O que fazer com mancha de sangue no olho

Você já se deparou com uma mancha vermelha no olho e ficou se perguntando o que poderia ser? Fique tranquilo, normalmente essa mancha costuma desaparecer dentro de alguns dias e raramente apresenta algum risco grave à saúde ocular. Mas afinal, como acontece e quais são as causas?

A mancha vermelha no olho ocorre quando o sangue se acumula sob a conjuntiva, uma membrana transparente que cobre a superfície do olho. Essa membrana é composta por vários vasos sanguíneos que podem se romper após aumentos súbitos de pressão.

Mancha vermelha no olho: conheça as principais causas

A mancha vermelha no olho apresenta diferentes causas. Na maioria dos casos, a condição é identificada como derrame ocular ou hemorragia subconjuntival, que ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe devido a algum esforço, como espirrar, tossir ou bater em algum lugar.

Acompanhe o texto e conheça as principais causas para a mancha vermelha no olho.

  • Reação alérgica

Pólen, colírios, maquiagens, shampoo ou demais substâncias químicas são alguns dos itens que podem causar reações alérgicas, e consequentemente, causar uma mancha vermelha no olho.

Além da mancha, podem surgir outros sintomas como:

  • Coceira;
  • Lacrimejamento;
  • Pálpebra inchada. 

Caso os sintomas persistam por mais de dois dias, é recomendado visitar um oftalmologista.

  • Episclerite

A episclerite é uma inflamação que ocorre no tecido episcleral superficial, o qual reveste a córnea. A doença é benigna e pode afetar ambos os sexos em qualquer idade.

Além da mancha vermelha no olho, pode haver dor ocular e ardência nos olhos. Porém, na maioria dos casos, a doença é assintomática. 

As causas da doença ainda não são comprovadas, mas normalmente estão associadas a doenças inflamatórias e autoimunes. Com um tratamento adequado é possível obter a cura da doença.

  • Hemorragia subconjuntival

Como já citado anteriormente, uma das principais causas para o surgimento de mancha vermelha no olho é a hemorragia subconjuntival. Mais conhecida como derrame ocular, essa condição pode ser causada por esforços físicos, tosses, espirros ou até mesmo pelo uso de algum medicamento.

Quando um dos vasos sanguíneos se rompem, acontece a hemorragia, provocando “sangue nos olhos”. No derrame ocular, pode ocorrer apenas uma ou mais manchas que se espalham pelo globo ocular. O tamanho da mancha também pode variar.

  • Arranhão no olho

Ao sofrer um arranhão, causado por algum corpo estranho, cisco no olho, ou até mesmo pelo uso incorreto das lentes de contato, pode acontecer um rompimento dos vasos sanguíneos, fazendo com que surja uma mancha vermelha no olho.

  • Pterígio

Conhecido popularmente como “carne no olho”, o pterígio é uma lesão que provoca uma alteração na conjuntiva, que é a membrana transparente do olho. As causas vão desde exposição contínua à luz solar até vento, poeira e produtos químicos.

Além de causar vermelhidão ou uma mancha vermelha nos olhos, o pterígio também pode causar alguns sintomas, entre os quais:

  • Visão turva;
  • Fotofobia;
  • Sensação de “areia” ou corpo estranho nos olhos;
  • Lacrimejamento;
  • Ardência nos olhos;

Confira também – Pterígio: saiba sintomas e tratamento

Mancha vermelha nos olhos de bebês

A mancha vermelha é muito comum de ocorrer nos primeiros anos de vida, principalmente porque os bebês costumam coçar e levar as mãos aos olhos com frequência. Assim como nos jovens e adultos, a mancha costuma desaparecer após alguns dias. Porém, caso o bebê apresente outros sintomas associados, é recomendável levá-lo a um oftalmologista para analisar a situação, pois pode se tratar de um caso de conjuntivite.

Como tratar a mancha vermelha no olho?

Os vasos sanguíneos possuem uma alta capacidade de regeneração e coagulação. Portanto, na maioria dos casos, não é necessário se preocupar ou realizar algum tipo de intervenção, afinal, as manchas costumam desaparecer dentro de poucos dias.

Caso a mancha não suma mesmo depois de alguns dias e apresente outros sintomas como dores ou irritação, é importante marcar uma consulta com um médico oftalmologista para realizar uma avaliação e receber um tratamento direcionado.

Conte com o Centro de Catarata Madureira

O Centro de Catarata Madureira tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes.

Cuide da saúde dos seus olhos e enxergue a vida com mais beleza.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta.

Obrigado aos nossos parceiros Papertyper.net por ajudar a escrever este artigo

O que fazer para sair a mancha de sangue do olho?

A principal forma de tratar a mancha vermelha persistente nos olhos é usar o colírio vasoconstritor, pois ele contrai os vasos sanguíneos, o que permite um descongestionamento da região.

Quanto tempo demora para sair a mancha de sangue do olho?

Em casos comuns e espontâneos, a mancha sai naturalmente em cerca de 14 dias. Mas, se for necessário, o tratamento é considerado rápido. Se a mancha for muito extensa e interferir na visão, o médico indicará colírios e corticóides. Durante o tratamento, esforços físicos e toques próximos ao olho devem ser evitados.

Por que aparece manchas de sangue no olho?

No seu olho, existem pequenos vasos sanguíneos sob a conjuntiva – revestimento transparente que cobre a esclera (parte branca do olho). Quando um desses vasos se rompem, o sangue fica visível sob a conjuntiva. Quando isso acontece, pode surgir uma mancha vermelha no canto do olho.

É perigoso derrame no olho?

Os sintomas do derrame ocular Enquanto o sub conjuntival tem um sintoma bem claro e não oferece riscos à saúde, o derrame ocular interno tem sintomas silenciosos e, em alguns casos, pode levar à perda total da visão. Por isso, é fundamental saber identificá-los e procurar ajuda médica rapidamente.