O que dizer para os alunos no último dia de aula?

Após um ano intenso, cheio de mudanças e recomeços, encerramos mais um ciclo e mais uma confraternização de final de ano chega! Com o fim do ano letivo, as confraternizações escolares passam a ser o assunto da vez. Afinal, após um ano inteiro de estudos, crescimento e aprendizado, o que os alunos, colaboradores e professores mais querem é ter um momento de celebração com seus colegas e familiares.

As dinâmicas de final de ano, geralmente feitas em novembro ou no início de dezembro, são atividades nas quais os alunos, pais e professores podem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e conquistaram ao longo do ano. Por isso, esses rituais são tão importantes, pois reforçam o senso de renovação, coletivismo e amizade. E nada melhor do que algumas dicas simples e divertidas para fechar as atividades anuais com chave de ouro.

Quer algumas ideias para preparar uma boa confraternização de final de ano?

Continue a leitura!

Veja a seguir as dinâmicas e brincadeiras que você pode organizar no dia da confraternização!

1. O bom e velho amigo secreto na confraternização

O jogo começa com o sorteio dos nomes dos participante. Cada estudante tira um papel com o nome de um colega, que será o seu amigo secreto. O grande desafio é guardar segredo sobre o sorteado, é claro!

No dia da confraternização, os alunos vão fazer a troca dos presentes. Cada um vai falar dicas, qualidades e a personalidade do colega que tirou e os participantes vão tentar adivinhar quem foi o sorteado. Assim, a troca de presentes acontece e a brincadeira continua.

2. Bingo de utilidades

Peça que, no dia da confraternização, cada um leve um brinde, com um valor máximo estipulado. Alguns exemplos de brindes são: agendas, porta-retratos, canecas comemorativas, pacotes de bala ou bombons. Então, compre cartelas de bingo e distribua para os participantes, que devem usar feijão ou milho para marcar os números sorteados.

Todos se divertem e ganham alguma coisa!

3. Amigo da onça

Nessa dinâmica, todos ganham presentes, mas cada um decide se fica com o item que escolheu ou se troca com o de outra pessoa.

Ao chegar na sala de aula, todos depositam seu presente em uma mesa central, sem qualquer identificação. Então, cada aluno escolhe um pacote e tenta descobrir o que tem nele, podendo manter ou trocar o item. Porém, há uma regra limitadora: cada item só pode ser trocado três vezes!

No início, a brincadeira é bem simples, mas à medida que mais presentes são abertos, mais animada ela vai ficando. No final, o que a torna tão engraçada são os presentes mais disputados, aqueles que passam de mão em mão.

Todos participam e se divertem. No entanto, vale explicar que, provavelmente, o presente escolhido poderá ser “trocado” no decorrer da brincadeira. Converse com os estudantes e peça a eles que caprichem no embrulho para “disfarçar” bem o objeto, pois será mais divertido ver a cara de surpresa dos colegas.

4. Caixinha de surpresas na festa de confraternização

O professor deve preparar uma caixinha com tarefas engraçadas — como imitar um gato, pular como um sapo, imitar um macaco ou pular numa perna só — e, depois, sentar-se em uma roda com os estudantes.

A caixinha vai circular de mão em mão até que o professor dê um sinal para parar. Quem estiver com ela nesse momento, deve tirar uma tarefa e executá-la. A brincadeira continua até que todas as atividades sejam feitas.

5. Autógrafo

Faça uma lista de comandos e descrições e distribua aos participantes da brincadeira. Assim, cada um tem que encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine seu nome no papel. Dê o tempo de uma música para os alunos executarem cada desafio.

Exemplos de comandos são:

  • encontre alguém que mora em um apartamento;
  • ache alguém que tem um animal de estimação;
  • quem tem nome composto;
  • encontre alguém que já tenha (ou nunca tenha) se mudado.

Lembrando que o participante não pode pegar o próprio autógrafo!

6. Teatro e encenação de histórias

Como projeto de confraternização de final de ano, que tal propor um concurso de histórias e finalizar o desafio com uma encenação? Essa dinâmica tem duas partes bem distintas e, por isso, é preciso organizar o tempo de execução.

A primeira parte diz respeito à elaboração do enredo, e pode ser feita em grupos ou individualmente. Os alunos e professores elegem um enredo campeão e, como prêmio, a história é encenada por todos os colegas. Essa encenação pode ser feita na confraternização de fim de ano da escola, na presença dos pais e professores. Mesmo que nem todos interpretem personagens, todos devem ajudar a montar o espetáculo.

7. Mímica

Uma atividade divertida, que exige coordenação e criatividade, é a mímica. Os professores podem fazer essa dinâmica com a turma usando como base o que foi aprendido durante o ano letivo, por exemplo.

Você pode dividir as palavras em categorias, como pessoas e personagens, animais e plantas, lugares e ações. Essa atividade deve ser feita em grupo e quem faz a mímica não pode falar. Ganha pontos quem acertar o que está sendo representado e quem está encenando também.

8. Exposição de arte na confraternização

Sabe as famosas feiras de ciências que vemos nos filmes? Então, você pode organizar algo parecido na sua escola no final do ano, mas envolvendo obras de arte criadas pelos alunos.

Essa atividade deve ser planejada com o professor da disciplina de Artes, mas também pode assumir um tom multidisciplinar e envolver outras matérias e conceitos. Porém, cuide para que todas as criações tenham um viés artístico.

Prepare um local para expor os trabalhos dos alunos e incentive-os a apresentá-los aos pais no dia da confraternização.

9. Árvore do crescimento

Essa dinâmica é bem simples e pode ser feita em qualquer sala de aula, desde que tenha uma árvore de Natal. Como na caixinha de surpresas, os alunos se reúnem em uma roda e passam entre si um objeto decorativo, como estrelas, bolas, sinos e Papais-Noéis em miniatura.

Ao sinal, quem estiver segurando o objeto revela um evento marcante que aconteceu ao longo do ano e um aprendizado novo e, depois, se levanta para pendurar o item na árvore.

10. Parceiros de leitura

Além de ser uma ótima forma de encerrar o ano letivo, também incentiva a leitura de um livro durante as férias. Pela complexidade, costuma funcionar melhor com crianças acima de 12 anos.

Em primeiro lugar, o professor deve pedir que cada aluno leve o seu livro favorito no último dia de aula. Em sala, ele deve escrever o nome de cada aluno em um papel, abaixo da seguinte frase: “Seu parceiro de leitura este ano é…” e sortear. Cada aluno deve emprestar seu livro pelo período das férias ao parceiro sorteado. Esses livros serão devolvidos no próximo ano e os dois poderão trocar ideias sobre a leitura.

11. Balão da motivação na festa de confraternização

É uma opção para ser feita com todos os alunos da escola na festa de final de ano ou com cada turma separadamente. Basta você pedir para que cada aluno escreva uma mensagem motivadora em um pedaço pequeno de papel e o inserir em um balão, enchendo ele depois.

Ao sinal, todos devem jogar os balões para cima. Assim, quando os balões descerem, cada estudante vai receber votos diferentes e criativos!

12. Cartões personalizados

Essa atividade deve ser feita apenas com crianças da pré-escola que ainda não foram alfabetizadas. Como última tarefa, peça para que cada uma leve de casa um recorte pequeno de revista. Pode ser um animal, um objeto pessoal, um fenômeno natural… Enfim, o que mais despertar a sua imaginação.

Na sala de aula, o professor vai entregar aos alunos uma folha sulfite dobrada ao meio, no formato de cartão. Os alunos, então, devem colar o recorte na parte interna do cartão e completar o desenho, inserindo alguma coisa com o tema natalino. O cartão pode ser dado aos pais no dia da confraternização!

13. Vídeo da retrospectiva 

Esse é um projeto muito interessante, especialmente para escolas que têm o costume de fazer diversos eventos ao longo do ano. Em primeiro lugar, peça para cada turma reunir fotos e memórias de viagens, gincanas e momentos marcantes e criar um vídeo de, no máximo, cinco minutos.

Além disso, também é uma boa oportunidade para estimular o desenvolvimento de novas habilidades, como a edição de vídeos em programas gratuitos, como o Story Remix, do Windows.

No final, fica sob responsabilidade da escola unir todos os vídeos em um único arquivo e adicionar as músicas selecionadas pelas turmas como trilha sonora.

14. Recital na confraternização de fim de ano

Quando chega o final do ano, muitas escolas organizam apresentações de danças ou encenações com temas natalinos. Mas você pode ir além e celebrar o interesse e o conhecimento que algumas crianças e jovens têm sobre música.

O recital, por exemplo, é uma iniciativa de médio a longo prazo, que pode ser organizada ao longo do segundo semestre. Se você tiver um professor especialista em música na equipe, melhor ainda. Ou também pode contratar um para ajudar a montar o evento.

Lembre-se de que o recital deve ser estar aberto a alunos de todas as idades. Assim, vai encorajar e estimular a interação entre estudantes de diferentes turmas.

15. Placar da autoestima

Para finalizar, a escola pode encomendar um painel branco com uma abertura oval, na qual seja possível encaixar um rosto. O painel deve ser feito ou forrado com um papel onde os alunos possam escrever.

Esse quadro deve ficar no centro da escola durante a última semana de aula para que os alunos escrevam elogios e qualidades que percebem em si mesmos e nos colegas. No dia da confraternização, o painel pode ficar na entrada do local para que os alunos tirem fotos nele.

O segredo das confraternizações de final de ano

A gente sabe que, para os colaboradores da escola, esse período costuma ser bem desafiador. São muitas atividades desenvolvidas ao mesmo tempo. Isso sem falar na pressão das avaliações finais e exames como o vestibular e o Enem, que é sentida tanto pelo corpo discente quanto pelo docente.

Por isso, demos ideias de atividades e dinâmicas simples, simbólicas e construtivas para todos. Afinal, o segredo de uma boa confraternização de final de ano é celebrar coletivamente as conquistas pessoais e alimentar o sentimento de que mais um ciclo foi concluído com sucesso. E o ano que vem? Começa tudo de novo!

Nossas dicas foram úteis para você? Então, aproveite para nos acompanhar nas redes sociais e ficar por dentro de outros conteúdos!

O que falar para os alunos no último dia de aula?

Adeus, alunos! Meus alunos são os melhores. Sentirei falta de vocês e me coloco a disposição para tudo o que precisarem! Acredito que sou um bom professor porque sempre prendi a atenção de vocês nas minhas aulas.

Como se despedir de seus alunos?

Desejo muita sorte e sucesso para vocês! Meus alunos são os melhores, por isso, essa despedida dói tanto. Tenham muito sucesso, usem o que aprenderam para vencer e façam o melhor a cada dia! Adeus, meus queridos alunos!

O que falar no encerramento do ano letivo?

Agradecemos a Deus pelos “presentes” recebidos nesse ano letivo, pois cada aluno, em particular, marcou nossa escola de maneira única e especial. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.

O que fazer no último dia de aulas?

Veja a seguir as dinâmicas e brincadeiras que você pode organizar no dia da confraternização!.
O bom e velho amigo secreto na confraternização. ... .
Bingo de utilidades. ... .
Amigo da onça. ... .
Caixinha de surpresas na festa de confraternização. ... .
Autógrafo. ... .
Teatro e encenação de histórias. ... .
Mímica. ... .
Exposição de arte na confraternização..