O que o experimento de Thomson comprovou?

Estes exercícios sobre o modelo atômico de Thomson abordam as características utilizadas por esse cientista para explicar a constituição do átomo. Publicado por: Diogo Lopes Dias

Dadas as seguintes observações:

I- Natureza elétrica da matéria

II- Indivisibilidade do átomo

III- Presença de partículas pequenas e com carga no átomo

    E considerando que o modelo de Thomson tratou de novos conhecimentos sobre o átomo, que até então não haviam sido propostos por falta de embasamento científico, quais dos itens a seguir estão de acordo com esse modelo atômico?

    a) I.

    b) II.

    c) III.

    d) I e II.

    e) I e III.

    Thomson propôs seu modelo atômico tendo como base descobertas relacionadas com a radioatividade e experimentos realizados com o tubo de raios catódicos, construído pelos cientistas Geissler e Crookes. Com esse experimento, Thomson chegou à conclusão de que, quando os átomos do material gasoso no interior do tubo eram submetidos a uma alta tensão, partículas de natureza negativa eram arrancadas e direcionadas até a placa positiva (ânodo). Baseado nesse experimento, ele batizou as partículas negativas do átomo de:

    a) Elétrons.

    b) Prótons.

    c) Nêutrons.

    d) Subníveis.

    (Fuvest-SP) Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico:

    a) o átomo ser indivisível.

    b) a existência de partículas subatômicas.

    c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.

    d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.

    e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.

    (UFMG-MG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.

    a) A maioria das partículas atravessariam a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.

    b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.

    c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.

    d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

    respostas

    Letra e). A resposta é a alternativa e, pois:

    I- Verdadeira, pois Thomson foi o primeiro cientista a propor um modelo em que o átomo apresentava característica ou natureza elétrica;

    II- Falso, pois, se o átomo apresenta natureza elétrica diferente, deveria apresentar constituição também diferente, podendo ser dividido;

    III- Verdadeiro, já que se descobriu a existência dos elétrons (partículas de carga negativa).

    Voltar a questão

    Letra a). Thomson denominou as partículas negativas de elétrons. As outras alternativas estão incorretas, pois:

    b- Os prótons foram propostos por Goldstein e Rutherford.

    c) Os nêutrons foram propostos por Chadwick.

    d- Os subníveis são sub-regiões presentes nos níveis e foram propostos por Sommerfeld.

    Voltar a questão

    Letra b). Thomson foi o primeiro cientista que propôs a existência de partículas subatômicas, que seriam negativas, denominadas de elétrons.

    Voltar a questão

    Letra d). De acordo com o modelo de Thomson, o átomo apresenta uma distribuição homogênea de cargas negativas e positivas. Assim, quando a radiação alfa atingisse o átomo, haveria ricocheteamento, pois cargas iguais afastam-se.

    Voltar a questão

    O que o experimento de Thomson comprovou?

    Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

    Qual era o resultado previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson Porquê?

    Resposta. Resposta: De acordo com a teoria de thomson o átomo é composto por partículas negativas "elétrons" e uma massa positiva inteira. Se ocorresse essa experiencia nesse átomo acredito que todas particulas alfa passariam direto pois thomson n sabia que havia um núcleo no átomo, nucleo esse causador dos desvios.

    Como foi o experimento de Thomson?

    Os experimentos de J.J. Thomson com tubos de raios catódicos mostraram que todos os átomos contêm minúsculas partículas subatômicas com carga negativa, ou elétrons. Thomson propôs o modelo do pudim de passas do átomo, com elétrons carregados negativamente inseridos em uma "sopa" carregada positivamente.

    Como é o átomo na visão de Thomson?

    Foi Thomson que comprovou a existência de partículas negativas, os elétrons. ... Porém, a teoria de Thomson não estava completa e foi aperfeiçoada pelos cientistas Bohr e Rutherford que provaram que o átomo dividia-se em em sete camadas com elétrons e que o mesmo possuía espaços vazios.

    Como seria o resultado do experimento de Rutherford sobre o átomo na visão de Thomson sobre o átomo?

    No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo. ... Acreditava-se que os elétrons distribuíam-se uniformemente no átomo.

    Quem provou que o átomo não era indivisível?

    Essa concepção foi mudada em 1897, quando o físico inglês Joseph John Thomson anunciou a descoberta de uma partícula que habita o interior do átomo, o elétron. Com essa descoberta, Thomson mudou mais de dois mil anos de história, e mostrou que o átomo podia ser dividido.

    Quais as principais diferenças entre as teorias de Dalton e Rutherford?

    Rutherford - Modelo do planetário. 03. a) O modelo atômico de Dalton era indivisível e não possuía carga elétrica, já o modelo atômico proposto por Thomson o átomo passou a ser divisível e possuir cargas positivas e negativas. ... Desse modo o átomo deixou de ser maciço como Thomson acreditava.

    Quais são os modelos atómicos dos seguintes cientistas Dalton Thomson Rutherford e Bohr?

    O Primeiro Modelo cientifico foi proposto por John Dalton (1766-1844)após ele vieram outros cientistas contribuir para a mudança e aperfeiçoamento da idéia de átomo e da estrutura da Matéria são eles respectivamente, Thomson(1897), Rutherford(1911), Böhr(1913).

    Quais são os modelos atómicos existentes?

    São os Modelos de Thomson, Rutherford e Bohr.

    • Mapa Mental: Modelos Atômicos.
    • Modelo Atômico de Thomson.
    • Modelo Atômico de Rutherford.
    • Modelo Atômico de Bohr.

    Qual foi a conclusão do experimento de Thomson?

    Os experimentos de J.J. Thomson com tubos de raios catódicos mostrou que todos os átomos contêm partículas subatômicas minúsculas de carga negativa, ou elétrons. O modelo atômico do pudim de passas de Thomson tinha elétrons carregados negativamente inseridos dentro de uma "sopa" carregada positivamente.

    O que pode ser comprovado por Thomson sobre o modelo atómico de Dalton com seu experimento?

    Desse modo, provou-se que, ao contrário do que Dalton havia afirmado, o átomo não era indivisível, pois possuía uma partícula subatômica negativa, que ficou denominada elétron.

    Quais as conclusões de Thomson Diante dos resultados obtidos com a determinação da relação carga massa do elétron?

    Além disso, os resultados do experimento levaram-no a determinar o valor da relação entre a carga do elétron e a sua massa (e/m = 1,758805 . 1011 C . kg-1). Thomson observou que esse valor sempre era o mesmo e que não dependia da natureza do gás.

    Quem foi que comprovou a hipótese da existência do átomo?

    Só no início do século XX, porém, os cientistas conseguiram provar a existência dos átomos. O autor da proeza foi o físico francês Jean-Baptiste Perrin (1870-1942), ao fazer, em 1908, uma experiência baseada num trabalho apresentado por por Einstein em 1905.