O que explica a presença dos maiores desertos no continente?

Mestre em Ecologia (UERJ, 2016)
Graduada em Ciências Biológicas (UFF, 2013)

Ouça este artigo:

O oásis é considerado uma porção de água encontrada no meio dos desertos, formando regiões mais úmidas, proporcionando condições para que a vegetação se desenvolva nestas áreas. Eles servem como ponto estratégico de descanso e abastecimento de água para as populações nômades que habitam o deserto, assim como para os comerciantes que cruzam este bioma seguindo as rotas comerciais como os beduínos e tuaregues da África, que utilizam os oásis do deserto do Saara há mais de três milênios. Devido às condições proporcionadas pelo surgimento dos oásis que permitem o desenvolvimento de plantas, animais e do homem, eles são por muitos considerados uma dádiva em meio ao calor e o clima seco dos desertos.

O que explica a presença dos maiores desertos no continente?

Oasis em deserto no Peru. Foto: Martchan / Shutterstock.com

Os oásis, no deserto, são formados devido à ação do vento que desloca grandes porções de areia e rebaixa o nível do solo em determinadas regiões fazendo com que este fique próximo ao lençol freático subterrâneo. O vento também é capaz de moldar rochas típicas do deserto e através das fendas destas rochas, a água subterrânea do lençol freático encontra um caminho até a superfície, criando-se desta maneira os oásis. Estes podem ser temporários ou permanentes, e isto dependerá do fornecimento de água subterrânea. Os oásis que se formam apenas temporariamente não têm o seu fornecimento de água contínuo, e a maioria das vezes são formados devido à água acumulada durante as chuvas no deserto. Por outro lado, os oásis permanentes têm um fornecimento contínuo de água e, geralmente, a água brota naturalmente no solo a partir de uma nascente subterrânea. Também existem muitos oásis que são criados artificialmente através da construção de poços artesianos que retiram água dos aquíferos subterrâneos fazendo com que a mesma chegue à superfície. Neste caso, a perfuração do solo para alcançar o lençol freático subterrâneo pode chegar a mais de dois mil metros de profundidade dependendo da distância em que se encontra a fonte de água da superfície.

Na região do oásis que contém o solo composto por argila (que retém mais água e materiais orgânicos do que o solo arenoso) é possível desenvolver a agricultura com técnicas de plantio e irrigação e assim plantar diversos alimentos como legumes, verduras e frutas. A tamareira é uma palmeira típica dos oásis que tem um crescimento rápido no calor e possui raízes adaptadas para absorver a água das fontes subterrâneas. Ela é muito consumida pelos povos que habitam o deserto, pois fornece um fruto saboroso e nutritivo, e a ponta do caule quando fermentada dá origem a um vinho de aroma forte e doce. Além disso, ela é fundamental para o crescimento de outras plantas, como o damasqueiro (o fruto é o damasco), que crescem sob a sua sombra já que esta planta pode alcançar mais de 15 metros de altura.

No mundo existem vários oásis nas áreas desérticas, mas os maiores oásis do mundo estão localizados no deserto do Saara, no continente africano, e são o oásis Timimoun e o oásis de Guardaia, ambos na Argélia, e o oásis de Bahariya, no Egito.

O que explica a presença dos maiores desertos no continente?

Oasis de Bahariya, Egito. Foto: Anton_Ivanov / Shutterstock.com

Referências Bibliográficas:

GRECO, Alessandro. 2016. Oásis de múmias. Disponível em: <http://super.abril.com.br/historia/oasis-de-mumias/>

OÁSIS. In: Britannica Escola. Enciclopédia Escolar Britannica, 2017. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/o%C3%A1sis/482083>

RATIER, Rodrigo. 2016. O que é um oásis? Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/o-que-e-um-oasis/>

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biomas/oasis/

A respeito das características dos desertos, avalie as questões a seguir:

I) Mesmo com toda a adversidade, alguns desertos possuem localidades que apresentam fauna, flora e, até mesmo, cidades em suas paisagens.

II) A principal característica dos desertos é a dificuldade de ocupação, uma vez que apresentam poucas condições para a manutenção da vida.

III) Os desertos são sempre regiões com altas temperaturas, baixos índices pluviométricos e que contam com amplas possibilidades de produção de gêneros agropecuários.

IV) A complexidade ou impossibilidade da produção de alimentos nos desertos é causada por questões naturais, como a baixíssima umidade ou temperaturas extremas.

Assinale a alternativa correta:

a) F, V, V, F

b) V, V, F, V

c) F, V, F, V

d) V, V, F, F

e) V, F, F, F

O Deserto da Arábia está situado na Ásia, na região do Oriente Médio, e envolve os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait e Iêmen. É uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta. Entretanto, no subsolo desse deserto, estão presentes diversos recursos minerais. O mais importante recurso mineral disponível é:

a) o carvão mineral

b) o gás natural

c) metais como o ouro e cobre

d) pedras preciosas

e) o petróleo

Os maiores desertos do mundo apresentam pouquíssima ocupação em virtude, principalmente, das condições naturais que apresentam. Temperaturas extremas e baixíssima umidade estão entre os fatores que fazem com que esses lugares apresentem tão baixa ocupação humana. O maior deserto do mundo é:

a) Deserto de Gobi, na Ásia.

b) Saara, no continente africano.

c) Deserto da Arábia, no Oriente Médio.

d) Antártida, no Polo Sul.

e) Costa do Esqueleto, na Namíbia.

A respeito do Deserto do Kalahari, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:

a) O grande deserto do Kalahari está presente em terras dos seguintes países: Botsuana, África do Sul, Angola, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue.

b) O Deserto do Kalahari é o segundo maior da África e está localizado no sul desse continente.

c) O Deserto do Kalahari é extremamente seco, pois nunca ocorrem precipitações em seu território, o que torna o ambiente sem vida durante todo o ano.

d) O Kalahari abriga alguns grupos tribais africanos que desenvolveram formas de sobreviver no local.

Letra B

Os desertos nem sempre são quentes. Nas regiões polares, onde as temperaturas são extremamente baixas, existem regiões desérticas.

Letra A

O Deserto da Arábia abriga em seu subsolo uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Nessa região, a indústria ligada à exploração e refino do petróleo representa a principal atividade econômica de vários países.

Letra D

O Saara é o maior deserto quente, mas a Antártida, no polo sul, é a maior região desértica do mundo. Embora seja coberta de gelo, possui umidade quase tão baixa quanto alguns desertos quentes.

Letra C

O deserto do Kalahari possui a particularidade de que, durante um curto período do ano, ocorrem algumas chuvas que transformam o ambiente. O lugar, anteriormente seco e sem condições de vida, enche-se de vegetação e recursos para alimentação, adquirindo uma paisagem que em nada se assemelha à de qualquer outro deserto. Entretanto, após esse breve período, a seca e o ambiente inóspito retornam.

O que explica a presença dos maiores desertos no continente africano?

O processo de desertificação ocorrido no continente africano é proveniente, segundo relatórios da ONU, da ocupação humana em regiões de clima semi-árido, árido e subúmido, ocupando-as com o cultivo da monocultura.

Como se explica a formação de desertos no continente americano?

Como os desertos formam-se? Em áreas tropicais, a maior incidência solar ao longo do ano faz com que se formem células de alta pressão atmosférica, o que torna o ambiente mais seco. Em alguns casos, os ventos contra-alísios fazem com que essas características também se anunciem em zonas subtropicais.

O que explica a origem dos desertos?

Os desertos, em grande parte, são regiões improdutivas geradas pela ação humana direta, a partir da erosão de terras produtivas, por técnicas de cultivo inadequadas e desmatamento descontrolado.

Por que há maior concentração de desertos em certas regiões do planeta?

O clima desértico é encontrado nas regiões de maior incidência de radiação solar: a faixa intertropical. Circundando o globo terrestre, encontramos o clima desértico nos continentes: África - Na porção norte, está o grande deserto do Saara.