O que pode ser feito para ajudar as espécies ameaçadas de extinção?

Há mais de 7 bilhões de pessoas na Terra. Imagine se cada um de nós se comprometer a fazer alguma coisa — por menor que seja — para proteger a vida selvagem todos os dias. Mesmo pequenas ações podem ter grande impacto quando todos trabalhamos juntos. Seguem algumas maneiras para você fazer a diferença:

1. Adote. De animais selvagens a lugares selvagens, há opções para todos. Junte-se a colegas de classe para adotar um animal de uma organização de conservação da vida selvagem como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF – site em inglês). Adoções simbólicas ajudam a financiar organizações.

2. Seja voluntário. Se você não tem dinheiro para dar, doe seu tempo. Muitas organizações e zoológicos têm programas de voluntariado. Você pode ajudar a limpar praias, resgatar animais ou instruir visitantes.

3. Visite. Zoológicos, aquários, parques nacionais (ambos os sites em inglês) e refúgios de vida selvagem abrigam animais selvagens. Saiba mais sobre as espécies do nosso planeta com especialistas. Veja as criaturas mais incríveis da Terra bem de perto.

O que pode ser feito para ajudar as espécies ameaçadas de extinção?
(Shutterstock)

4. Doe. Quando visitar zoológicos e reservas naturais locais que possuem credenciamento, pague a entrada recomendada. Suas doações ajudam a manter essas áreas vitais de conservação.

5. Divulgue. Compartilhe sua paixão pela conservação da vida selvagem com seus familiares. Diga aos amigos como eles podem ajudar. Peça a todos que conhece para prometerem fazer o que puderem para deter o tráfico de vida selvagem.

6. Compre com responsabilidade. Ao não comprar produtos feitos com animais ou partes de animais em perigo de extinção, você pode fazer com que o tráfico de vida selvagem deixe de ser um negócio lucrativo.

7. Jogue o lixo no lixo. O lixo não é apenas feio, é nocivo. A cabeça de aves e outros animais pode ficar presa em anéis de plástico. Peixes podem ficar presos em redes. Além disso, o lixo polui os recursos naturais de todos. Faça a sua parte colocando o lixo no devido lugar.

O que pode ser feito para ajudar as espécies ameaçadas de extinção?
Gorila-das-terras-baixas-ocidentais segura filhote. Você pode ajudar a proteger seu hábitat natural reciclando seu telefone celular (Shutterstock)

8. Recicle. Encontre novas maneiras de usar as coisas que você já tem. Se não puder reutilizar, recicle. O Zoológico de Minnesota incentiva seus visitantes a reciclar telefones celulares para reduzir a demanda pelo coltan, mineral extraído do hábitat dos gorilas-das-terras-baixas.

9. Recupere. A destruição de hábitats é a principal ameaça para 85% de todas as espécies ameaçadas e em perigo de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza. Você pode ajudar a reduzir essa ameaça plantando árvores nativas, recuperando terras úmidas ou limpando praias de sua região.

10. Filie-se. Caso você esteja interessado em proteger hábitats naturais ou em impedir o tráfico de vida selvagem, encontre a organização que responda à sua paixão e participe. Filie-se. Mantenha-se informado. Apoie ativamente a organização que você escolher.

O Dia Mundial da Vida Selvagem, 3 de março, celebra a diversidade da flora e da fauna do planeta. Siga @WildlifeDay* no Twitter, e use a hashtag #WorldWildlifeDay* para participar da conversa.

Você está de férias, entra na loja de lembranças, olha para aquilo e pensa: “Que legal”. É tão incomum que iria causar a maior sensação quando eu voltar.

Mas será que é feita de pele, osso, carapaça, bico ou patas de uma espécie ameaçada de extinção?

Se for, e se você comprar, simplesmente estará estimulando quem quer que a tenha matado e fabricado o objeto a fazer tudo de novo.

E tem mais: é bem provável que você viole alguma lei internacional ao passar pela fiscalização nos aeroportos ou estradas, o que é uma situação a ser evitada sempre.

Quando você evita certos produtos da fauna silvestre e observa bem o que compra (sempre pergunte!), você pode impedir que muitas espécies cheguem à beira da extinção.

Ao mesmo tempo, você também estará estimulando as lojas locais a estocar apenas produtos lícitos e sustentáveis.

A regra número um é a seguinte: na dúvida, não compre.

O que pode ser feito para ajudar as espécies ameaçadas de extinção?

Artesanato e beleza natural são atrativos do médio rio Negro

© WWF-Brasil / Zig Koch

Em todo o Brasil é possível encontrar lembranças e presentes que ajudam tanto o meio ambiente quanto as comunidades.

Salve nossas florestas comprando da "boa" madeira

Todo ano, são perdidos cerca de 13 milhões de hectares de florestas naturais, uma área equivalente ao tamanho da Grécia.

Uma das principais causas dessa destruição é a extração madeireira ilegal, que é alimentada pela alta demanda por madeira e produtos de madeira que acabam indo parar em nossas lojas e nossas casas. Alguns analistas estimam que o comércio internacional de produtos de madeira ilegais gira em torno de US$ 5 bilhões por ano.

Com alguns atos simples no seu dia a dia, você pode contribuir para a proteção das florestas globais. Compre madeira e produtos de madeira de fonte legítima e sustentável.

Ao questionar a procedência da mobília do seu jardim ou do assoalho de madeira, você pode, na verdade, deter as serras elétricas e favorecer os fornecedores que fazem do jeito certo!

Procure o selo do Conselho de Manejo Florestal (FSC) e, caso não o veja, pergunte e tenha a certeza de estar comprando somente da boa madeira!

Reduza seu consumo de papel e use papel reciclado. O uso de papel 100% reciclado poupa 24 árvores por tonelada de papel.

O que pode ser feito para ajudar as espécies ameaçadas de extinção?

Comprar madeira certificada é uma das formas de proteger as nossas florestas.

© WWF-Brasil/Bruno Taitson

Comprar madeira certificada é uma das formas de proteger as nossas florestas.

Compre pescados sustentáveis

80% da biodiversidade do mundo vivem no mar, e ainda há bastante a ser descoberto. Só o solo marinho abriga pelo menos 100 milhões de espécies sem nome. Ainda assim, abaixo da superfície do oceano ocorrem cenas constantes de total e absoluta destruição.

O que pode ser feito para salvar as espécies ameaçadas de extinção?

Quais são as melhores medidas para proteger aos animais em extinção?.
Reflorestar florestas e espaços naturais. ... .
Evite contaminação. ... .
Respeite áreas protegidas e parques naturais. ... .
Lute contra o afago de animais exóticos e a caça de animais. ... .
Torne-se voluntário para promover medidas para proteger animais em extinção..

O que pode ser feito para preservar as plantas ameaçados em extinção?

Dentre as alternativas, relatam tratados internacionais e leis nacionais como elementos imprescindíveis que podem ajudar a proteger as espécies, a Lei de Espécies Ameaçadas dos Estados Unidos, estabelecimentos de refúgios de vida selvagem e de outras áreas protegidas, bancos de genes, jardins botânicos, fazendas de ...

O que podemos fazer para evitar a caça ilegal de animais?

É necessário aumentar o número de patrulhas e agentes protetores desses animais. Além disso, é necessário equipar esse pessoal com a tecnologia e os meios apropriados. Educação e conscientização para todas as pessoas no mundo de que não devem comprar produtos ou roupas feitas com espécies animais em perigo de extinção.

O que pode ser feito para se evitar a extinção dos animais Brainly?

- Preservar os habitats de todos os seres vivos;- Criação de parques e reservas;- Evitar a intensa exploração dos recursos materiais;- Combater a caça eo tráfico ilegal;- Evitar incêndios e abate de árvores intensivo.