O hip hop e uma cultura popular de expressões sociais artísticas e política

O Hip Hop é uma expressão social, artística e política. É composto por quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e o DJ, esses dois últimos constituem o Rap. É uma cultura de revolução, atitude, protesto, valores, crenças e o jeito de ser e se expressar de um grupo de pessoas, que são marcadas pela realidade das periferias urbanas e reivindicam melhorias de vida. Vamos conhecer melhor sobre essa cultura popular?

Atividade 1 

Vamos conhecer um pouco mais da cultura do Hip Hop, acessando o link abaixo e assistindo o vídeo “A origem do Hip Hop”.

A Origem: HIP-HOP
Canal: Resumo Curioso
Fonte: //www.youtube.com/watch?v=u5zA9ViE0us

Atividade 2

A dança é arte. Existem dois termos importantes na arte que são a fruição e a performance. 

Para entender mais sobre a arte e o Hip Hop as definições dos termos abaixo e as escreva em seu caderno: 

  • Fruição e performance 
  • Hip hop, Break, DJ, Grafite, MC e Rap

Atividade 3

Após encontrar o significado de fruição e performance, acesse o link abaixo e assista a performance do Bboy Neguim no Hip Hop. Assista à apresentação como exercício de fruição e percepção da arte por ela mesma, a arte fazendo sentido para você, despertando emoções e sentimentos.

Bboy Neguin / Brazil-Tsunami All Stars-Red Bull BC One All Stars / Trailer
Canal: B-TUBE
Fonte: //www.youtube.com/watch?v=ennxchW3rds

Faça esse exercício constantemente com outras modalidades artísticas para conhecer, perceber, sentir e se apropriar da arte.  

Atividade 4

Imagine agora que você é o MC em uma apresentação de Hip Hop. O que você diria ao público? Qual seria sua mensagem?

Crie a letra de um Rap. Para isso, siga os passos:

  • Escolha primeiro um tema e use as palavras que você quiser. 
  • Monte frases com as palavras elaborando um sentido dentro do tema. 
  • Cada linha pode ser uma frase sobre o tema. 

Se preferir, escreva uma redação ou uma carta endereçada a alguém sobre o assunto que você escolheu. Tente depois pronunciar as frases mantendo um ritmo. Coloque uma música instrumental de Hip Hop pra dar um clima. Talvez você se descubra como artista. Vamos lá?

Componentes Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Arte-dança (EAJAAR0629) Identificar e estabelecer relações entre a dança em seus diferentes contextos com outras manifestações artísticas, ressaltando a produção local de grupos, instituições de ensino formais/informais e eventos culturais regionais.

'O hip hop é muito mais que música e dança. Ele busca conscientizar, educar, humanizar, promover, instruir e divertir, além de reivindicar direitos e o respeito nas relações sociais', esse foi o tom dado por Big Richard, sociólogo e professor da Universidade Católica de Brasília, ao refletir sobre a influência do hip hop na formação cultural e social no Brasil.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Publicado 03/02/2014 16:53

Big Richard, que também é membro da Nação Hip Hop Brasil, também falou dos trabalhos realizados na Comissão de Cultura no Congresso Nacional, que pretende debater o Projeto de Lei do ex-deputado Maurício Rands (PT-PE), que declara o movimento Hip Hop manifestação de cultura popular. "O Hip Hop é expressão da cultura popular e como tal deve ser reconhecido", diz pesquisador

Segundo ele, se antes o hip hop era considerado, de forma preconceituosa, um “movimento de periferia”, hoje tomou as ruas, as mais diversas classes sociais, as praças e as escolas. O pesquisador afirma que através de seus eventos, o movimento hip hop promove ações de inclusão social nas mais diversas áreas (educação, cultura, saúde, direitos humanos, etc).

"O debate que estamos travando em Brasília se converte em uma ótima oportunidade de não só discutir o hip hop, mas também todas as manifestações da cultura popular que nutrem esse grande caldeirão cultural brasileira. O hip hop faz parte disso", acentua Big Richard. Segundo ele, "no momento em que o Estado brasileiro reconhecer o hip hop enquanto expressão da cultura popular, ele estará reconhecendo toda a juventude que produz essa expressão".

Ao debater o preoconceito e a criminalização sofrida pelo movimento Hip Hop, Big Ricard destacou que isso faz parte da dialética em que estamos inseridos. "Quando uma cultura oriunda das massas da população e com o recorte racial que existe no hip hop, ela vai etr naturalmente  ter dentro de uma sociedade burguesa, um certo preconceito e resistência daqueles que controlam os meios e a produção da sociedade", pontuou o pesquisador.

Pelas lentes de Clécio Almeida, conheça um pouco dessa arte revolucionária:



Ouça a íntegra da entrevista na Rádio Vermelho:

Contéudo Relacionado

Especiais, Rádio Vermelho publicado em 06/02/2014

"O Hip Hop é luta", afirma apresentador da TV Brasil

"Termos a sinalização que parlamentares apoiam o projeto de lei que reconhece o Hip Hop como manifestação da cultura popular brasileira, só revela o amadurecimento do movimento em dialogar com o poder público. Esse passo só reforça a força do Hip Hop enquanto política pública", externou Anderson Passos, o Hot Black, apresentador do programa Estação Periferia da TV Brasil,em entrevista à Rádio Vermelho.

Joanne Mota da Rádio Vermelho em São Paulo

Especiais, Rádio Vermelho publicado em 07/02/2014

"O Hip Hop é um instrumento pacífico e de transformação social"

"O Hip Hop é um instrumento pacífico de transformação social", declarou à Rádio Vermelho Márcio Santos, o Chuck, assessor para o Hip Hop da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ao participar, junto com o estudante da Columbia University School of Social Work e pesquisador da Hip-Hop International Researcher, Moisés LittheMan Lopez, de debate que compõe o espacial 'Hip Hop no Brasil da Rádio Vermelho.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Bá Kimbuta: É Convulsão!

O vocalista e compositor Bá Kimbuta toma posição na briga, articula-se e mergulha de corpo e alma no movimento hip hop. Confira o clip oficial Convulsão.

Que tipo de cultura e a cultura hip hop?

Hip Hop é uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. Dos Estados Unidos, a cultura hip hop se espalhou pelo mundo.

Qual a relação entre o hip hop e a política?

No hip-hop, a militância político-social tem como um de seus focos a ênfase no sentimento de pertença à periferia, ao território de exclusão, de violência e de marginalização juvenil, atribuindo-se a responsabili- dade por este quadro à sociedade civil e ao Estado.

Quais são as expressões artísticas usadas no hip hop?

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas,a instrumentação dos DJs, a dança do breakdance e a pintura do grafite.

O que é a cultura hip hop?

O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break). O rap, sigla derivada de "rhythm and poetry" (ritmo e poesia), é a música do Movimento e constitui o seu elemento de maior destaque.

Toplist

Última postagem

Tag