O que fazer quando o número do CPF não consta no cadastro da Caixa?

Já tentou fazer o cadastro em uma loja por exemplo, e quando foram consultar seu nome apareceu CPF suspenso? Tentou pedir o auxílio emergencial e não conseguiu? É um momento desesperador, não é mesmo? Não sabemos ao certo o que podemos ter feito para tal restrição. Então, confira esse texto, entenda o que significa essa situação e como regularizar CPF.

O primeiro passo é saber o que é o CPF. Se você tem dúvidas, confere o conteúdo que preperamos. Explicamos com detalhes para que serve esse documento!

COMO VERIFICAR SITUAÇÃO DE CPF?

Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. Em muitos casos, o motivo que leva o CPF ficar suspenso está ligado com o Título de Eleitor. Isso acontece porque a Receita Federal alinha seus dados com as informações da Justiça Eleitoral.

AUXÍLIO EMERGENCIAL
A justiça determinou que a exigência do CPF regularizado para receber o auxílio permanece. Portanto, se seu documento está suspenso, é preciso regularizar o CPF para solicitar o auxílio. Você pode consultar a situação do seu CPF no site da Serasa. Para entender melhor sobre como pedir o auxílio, confira nossos conteúdos: Cadastro Único e

Como pedir auxílio emergencial de R$ 600.

É importante ficar atento às mudanças do governo em relação a esse ponto para saber se seu CPF está regular e fazer isso o quanto antes. Com o CPF suspenso, você também fica impedido de fazer outras coisas, como mostramos abaixo.

RISCOS DO CPF IRREGULAR?

Nessa situação, você acaba enfrentando problemas em uma série de situações, como:

  • Abrir conta corrente ou poupança;
  • Fazer empréstimos;
  • Tirar o passaporte;
  • Participar de concursos públicos;
  • Receber sua aposentadoria;

Você sabia que, com o CPF suspenso, o banco pode cancelar sua conta se ultrapassar o prazo de 90 dia? É verdade!

COMO REGULARIZAR CPF?

Se você possui título de eleitor pode regularizar o CPF na página da Receita Federal na internet. Caso não possua o título de eleitor, você precisará comparecer a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Agora que você já sabe regularizar CPF, consulte no site da Receita Federal e confirme se está tudo certo.

Só mais uma dica, é muito importante acompanhar o seu nome no mercado, então aprenda a consultá-lo no site do SerasaConsumidor. Confira também o serviço de monitoramento 24h, o Serasa AntiFraude, para saber cada passo que CPF pode dar.

CPF CANCELADO?

Agora que você já sabe como resolver os problemas com CPF cancelado, não deixe de compartilhar essa página com seus familiares e amigos. Eles também podem estar com o mesmo problema e precisando regularizar o CPF.

Notícias

Serviços

Correção é gratuita pela internet ou ao custo de 7 reais, caso o contribuinte opte por utilizar a rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Economica, Correios ou Cartórios)

Publicado em 04/01/2021 11h59 Atualizado em 31/10/2022 10h47

A RFB reforça a informação de que pendências relativas ao CPF podem ser regularizadas por meio dos canais virtuais de atendimento e alerta para a importância do contribuinte manter seus dados cadastrais atualizados. A correção é gratuita pela internet. Caso o contribuinte opte por utilizar a rede conveniada (Banco do Brasil, Caixa Economica Federal , Correios ou Cartórios) o custo é de 7 reais.

Antes de se dirigir à Receita Federal , é importante que o contribuinte consulte a situação cadastral do seu CPF no endereço https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf, ou acessando página da RFB, endereço www.gov.br/receitafederal , opção “Meu CPF”, “Consulta CPF, e siga as orientações lá indicadas.

Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

A mensagem “CPF Não Figura Como Titular/Representante do Recurso Informado” pode aparecer para muitas pessoas. Entenda o que ela significa e também o que pode ser feito.

O que fazer quando o número do CPF não consta no cadastro da Caixa?

Produto Atualizado em: 23/09/2020

Atualmente, a grande maioria dos clientes bancários acessam as plataformas online, oferecidas pelos bancos, para realizarem transações e serviços utilizando a Internet. Desta forma, confere-se muito mais facilidade a vida financeira, pois diminui-se o tempo gasto em bancos ou até mesmo no telefone. O Internet Banking pode ser acessado tanto pelo navegador quando pelo aplicativo, dependendo apenas do modo que o cliente prefere.

No que se tange ao aplicativo, ele pode ser encontrado para aparelhos com sistema IOS ou Android. Para começar a usar o Internet Banking, por ambos os meios, é muito fácil. Basta clicar em “Acessar minha conta”, pelo computador, ou “Não tenho usuário” e “Acessar com Usuário”, pelo app. Pode-se cadastrar um Usuário e Senha, clicando na opção “Cadastrar”.

Continua após a publicidade

Porém, algumas pessoas pode enfrentar dificuldades para realizarem o login no Internet Banking, seja por algum problema cadastral ou até mesmo por erro do sistema. Alguns usuários bancários até mesmo podem receber a seguinte mensagem: CPF não figura como titular/representante do recurso informado, o que ocasiona dúvida em muitas pessoas. Afinal, o que isto significa?

Este erro indica que o CPF não é correspondente ao titular da conta ou é representante do recurso que foi solicitado. Logo, o login é impossibilitado. Isto pode ocorrer por diversos motivos. Por exemplo, o CPF pode estar errado. Ainda, pode ser um erro temporário, comum quando a conta foi aberta há pouco tempo, ou problema no preenchimento da conta. Abaixo, saiba mais sobre e entenda como pode solucionar o seu problema.

Como solucionar este erro?

Ao acessar-se o Internet Banking, seja pelo computador ou pelo celular, deve-se ter muita atenção, uma vez que diversos erros podem ocorrer. Alguns são cometidos pelos próprios bancos, e, outros, pelos usuários. Estes erros podem impedir que os usuários bancárias acessem o sistema, o que é algo incômodo, principalmente para os que utilizam, praticamente, apenas esta forma. 

A mensagem de erro “CPF não figura como titular/representante do recurso informado” indica que o CPF informado não é referente ao titular do cadastro informado. Ou seja, o primeiro passo a se tomar é conferir se o CPF informado realmente está correto, e se ele corresponde à conta e agência inseridas. Confira todas as informações do login, já eliminando a primeira possibilidade, que a inserção errada do número. 

Verifique, também, se o número da operação inserido está correto. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, deve-se lembrar que 013 é para contas poupança, e 001, para contas corrente. Caso seja inserido o número errado, o banco realmente irá considerar uma conta diferente e que, portanto, o CPF está errado.

O que fazer quando o número do CPF não consta no cadastro da Caixa?
A mensagem CPF Não Figura Como Titular/Representante do Recurso Informado pode ser um erro temporário.

Nestas situações, em que o indivíduo recebe esta mensagem de erro, comumente o problema foi alguma inserção errada de dados por sua parte. Assim, recomenda-se realmente conferir os dados. 

Caso todos os dados estejam corretos, isto significa que esta mensagem é um erro temporário. É importante mencionar que, se a conta foi aberta no dia ou há pouco tempo, tente depois, pois isto pode ser apenas um atraso no cadastro. Erros temporários não são tão incomuns. por isto, não se surpreenda. 

Uma questão muito comum é que o indivíduo pode inserir o número da conta de forma errônea, adicionando os zeros à frente dos números. Por exemplo, caso a conta seja 000.033.333-3, deve-se inserir apenas 33.333-3. 

Caso o problema persista, é necessário entrar em contato com o banco, por meio da Central de Atendimento ao Cliente. No caso da Caixa Econômica Federal, ligue 0800 726 0104. Para o Banco do Brasil, disque 4004 0001 ou 0800 729 0001. Em relação aos outros bancos, procure o telefone de atendimento em seu próprio cartão, ou então no site da instituição.

O que fazer quando o número do CPF não consta no cadastro da Caixa?

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

O que fazer quando o número do CPF não consta no cadastro da Caixa?

Flávio Mariano

Flávio Mariano é bacharel em Filosofia pela UFMG e pós-graduando em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC-RS. Desde 2008 trabalha com WordPress, SEO, conteúdo e monetização de blogs com atenção especial para o setor financeiro. Em 2015 idealizou o Conta em Banco que se tornou um dos principais sites sobre finanças no país. Após a incorporação do Conta em Banco pelo iDinheiro, assumiu a responsabilidade pela condução técnica, desenvolvimento e gestão de produto.

Ver todos os posts

Porque meu CPF não está vinculado ao PIS?

PIS/ PASEP com CPF divergente Se o CPF informado estiver correto, será necessário corrigir a informação no cadastro PIS. Para isso, o responsável pelo PIS deverá ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para fazer a correção.

Como incluir o número do CPF no PIS?

Você pode ligar para o 135, opção 6 e informar que precisa atualizar os dados cadastrais do funcionário para o e-Social. Caso a crítica seja sobre divergência em algum documento já cadastrado no CNIS, é necessário agendar através do 135 para que o próprio colaborador compareça até um agência da Previdência Social.

Como atualizar dados cadastrais na Caixa pessoa física?

Como atualizar.
Baixe o formulário. Clique em Baixar Formulário. ... .
Separe as documentações. Certifique-se de ter em mãos a documentação necessária antes de conversar com o seu gerente..
Converse com o seu gerente. ​Entregue a ele o formulário preenchido e assinado juntamente com as documentações..

Como faço para atualizar meus dados na Caixa?

Como atualizar seu cadastro no Caixa Tem.
Faça login. Abra o app e faça login com CPF e senha ou biometria;.
Vá em “Atualize seu cadastro” ... .
Confirme seus dados territoriais. ... .
Preencha suas informações de renda. ... .
Confirme os dados preenchidos. ... .
Valide o cadastro com um documento..