tipos de anemia e alguns problemas de fertilidade. Fumar, comer demais e outras formas de dependência também estão, muitas vezes, relacionados ao estresse. Além desses fatores, as causas mais comuns do estresse prolongado são: morte de pessoa próxima, problemas nas relações afetivas, preocupações monetárias, desemprego, má gestão do tempo, descanso e lazer insuficientes, tédio, doença, entre outras.

5. Nem sempre é possível evitar as situações que causam estresse, mas podemos alterar as nossas reações aos estímulos. Aprender estratégias de controle do estresse pode ser útil a quem sofre desse mal, pois isso permitirá que os níveis de hormônios do estresse baixem de modo que possamos enfrentar, sem muita angústia, o que a vida vai trazendo.

Autor não informado. Estresse: causas e prevenção (adaptado). Revista Seleções. Disponível em:

<http://www.selecoes.com.br/selecoes-e-voce-bem-estar-estresse-causas-e-prevencao-390-htm>. Acesso: 01 out. 2016

A respeito dos recursos coesivos e aspectos relacionados à coerência presentes no texto "Estresse: causas e prevenção", analise as afirmações a seguir.

I. Em "conseque suportar situações de tensão apenas até certo ponto, a partir do qual podem começar a ter problemas físicos" (1º parágrafo), o uso do pronome relativo destacado configura uma escolha estilística do autor e permite um processo coesivo de referência.

II. No fragmento "Os níveis dos hormônios do estresse caem, normalmente, logo que ele passa (...)" (2º parágrafo), o pronome pessoal utilizado é um termo catafórico, ou seja, retoma um elemento que já foi mencionado no texto.

III. Em "entre essas enfermidades estão hipertensão, ataques cardíacos, (...), obesidade, enxaquecas e alguns problemas respiratórios". (3º parágrafo), o termo em destaque, por ser um sinônimo da expressão doenças, usada anteriormente no texto, possibilita a coesão lexical.

IV. Ao citar várias doenças provocadas, entre outros fatores, pelo estresse, o autor do texto fornece informações redundantes, isto é, repete a mesma ideia diversas vezes no texto, compromentendo a sua progressão e prejudicando a coerência textual devido à tautologia.

V. No 1º parágrafo de texto, há uma contradição quando se afirma que alguma pessoas apresentam bom desempenho sob estresse, mas que a maioria só suporta situações de tensão até certo ponto, e isso compromete a coerência textual.

Estão CORRETAS apenas as afirmações constantes nos itens

O que provoca a tensão e a ansiedade mencionadas no primeiro parágrafo?

Resposta verificada por especialistas 2 / A - No primeiro parágrafo, a tensão e a ansiedade da tripulação são provocados pelo pôr do sol que se aproxima, o que acarreta na grande necessidade de se encontrar um lugar seguro para passar a noite.

O que provoca a tensão ea ansiedade mencionados?

O que causa a ansiedade Eles podem, por exemplo, aparecer por desequilíbrios químicos do cérebro, pela falta de suporte familiar ou por traumas — principalmente na infância. Ou por uma mistura de fatores. “A família, os lugares que você frequenta, os amigos, as experiências de vida…

Que parágrafos indicam que a tribulação obteve sucesso em sua busca?

O sucesso da tripulação é indicado no terceiro e no quarto parágrafos.

Quem relata a viagem do texto os piratas existem?

Resposta verificada por especialistas. A respeito do texto “Os piratas existem”, podemos afirmar: O texto é um relato da viagem empreendida pela Família Schürmann, formada pela mãe Heloísa, o pai Vilfredo e os filhos David e Kat. Eles navegaram pelos oceanos, junto com outros tripulantes, a bordo do veleiro Aysso.