O que é uma ação involuntaria?

1417 palavras 6 páginas

Diferença entre fazer e agir
Acontecimento - um acontecimento é uma ocorrência não intencional sobre a qual não se pode designar um autor ou um agente consciente. Assim, os movimentos inconscientes e automáticos acontecem.
Agir - Agir diz respeito a um tipo específico de comportamento humano: acto voluntário, consciente e intencional que reflecte uma intenção e é resultado de uma escolha/decisão do agente.

As ações humanas são conscientes, voluntárias, intencionais, livres, racionais e responsáveis.
As ações são acontecimentos que envolvem agentes.
As ações são acontecimentos que consistem em algo que um agente faz.
As ações são acontecimentos que consistem em algo que um agente faz intencionalmente.
Um acontecimento é uma ação se é intencional sob pelo menos uma descrição verdadeira.

A acção humana
Ação Voluntária: Envolve a participação ativa de um sujeito autónomo que, antes de agir, pondera os seus atos, escolhe os meios de os praticar e pensa, de modo responsável, nas consequências que podem advir.
Ação Involuntária: Dispensa a intervenção da vontade livre, sendo executada de forma automática e habitual. Diz respeito a atos como os reflexos simples, as reações habituais e os que garantem o funcionamento dos nossos órgãos internos.

Principais momentos do ato voluntário
Conceção também designada por projetos, consiste na representação de um objetivo ou fim de alcançar.
Deliberação consiste na ponderação das vantagens e inconvenientes de uma determinada ação.
Decisão é a escolha ou determinação da vontade por uma conduta entre várias possíveis.
Execução é a concretização do que se decidiu fazer, por em prática o projecto concebido.
Rede conceptual da ação
Agente – sujeito da ação;
Consciência do agente – percepção de si como autor da ação;
Livre arbítrio/vontade – o propósito da ação
Motivo – o porquê da ação
Egoísmo psicológico – Todas as acções humanas se explicam por um único motivo fundamental – o interesse pessoal, quer dizer


Relacionados

  • açao humana

    1827 palavras | 8 páginas

    A rede conceptual da ação Um dos temas de que a filosofia se ocupa e que implica a intervenção de várias disciplinas filosóficas e não filosóficas é a ação humana. •Estudamos; •Utilizamos o computador; Parece não ser um tema muito problemático, porque vivemos a experiência do agir no dia a dia. •Preparamos o lanche; •Arrumamos a casa; •Telefonamos a um amigo. A rede conceptual da ação Apesar de normalmente não nos questionarmos sobre estas ações simples, existem outras….

  • açao humana

    1790 palavras | 8 páginas

    Caracterização da ação humana Direta ou indiretamente, quase todas as questões de que a Filosofia se ocupa têm a ver com o ser humano e com a forma como ele atribui sentido à vida e a tudo o que o rodeia. Todos reconhecemos que o animal racional se evidencia como um ser dotado de uma inteligência específica que lhe permite, de certa forma, ultrapassar algumas das barreiras que a natureza lhe impõe. Por isso, afirmamos que o ser humano é um ser dotado de complexidade; como diz Edgar Morin, o homem….

  • ação humana

    1452 palavras | 6 páginas

    FILOSOFIA – “Ação Humana” O que é uma ação humana? Muitas das coisas que acontecem no mundo não podem ser consideradas ações humanas, porque acontecem sem que o Homem interfira, ou seja, o Homem não é a sua causa (ex.: terramotos, erupções vulcânicas…). Neste caso, o ser humano não é o agente (aquele que pratica a ação), mas o agido (aquele que sofre a ação). No entanto, quando face a diversos acontecimentos o ser humano pode fazer uma série de coisas (ex.: ajudar as vítimas de um terramoto)….

  • A açao humana

    1968 palavras | 8 páginas

    Pensar Azul Texto Editores ppt adaptado II A Acção Humana e os Valores 1.1 A rede conceptual da acção SUMÁRIO Situação-Problema Análise da Situação-Problema Caracterização do conceito de acção A complexidade do agir Rede conceptual da ação /esquema Pensar Azul Texto Editores Problema Qual a especificidade da acção humana? Situação-Problema >>> Pensar Azul Texto Editores O caso dramático das térmitas As formigas‑brancas constroem formigueiros com vários metros….

  • Ação humana

    869 palavras | 4 páginas

    nossa vontade livre não parece ter lugar no mundo dos fenómenos, que se rege por uma lógica própria – a das leis da Natureza. A esta forma de resolver o problema chamamos determinismo. 2- Por outro lado, parece evidente a inegabilidade da liberdade humana, uma vez que é comum a todos os seres humanos a experiência constante de poder escolher fazer isto ou aquilo, optar por este ou aquele caminho, decidir agir ou não, consoante as circunstâncias particulares de cada um Determinismo O determinismo….

  • ação humana

    1981 palavras | 8 páginas

    Ação humana Conhecimento Dimensões essenciais do Homem Ação O homem não têm instinto, tem impulsos, os animais têm instintos  Impulso – O que permite detetar problemas ou necessidades e faz com que o indivíduo atue, no sentido de encontrar soluções, de satisfazer necessidades vitais. -inesperado, involuntário, corresponde a uma necessidade que requer ser satisfeita  Instinto – Conjunto de atividades com as quais os indivíduos solucionam problemas (alimentação por exemplo) de….

  • açao humana

    844 palavras | 4 páginas

    A Acção Humana O termo ação é complexo e importa esclarecer qual o seu significado. Um dos problemas que podemos colocar relaciona-se com o facto de saber se tudo aquilo que fazemos pode ser chamada de ação. A resposta a este problema é que nem tudo o que fazemos é uma ação humana. Dormir, respirar, suar, sonhar, etc., não constitui uma ação porque é algo feito de modo involuntário e inconsciente. Ou seja, a acção humana implica a vontade e a consciência e só devemos chamar ação àquilo que….

  • A Ação Humana

    643 palavras | 3 páginas

    A Ação Humana Rede conceptual da ação Ação  É a produção de um efeito.  Uma força ou capacidade para realizar a algo.  Algo que é modificado ou transformado. Toda a ação pressupõe um agente. Acontecimento É, em princípio, algo que ocorre num determinado tempo e lugar, que é suscetível de afetar o sujeito mas que não depende da sua vontade. Assim muitas das coisas que acontecem não podem ser consideradas ações humanas pois o homem não é a causa de tais acontecimentos.….

  • ação humana

    1452 palavras | 6 páginas

    FILOSOFIA – “Ação Humana” O que é uma ação humana? Muitas das coisas que acontecem no mundo não podem ser consideradas ações humanas, porque acontecem sem que o Homem interfira, ou seja, o Homem não é a sua causa (ex.: terramotos, erupções vulcânicas…). Neste caso, o ser humano não é o agente (aquele que pratica a ação), mas o agido (aquele que sofre a ação). No entanto, quando face a diversos acontecimentos o ser humano pode fazer uma série de coisas (ex.: ajudar as vítimas de um terramoto)….

  • Ação humana

    2074 palavras | 9 páginas

    III - A AÇÃO HUMANA • O que é uma ação humana? É uma interferência consciente e voluntária de um agente (aquele que age) no normal decurso das coisas, as quais que sem essa interferência teriam seguido um caminho diferente. Toda a ação humana implica uma escolha que se orienta por valores: éticos, estéticos, económicos, políticos, sociais, religiosos. Ex: na compra de umas calças estão em jogo valores económicos (preço), estéticos (beleza) e sociais (moda). • Tipos de atos: VOLUNTÁRIOS….

Outros Trabalhos Populares

O que é uma ação involuntária exemplos?

Involuntário, parte do princípio de que seja algo que não e tem controle, uma ação automática, contra a sua vontade, algo que não se deseja, como por exemplo, tossir, espirrar, adoecer.

O que é uma ação voluntária e involuntária?

A ação pode ser voluntária ou involuntária; sua diferenciação radica no princípio do movimento ser interno ou externo ao agente, as voluntárias são aquelas que se seguem da escolha, aquelas as quais o princípio do movimento é interior no agente; enquanto as involuntárias são as que derivam da força ou ignorância.

O que significa causa involuntária?

Que ocorre sem influência da vontade; involuntário ou espontâneo: comportamento involuntário; erro involuntário. Que se encontra por obrigação numa determinada circunstância; forçado.

Qual é a diferença entre uma ação voluntária é uma ação involuntária de exemplos?

Ação voluntária = é uma ação que a pessoa faz as coisas querendo sem dinheiro nenhum,e vai fazer sem precisar ninguém tá mandando você vai lá e faz. Ex: Ajudar as pessoas em uma associação,participar de ações sociais. Ação involuntária = é quando uma pessoa faz as coisas sem vontade , sem querer ir sendo obrigado. .