O que dá a cor das flores?

7 minutos para ler

É praticamente automático procurar associar as cores das flores e seus significados quando queremos presentear alguém especial dessa maneira. Afinal, muito mais do que um gesto delicado, as flores também têm o poder de traduzir sentimentos e despertar intenções por trás dos seus simbolismos.

Já que são muitas espécies e cores disponíveis, é bem melhor contar com um guia para saber exatamente qual o significado de cada flor e tonalidade. Então confira a seguir o que cada tom vai revelar sobre o presente que você escolher. Boa leitura!

Se as dúvidas surgem na hora de comprar um presente ou até mesmo um novo arranjo de flor para a casa, é bom seguir algum parâmetro. Para facilitar, abaixo, você vai entender o simbolismo que há nas tonalidades das flores e também terá dicas de quais espécies escolher. Confira!

Flores brancas

Não há nada mais clássico do que uma flor branca. Entre os vários tipos de lírios, tulipas, orquídeas, copos-de-leite e rosas, as pétalas nessa tonalidade trazem um forte significado de paz e pureza, além de inocência, lealdade, fé, espiritualidade e perdão. Se esses são os sentimentos que você quer transmitir, aposte sem medo de errar.

O que dá a cor das flores?

Flores vermelhas

Outra cor bastante tradicional é o vermelho. Como não se apaixonar por um belo buquê de rosas avermelhadas, não é verdade? E a ideia é essa: mexer com os sentimentos de amor, atração, sensualidade, paixão e fidelidade. No entanto, você também pode fugir do clichê e presentear com outras espécies, como as gérberas, as tulipas e os crisântemos.

O que dá a cor das flores?

Flores azuis

Diferentes? Sim. Mas totalmente envolventes, assim como as flores mais clássicas! As espécies que apresentam uma cor azulada, como a violeta, a hortênsia e a íris, são ótimas para transmitir uma ideia de tranquilidade, confiança, amizade, harmonia e fidelidade. Além disso, se a pessoa gosta de azul, também vale o agrado por esse simples detalhe.

Flores amarelas

Com a energia viva do sol e do verão, as flores amarelas também são sinônimos de alegria e felicidade. Contudo, além de a psicologia das cores assimilar o amarelo como o tom que estimula a memória e a inteligência, alguns simbolismos ainda envolvem a cor com o sucesso, a satisfação, a amizade e bons fluidos para um ambiente. Aposte, portanto, em girassóis, margaridas, rosas amarelas, tulipas, lírios, crisântemos e gladíolos.

O que dá a cor das flores?

Flores roxas

As flores que variam do roxo ao violeta são lindíssimas. Todavia, nem sempre remetem a coisas boas. Por isso, é bom tomar cuidado com o presente, que pode ser ofertado com um belo cartão trazendo uma mensagem querida —, assim, você não corre riscos de duplos sentidos ou interpretações erradas a respeito do gesto. Isso porque, apesar de expressar dignidade, nobreza e mistério, a flor roxa também lembra agressão e violência. Nessa paleta, as espécies mais pedidas são as violetas, orquídeas, as hortênsias e o amor-perfeito.

Flores verdes

Há quem goste de ganhar outras plantas, com mais folhagens do que flores. E não é por falta de pétalas coloridas e perfumadas que essas espécies não carregam fortes significados! As tonalidades verdes têm um poder muito especial, já que simbolizam sorte, prosperidade, crescimento, esperança, fertilidade e, é claro, fortuna. Para dar um ar mais natural ao presente e aos ambientes, é válido investir em antúrios, heras, fícus e peperômias. 

Flores laranjas

Para transmitir a quem gosta que você sente muito orgulho por essa pessoa, é recomendado presentear com flores laranjas.

Como a cor tem relação com contentamento e festividade, é uma forma perfeita de comemorar algum acontecimento importante e demonstrar toda a sua alegria e satisfação pelo evento.

O que quase ninguém sabe é que também é uma boa recomendação para reuniões de negócios e festas de escritório. Para isso, dê orquídeas, gérberas, lírios holandeses e tulipas. 

Flores rosas

Delicadas e românticas, as flores rosas já se tornaram protagonistas em várias ocasiões, principalmente em aniversários e casamentos. Não é para menos, simbolizam juventude e beleza, além de amor. Para variar da rosa tradicional, entretanto, também é possível oferecer um arranjo ou buquê de lírios nessa tonalidade, bem como orquídeas, cravos, boca-de-leão ou gladíolos.

Combinação de cores

Nem sempre queremos expressar apenas um sentimento ao presentar alguém que amamos. Às vezes, também desejamos decorar os nossos ambientes de forma mais alegre, combinando cores, texturas e formatos. Em ambas as situações, convém mesclar tonalidades a fim de obter um resultado especial, tanto na representação dos significados quanto na harmonia da decoração.

Então, se a ideia é trazer cores diferentes para um arranjo, presente ou buquê, é interessante apostar em flores multicoloridas ou, até mesmo, fazer conjuntos com espécies que dialogam entre si. Alguns exemplos de combinações são:

  • flores vermelhas e amarelas: juntas, transmitem energia positiva e felicidade;
O que dá a cor das flores?
  • combinações de tons claros: principalmente as cores pastéis são ótimas opções para representar amizade e solidariedade, além de estarem na moda;
O que dá a cor das flores?
  • flores vermelhas e brancas: um ótimo mix de cor indicado para simbolizar união e harmonia;
O que dá a cor das flores?
  • diferentes tonalidades de rosa e vermelho: a junção dessas cores fortifica ainda mais a mensagem de amor e felicidade;
  • flores brancas e azuis: boa combinação para reforçar uma mensagem de boa sorte, paz e tranquilidade;
  • flores vermelhas e marsalas: forte tendência, o vinho conhecido como marsala enfatiza a sofisticação, a nobreza e a elegância. Quando combinado com o vermelho, representa poder, além de romance e paixão;
  • flores azuis e roxas: para variar a decoração, fazer buquês diferentes e presentear, essa composição desperta calmaria e mistério, além de serem ótimas para causar sensação de intimismo, já que são cores frias;
  • folhagens verdes e flores brancas: para quem quer adotar a tendência da folhagem natural, também é interessante mesclar a planta verde com uma flor branca, ótima para ideias também minimalistas.

Quando sabemos identificar o sentido e harmonizar as tonalidades das cores das flores e seus significados, percebemos o quanto é simples expressar nossas intenções, tanto na decoração de um ambiente quanto no ato de presentar uma pessoa querida. Pode parecer apenas um detalhe, mas desde a antiguidade o significado das flores é um aspecto importantíssimo na hora de escolher uma espécie para determinada ocasião ou indivíduo. 

A verdade é que depois de descobrirmos a relação das cores das flores e seus significados, a escolha das plantas e das tonalidades certas se torna muito mais prática. Logo, as chances de acertar no presente são enormes e, com certeza, quem recebê-lo se sentirá muito agradecido e feliz! Além do mais, não há ambiente decorado com plantas que não se torne mais vivo e vibrante, seja qual for a paleta escolhida. 

E se você quer ir além, aposte no simbolismo das cores das flores para deixar sua casa mais linda acesse www.floriculturabh.com.br ou Instagram: @floriculturabh

O que dá cor nas flores?

Assim como os seres humanos, as flores herdam sua aparência pelos genes. Pigmentos nascem nessas plantas, produzindo uma gama de cores através do espectro. O mesmo químico, carotenóide, que produz o pigmento em tomates e cenouras também produz as cores amarelo, vermelho, laranja em certas flores.

Como as flores mudam de cor?

Explicação: Explicação: Isto acontece porque o caule da flor absorve a água que está no copo. A água irriga toda a planta até atingir as pétalas. Como a água está carregada de pigmentos coloridos, esses pigmentos migram com a água até ficarem depositados nas pétalas, deixando-as coloridas.

O que dá a cor as plantas?

Em contacto com a luz, as plantas iniciam a produção de um pigmento, a clorofila que às plantas o aspecto verde característico. A clorofila é o pigmento responsável pela absorção da luz.

Quais são as substâncias responsáveis pelas cores?

Os principais pigmentos presentes nos alimentos são os carotenoides (conferem cor vermelho-alaranjada), as antocianinas (conferem cor arroxeada), a clorofila (confere cor verde) e as antoxantinas (conferem cor branca ou amarela).